![]() |
Nintendo 64 |
O Nintendo 64 (N64), (console de videogame Nintendo 64) é um console de videogame doméstico desenvolvido e comercializado pela Nintendo. Foi lançado no Japão em 23 de junho de 1996, na América do Norte em 29 de setembro de 1996 e na Europa e Austrália em 1º de março de 1997. O sucessor do Super Nintendo Entertainment System, foi o último grande console doméstico a usar cartuchos ROM como seu formato de armazenamento primário. Como um console de quinta geração (era dos 32-bits, era dos 64 bits ou era 3D), o Nintendo 64 competiu principalmente com o PlayStation da Sony e o Sega Saturn.
O desenvolvimento começou em 1993 em parceria com a Silicon Graphics (era conhecida por suas estações de trabalho de alto desempenho), , usando o codinome Project Reality, então um modelo de teste e plataforma de arcade chamado Ultra 64. O design final recebeu o nome de sua CPU de 64 bits (64 bits de dados por ciclo), que auxiliou nas capacidades 3D do console. Seu design estava quase completo em meados de 1995 e o lançamento foi adiado até 1996 para a conclusão dos jogos de lançamento:
- Super Mario 64,
- Pilotwings 64 e
- o exclusivo japonês Saikyō Habu Shōgi.
O console cinza-carvão foi seguido por uma série de variantes de cores. Alguns jogos exigem o acessório Expansion Pak (Cartucho de Expansão) para aumentar a RAM do sistema de 4 MB para 8 MB, para gráficos e funcionalidade aprimorados. O console suporta principalmente armazenamento de jogos salvos em cartuchos integrados ou no acessório Controller Pak (cartão de memória onde o jogador podia salvar seu progresso e configurações dos jogos) A unidade periférica 64DD hospeda jogos exclusivos e conteúdo de expansão para cartuchos, com muitos outros acessórios, além do extinto serviço de Internet Randnet, mas foi um fracasso comercial e foi lançado apenas no Japão.
A Time o nomeou Máquina do Ano em 1996, e em 2011, a IGN o nomeou o nono maior console de videogame de todos os tempos. O Nintendo 64 foi descontinuado em 2002 após o lançamento em 2001 de seu sucessor, o Nintendo GameCube (Nintendo GameCube), tendo vendido mais de 32 milhões de unidades globalmente. O Nintendo 64 foi aclamado pela crítica e, embora tenha vendido menos que o PlayStation, permaneceu em uma posição forte nos Estados Unidos, mas falhou comercialmente no Japão e na Europa.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário