Atari |
O Atari 2600 (Uma versão "wood veneer" de quatro interruptores do Atari 2600, datada de 1980-1982. Mostrado com joystick padrão) é um console de videogame doméstico (Consoles de jogos eletrônicos de segunda geração) descontinuado desenvolvido e produzido pela Atari, Inc. Lançado em setembro de 1977 como Atari Video Computer System (Atari VCS), ele popularizou o hardware baseado em microprocessador e jogos armazenados em cartuchos ROM trocáveis, um formato usado pela primeira vez com o Fairchild Channel F em 1976.
O VCS foi empacotado com dois controles de joystick, um par de controles de remo conjugados e um cartucho de jogo — inicialmente Combat e depois Pac-Man. A Sears vendeu o sistema como Tele-Games Video Arcade. A Atari renomeou o VCS como Atari 2600 em novembro de 1982 junto com o lançamento do Atari 5200.
A Atari teve sucesso na criação de videogames de arcade (Fliperama), mas seu custo de desenvolvimento e vida útil limitada levaram o CEO Nolan Bushnell a buscar um sistema doméstico programável. Os primeiros microprocessadores baratos da MOS Technology no final de 1975 tornaram isso viável. O console foi prototipado sob o codinome Stella pela subsidiária da Atari, Cyan Engineering. Sem financiamento para concluir o projeto, Bushnell vendeu a Atari para a Warner Communications em 1976.
O Atari VCS foi lançado em 1977 com nove jogos de baixa resolução em cartuchos de 2 KB. O primeiro aplicativo matador do sistema foi a conversão doméstica do jogo de arcade Space Invaders da Taito em 1980. O VCS se tornou amplamente bem-sucedido, levando à fundação da Activision e outros desenvolvedores de jogos de terceiros e à competição dos fabricantes de console Mattel e Coleco. Os jogos cresceram para usar quatro ou mais vezes o tamanho de armazenamento dos jogos de lançamento com visuais e jogabilidade significativamente mais avançados do que o sistema foi projetado, como o Pitfall! da Activision.
Em 1982, o Atari 2600 era o sistema de jogo dominante na América do Norte. No entanto, ele enfrentou a concorrência de outros consoles, como o Intellivision e o ColecoVision, e decisões ruins da gerência da Atari prejudicaram tanto o sistema quanto a reputação da empresa, mais notavelmente o lançamento de dois jogos muito aguardados para o 2600: uma versão do jogo de arcade Pac-Man e E.T. the Extra-Terrestrial. Pac-Man se tornou o jogo mais vendido do 2600, mas foi criticado por ser inferior à versão de arcade. E.T. foi levado às pressas para o mercado para a temporada de compras de fim de ano e foi criticado de forma semelhante e se tornou um fracasso comercial. Ambos os jogos, e uma abundância de shovelware de terceiros, foram fatores no fim da relevância da Atari no mercado de consoles, contribuindo para a quebra dos videogames em 1983 (Como a crise dos video games em 1983 afetou o mercado?).
A Warner vendeu a divisão doméstica da Atari para o ex-CEO da Commodore, Jack Tramiel, em 1984. Em 1986, a nova Atari Corporation sob Tramiel lançou uma versão de menor custo do 2600 e o Atari 7800 compatível com versões anteriores, mas foi a Nintendo que liderou a recuperação da indústria com o lançamento do Nintendo Entertainment System em 1985.
A produção do Atari 2600 terminou em 1º de janeiro de 1992, com uma estimativa de 30 milhões de unidades vendidas ao longo de sua vida útil.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário