Android é um sistema operacional móvel (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário (GUI) baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como Smartphones e Tablets;
- com interfaces específicas para TV (Android TV),
- carros (Android Auto) e
- relógios de pulso (Android Wear).
O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores (PCs) e outros dispositivos eletrônicos.
O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de SO móveis. Dispositivos com o sistema Android vendem mais que eletrônicos com;
- Android vs iO.S - whats most popular mobile operating
Confira:
O hardware dos smartphones está cada vez mais potente e o número de opções de aparelhos no mercado não para de crescer. Entretanto, não são todos os usuários que estão preocupados com a potência máxima de um celular. Muitos adquirem um smartphone apenas para utilizar aplicativos básicos para comunicação no dia a dia.
Para esse público, qual é o sistema operacional mobile mais indicado? Android, iOS ou Windows Phone? Será que há muita diferença entre eles?
No entanto, antes de definir qual será o sistema operacional do seu próximo aparelho,
recomenda-se que você visite as lojas de aplicativos
- Android (Google play)
- iOS (Apple store)
- Windows Phone (Windows Phone store)
Nessas horas, a quantidade de aplicativos é o que menos importa. O ideal é que a loja possua aqueles serviços que vão atender as suas necessidades no dia a dia.
Em julho de 2013 a loja de aplicativos Google Play possuía mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis, sendo estes baixados mais de 50 bilhões de vezes. Uma pesquisa com desenvolvedores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos desenvolvedores para sistemas móveis desenvolviam para o Android.
Na conferência anual Google I/O de 2014, a companhia revelou que existem mais de 1 bilhão de usuários Android ativos por mês. Em junho de 2013 este número era de 538 milhões. O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licenças de código aberto, apesar da maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado. Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android Inc., a qual o Google dava suporte financeiramente. Foi comprada pela mesma em 2005 e revelado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance—consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a indústria de dispositivos móveis.
O Android é muito popular entre empresas de tecnologia que buscam um software pronto, de baixo custo e customizável para dispositivos de alta tecnologia. A natureza do software de código aberto do sistema operacional tem
encorajado uma grande comunidade de desenvolvedores e entusiastas a
colocar uma fundação para o desenvolvimento de projetos feitos pela própria comunidade que adicionam recursos para usuários mais avançados, ou trazem o Android para dispositivos que inicialmente não foram
lançados com a plataforma. O sucesso do O.S Android fez dele um alvo para
disputas de patente na chamada "guerra de smartphones" entre empresas de
tecnologia.
O que é Android?
Serão apresentados detalhes do sistema
operacional Android com um olhar do usuário de smartphones e tablets:
sistema operacional para smartphone e tablet, vantagens e desvantagens
em usar um equipamento com Android, os equipamentos do mercado atual com
Android, e algumas curiosidades.
Ao tirar uma foto no smartphone e postar em alguma rede social, não há necessidade de saber como isso é feito, simplesmente saber que tem condições de fazer isso com apenas alguns cliques. Isso e muito mais, graças a um sistema operacional.
E o Android é um sistema operacional para dispositivos móveis produzido pela Google, baseado em Linux.
Concorrentes do Android
O mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis já possuíam suas gigantes:
- iOS da Apple nos seus próprios equipamentos, como iPhone, iPad, iPod touch;
- BlackBerry O.S da BlackBerry nos seus próprios equipamentos, como Z10 e Q5;
- Windows Phone da Windows nos equipamentos, por exemplo, Nokia Lumia 920.
- Vantagem em utilizar Android
2) Integração com os serviços da Google, o usuário pode acessar suas contas do Gmail, Youtube, Google Maps entre outros.
O código desse sistema operacional é aberto, ou seja, há a liberdade de se criar aplicativos e aperfeiçoar suas usabilidades, e tais criações ficam disponíveis na Google Play. Além disso, cada fabricante tem autonomia para desenvolver sua interface. Assim, ao contrário de seus concorrentes, o Android é diferente para cada fabricante de determinada marca, que adiciona e altera conforme suas preferências.
A fragmentação do sistema Android, permitindo encontrar no mercado variações de equipamentos com suas aplicações, como TVs, dispositivos vestíveis (óculos, relógios) contribuindo para sua popularização.
- Desvantagens em utilizar Android
Curiosidades sobre Android (Nicknames das versões de Android)
Para cada versão, o Android recebe um nome composto por, além de suas especificações padronizadas, um nome inspirado em um doce. Segue a lista desses nomes com suas respectivas versões:
- Alpha (versão 1.0),
- Beta (versão 1.1),
- Cupcake (versão 1.5),
- Donut (versão 1.6),
- Eclair (versão 2.0),
- Froyo (versão 2.2),
- Gingerbread (versão 2.3),
- Honeycomb (versão 3.0),
- Ice Cream Sandwich (4.0),
- Jelly Bean (4.1),
- KitKat (4.4),
Ordenação das versões de Android
As versões seguem uma ordem alfabética: A(setembro de 2008), B(fevereiro de 2009), C(abril de 2009), D(setembro de 2009), E(outubro de 2009), F(maio de 2010), G(dezembro de 2010), H(fevereiro de 2011), I(outubro de 2011), J(julho de 2012), K(outubro de 2013), L(novembro de 2014).
Mercado Mundial
Um mercado cada vez mais competitivo onde quem mais tira proveito dessa concorrência somos nós, usuários que assistimos um avanço acelerado em inovação tecnológica, e um barateamento desses equipamentos, possibilitando qualidade para aparelhos de baixo custo.
Diante desse cenário, segundo análises do Instituto de Pesquisa Gartner, o Android se tornou o sistema operacional mais usado em tablets do mundo, foram vendidos 121 milhões de tablets com Android, representando 62% do mercado mundial, em 2013, com um crescimento de 127% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, cerca de 195 milhões de tablets foram vendidos no mundo, um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Marcas com Android
Fabricantes que lançam seus modelos com Android e alguns exemplos desses modelos:
- Samsung: Galaxy S5, Galaxy Note;
- Sony: Xperia Z, Xperia Tablet Z;
- Motorola: Moto X, Moto G, Moto E;
- Asus: Zenfone 5;
- LG: G3;
- Positivo Informática: Linha de Tablets.
Histórico
A Google anuncia em 2007 o lançamento de seu sistema operacional para dispositivos mobile, o Android. Originalmente desenvolvida pela Open Handset Alliance, sendo a primeira plataforma open source para desenvolvimento de aplicações móveis.
O cenário era desafiador, um sistema open source para concorrer em mercado de gigantes, críticas e mais críticas e todas as análises contrárias ao sistema. Analistas não poderiam estar mais errados, mais de 700 milhões de aplicativos em sua loja virtual, mais de 12 versões, o sistema operacional conta com mais de 1,5 de ativações diárias.
No Brasil, temos que em 2011 a venda de smartphones explodiu e então a proposta do sistema emplacou aqui e no resto do mundo. Hoje, a Google tem uma forte influência no mercado de tecnologia e inovações, determinando o caminho que as outras empresas de criação vão seguir.
Fonte:
Wikipedia
The guardian
Tecmundo
Tecnoblog
Ibtimes
fortune
Business insider
Mobiforge
Blog do Android
Fierce developer
Techspot
Arstechnica
Businessweek
Open handset alliance
Cnet
Tom's guide
Instituto de Pesquisa Gartner
Oficina da Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário