Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



07/12/2014

Fones de ouvidos

Saúde

http://suaodontologia.com.br/saude/saude-auditiva-tome-cuidado-com-os-decibeis/


Audição
A audição (do latim auditione) é um dos cinco sentidos dos animais. É a capacidade de percepcionar o som. O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância, dependendo da sua intensidade (percepção da amplitude da onda sonora), ou nível de pressão sonora.

Funcionamento
As ondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, faz os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.

Perda da audição
Vários motivos podem explicar a perda da capacidade auditiva. Um deles, segundo estudo da Brigham and Women's Hospital, dos Estados Unidos, associa o consumo regular de aspirina, acetaminofen e anti-inflamatórios não esteroides ao aumento do risco de perda auditiva, especialmente nos homens com menos de 60 anos.

Causas de perda auditiva
Uma das maiores causas de perda auditiva é a velhice.

Todos nós perdemos nossa audição mais cedo ou mais tarde. A perda auditiva é uma consequência natural relacionada a idade. Nossa capacidade auditiva piora a partir dos 30 aos 40 anos e avança quando atingimos a faixa etária de 80 anos. Mais da metade das pessoas sofre de perda auditiva, apesar delas estarem fora das faixas etárias mencionadas anteriormente.

Uma outra causa comum da perda auditiva é a exposição a ruídos. Nós vivemos num mundo de ruídos, os quais são provocados no ambiente de trabalho, em exposições voluntárias, como de motor, música de rock, concertos, clubes noturnos, discotecas e som estério - com ou sem o uso de headphones. O aumento de barulho tem crescido consideravelmente com o surgimento e uso de aparelhos MP3, responsáveis por causar prejuízos à saude auditiva. Esses aparelhos têm a capacidade de transmitir alto nível de vibrações sonoras e os usuários desses instrumentos correm grande risco de se exporem a níveis excessivos de decibéis (dB).

A perda auditiva pode também ocorrer como resultado de enfermidade, infecção e uso de medicamentos inadequados. Pode ser hereditária ou ser resultado de um dano físico causado no ouvido ou na cabeça.

A perda auditiva pode ser do tipo condutivo ou sensorial. Algumas pessoas sofrem de ambos, os quais são conhecidos como perda auditiva mista.

Cuide da audição 
aprenda a usar os fones de ouvido corretamente

Para escolher um bom é preciso observar e comparar características básicas como potência, sensibilidade, impedância e frequência. Para aqueles que gostam do som alto, quanto mais potência, melhor. Nos fones de ouvido, a potência é medida em miliwatts; fones bons começam com potência de 50 miliwatts.  A sensibilidade de um fone de ouvido mede o volume máximo que o modelo pode alcançar. A sensibilidade é medida em decibéis de nível de pressão sonora por miliwatt; vale lembrar que acima dos 85 decibéis  (+85 dB), o som já está alto o bastante para causar danos à audição humana. Mas a maioria dos bons fones disponíveis no mercado já vão além disso...chegando até 120 decibéis.

A recomendação é que você não ultrapasse a metade do volume do aparelho que está tocando a música por um período contínuo de até duas horas. Agora para quem abusa do som alto por muito tempo nos fones de ouvido, saiba que as consequências podem ser desastrosas.







Fonte:
Wikipedia
Infoescola 
Corpo saun

Brigham and Womens
Hear-it
Protecão
Olhar digital
Sua Odontologia

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec