![]() |
Mega_Drive |
O Sega Genesis (Sega Genesis), conhecido como Mega Drive fora da América do Norte, é um console de videogame doméstico de quarta geração de 16 bits desenvolvido e vendido pela Sega. Foi o terceiro console da Sega (Sega Genesis)e o sucessor do Master System. A Sega o lançou em 1988 no Japão como Mega Drive e em 1989 na América do Norte como Genesis. Em 1990, foi distribuído como Mega Drive pela Virgin Mastertronic na Europa, Ozisoft na Australásia e Tectoy no Brasil. Na Coreia do Sul, foi distribuído pela Samsung Electronics como Super Gam*Boy e mais tarde como Super Aladdin Boy.
Projetado por uma equipe de P&D supervisionada por Hideki Sato e Masami Ishikawa, o Genesis foi adaptado da placa de arcade System 16 da Sega, centrada em um processador Motorola 68000 como CPU, um Zilog Z80 como controlador de som e um sistema de vídeo com suporte a sprites de hardware, tiles e rolagem. Ele reproduz uma biblioteca de mais de 900 jogos em cartuchos baseados em ROM. Vários complementos foram lançados, incluindo um Power Base Converter para reproduzir jogos do Master System. Ele foi lançado em várias versões diferentes, algumas criadas por terceiros. A Sega criou dois serviços de rede para dar suporte ao Genesis: Sega Meganet e Sega Channel.
No Japão, o Mega Drive teve um desempenho ruim contra seus dois principais concorrentes, o Super Famicom (Super Nintendo Entertainment System) da Nintendo e o PC Engine (TurboGrafx-16) da NEC, mas obteve um sucesso considerável na América do Norte, Brasil e Europa. Contribuindo para seu sucesso estava sua biblioteca de ports de jogos de arcade, a popularidade da série Sonic the Hedgehog da Sega, várias franquias esportivas populares e um marketing agressivo para jovens que o posicionou como o console legal para adolescentes. O lançamento norte-americano do Super Nintendo Entertainment System em 1991 desencadeou uma batalha feroz por participação de mercado nos Estados Unidos e na Europa, conhecida como "guerra dos consoles" (IGN apresenta a história da SEGAOs segredos do passado da SEGA são revelados). Isso chamou a atenção para a indústria de videogames, e o Genesis e vários de seus jogos atraíram escrutínio legal em questões envolvendo engenharia reversa e violência em videogames. A controvérsia em torno de jogos violentos como Night Trap e Mortal Kombat levou a Sega a criar o Videogame Rating Council (Conselho de Classificação de Videogames), um antecessor do Entertainment Software Rating Board.
30,75 milhões de unidades Sega Genesis originais foram vendidas em todo o mundo. Além
disso, a Tectoy vendeu cerca de 3 milhões de variantes licenciadas no
Brasil, a Majesco projetou que venderia 1,5 milhão de variantes
licenciadas do sistema nos Estados Unidos e números menores foram
vendidos pela Samsung na Coreia do Sul. Em meados da década de 2010,
relançamentos Genesis licenciados de terceiros ainda estavam sendo
vendidos pela AtGames na América do Norte e Europa. Muitos
jogos foram relançados em compilações ou em serviços online, como o
Nintendo Virtual Console, Xbox Live Arcade, PlayStation Network e Steam. O Genesis foi sucedido em 1994 pelo Sega Saturn.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário