Turma da Mônica
Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos (Desde 1970, na forma de revista em quadrinhos, os personagens já foram publicados por editoras como:
- a Abril (Editora Abril - 1970 à 1986),
- a Globo (Editora Globo - 1987 à 2006) e
- Panini Comics (Panini Comics - 2007 até a atualidade),
somando quase 2.000 revistas já publicadas para cada personagem) e uma franquia de mídia (Franquias Ensina Mais Turma da Mônica elevam receita com licenciamento) produzida pela Maurício de Sousa Produções, criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa.
Foi originada em 1959 de tirinhas de jornal (jornaljoca.com.br), na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha (Álbum especial comemora os 50 anos do Bidu). A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual, com a criação de Mônica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a ser os protagonistas (Turma da Mônica).
Embora a maior parte das histórias gire em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do Bairro do Limoeiro (Maratona Junto com os migos do Limoeiro), o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como:
- Turma do Chico Bento (primeira edição da revista do Chico Bento publicada em 1987),
- Turma da Tina,
- Turma da Mata,
- Turma do Penadinho, entre outros.
Desde 1970, na forma de revista em quadrinhos, os personagens já foram publicados por editoras como a editora Abril (1970-1986), a editora Globo (1987-2006) e editora Panini Comics (2007 até a atualidade), somando quase 2.000 revistas já publicadas para cada personagem (Arquivoj. Além disso, também segue com publicação especial de tiras (As Tiras Clássicas da Turma da Mônica Vol. 1) no formato de bolso (L&PM lança Turma da Mônica em formato de bolso) pela própria Panini e pela L&PM
(Turma da Mônica chega às bancas pela Panini Comics)
(Livros de bolso trazem tiras de personagens da Turma da Mônica).
Em 2008, foi criado um spin-off (obra derivada) baseado no estilo dos quadrinhos japoneses (Mangá) intitulado Turma da Mônica Jovem, com os personagens já adolescentes. Em 2015, a linha passou por uma reformulação: a Panini reiniciou a numeração das revistas e passou a creditar autores em algumas histórias (algo que acontecia apenas em publicações especiais). Além disso, cada edição passou a trazer um QR Code que permite acesso a conteúdos exclusivos em plataformas virtuais (Revistas da Turma da Mônica passam a creditar autores do estúdio).
Em 2019, é lançado o selo Mangá MSP, com o lançamento de outro spin-off (obra derivada) chamado Turma da Mônica Geração 12, trazendo uma versão pré-adolescente dos personagens, com roteiros de Petra Leão e desenhos de Roberta Pares.(MSP anuncia selo próprio para mangá e HQ inédita)
Em outubro de 2019, a revista Mônica completou 600 edições, contabilizando as edição das editoras Abril, Globo e Panini (Revista Mônica comemora marca de 600 edições).
Em março de 2021, uma nova reformulação é feita pela Panini, com a numeração sendo reiniciada mais uma vez (Gibis da Turma da Mônica serão publicados com nova numeração).
A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras mídias ao longo dos anos, em produtos como:
- livros (Revistas Turma da Mônica),
- brinquedos (brinquedos Turma da Mônica),
- discos (discos Turma da Mônica),
- CD-ROMs (ABC.... Turma da Mônica),
- jogos eletrônicos (10 jogos da Turma da Mônica para Android e iPhone),
entre outros.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário