1 - Corrente elétrica
2 - Corrente alternada
Corrente elétrica (𝚫Q/𝚫t)
é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica (1,6 * 10 -19 C), como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico (Tensão elétrica, U=R * I), sinal de alerta de alta tensão
A capacidade de condução elétrica dos materiais depende diretamente da intensidade do potencial elétrico que lhes é aplicado, bem como da sua natureza: enquanto os materiais condutores são facilmente percorridos por correntes elétricas, materiais isolantes oferecem grande resistência a elas.
Uma corrente elétrica (Lei de Ohm com tensão) é um fluxo de partículas carregadas, como elétrons ou íons, movendo-se através de um condutor elétrico ou espaço. É definida como a taxa líquida de fluxo de carga elétrica através de uma superfície
- Nos circuitos elétricos, os portadores de carga são frequentemente elétrons que se movem através de um fio.
- Nos semicondutores, eles podem ser elétrons ou buracos.
- Em um eletrólito, os portadores de carga são íons, enquanto no plasma, um gás ionizado, são íons e elétrons (O companheiro eletrônico)
A unidade SI de corrente elétrica é o ampere, ou ampère, que é o fluxo de carga elétrica através de uma superfície à taxa de um coulomb por segundo (1A=1C/1s). O ampere (símbolo: A) é uma unidade base do SI.
A corrente elétrica é medida usando um dispositivo chamado amperímetro (ex.: galvanômetro de bobina). As correntes elétricas criam campos magnéticos, que são usados em motores, geradores, indutores e transformadores. Em condutores comuns, eles causam aquecimento Joule (Indução térmica), que cria luz em lâmpadas incandescentes (Lâmpada elétrica). As correntes variantes no tempo emitem ondas eletromagnéticas, que são utilizadas nas telecomunicações para transmitir informações.
A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor.
A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.
A corrente elétrica é a grandeza física que nos permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo. De acordo com o Sistema Internacional de unidades, a carga elétrica é medida em Ampere (André-Marie Ampère)(1A=1C/1s) tal unidade, por sua vez, é chamada de coulomb (Charles Augustin de Coulomb) (1,6 * 10 -19 C).
Sentido convencional e sentido real da corrente elétrica
A corrente elétrica em condutores ocorre pela movimentação de elétrons. Estes, por sua vez, apresentam cargas de sinal negativo (-), por esse motivo, quando conduzidos, sempre caminham em direção ao potencial elétrico positivo (- » +). Esse sentido de corrente elétrica é conhecido como sentido real (- » +),
sentido convencional da corrente elétrica, de acordo com o sentido convencional, atribuímos à carga dos elétrons o sinal positivo, desse modo, os elétrons devem sempre se mover em direção ao polo negativo
Resumindo:
O movimento dos elétrons ocorre da seguinte forma:
- Sentido real: menor potencial → maior potencial (- » +)
- Sentido convencional: maior potencial → menor potencial (+ » -)
Fonte:
Corrente alternada (C.A)
Corrente alternada |
As correntes elétricas (𝚫Q(1,6 *10 -19) /𝚫t(1s) geradas por pilhas e baterias (Várias baterias: duas de 9 volts, duas "AAA", duas "AA" e uma de cada "C", "D", uma bateria de telefone sem fio, uma bateria de filmadora e uma bateria de rádio amador portátil de 2 metros) são do tipo contínuo (corrente contínua), ou seja, elas percorrem o fio condutor (Condutor elétrico) sempre num mesmo sentido (- » +).
Essas fontes de tensão elétrica (U=R*I) possuem sempre dois polos distintos, ou seja, um polo positivo (cátion, +) e um polo negativo (ânion, -). O sentido da corrente elétrica contínua, nesse circuito, é sempre aquele indicado (sentido horário).
A corrente elétrica que se recebe nas residências é do tipo corrente alternada. Essa espécie de corrente sofre inversão de sentido constantemente. No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo (120 Hz/s), ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário.
A corrente alternada (C.A) é uma corrente elétrica (𝚫Q/𝚫t) que inverte periodicamente a direção e muda sua magnitude continuamente com o tempo, em contraste com a corrente contínua (C.C), que flui apenas em uma direção (-»+). A corrente alternada é a forma pela qual a energia elétrica é fornecida às empresas e residências, e é a forma de energia elétrica que os consumidores normalmente usam quando conectam eletrodomésticos, televisões, ventiladores e lâmpadas elétricas a uma tomada de parede. Uma fonte comum de energia CC é uma célula de bateria em uma lanterna. As abreviaturas AC e DC são frequentemente usadas para significar simplesmente alternada e direta, respectivamente, como quando modificam a corrente ou a tensão
(Eletrônica Básica e Circuitos Lineares)
(Manual do medidor elétrico). A forma de onda usual da corrente alternada na maioria dos circuitos de energia elétrica é uma onda senoidal (funções sin(x) e cos(x) no sistema de coordenadas), cujo meio período positivo (60 Hz) corresponde ao sentido positivo da corrente e vice-versa (o período completo é chamado de ciclo = 120Hz).
- Em certas aplicações, como amplificadores de guitarra, são utilizadas diferentes formas de onda, como ondas triangulares ou ondas quadradas.
- Sinais de áudio e rádio transportados por fios elétricos também são exemplos de corrente alternada. Esses tipos de corrente alternada transportam informações como som (áudio) ou imagens (vídeo), às vezes transportadas pela modulação de um sinal portador CA. Essas correntes normalmente se alternam em frequências mais altas do que aquelas usadas na transmissão de energia.
Corrente alternada é um tipo de corrente elétrica em que os elétrons oscilam em torno de uma posição de equilíbrio graças à aplicação de uma tensão elétrica variável (𝚫T=ddp).
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica (𝚫Q/𝚫t). Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica (subestação elétrica) e também em motores elétricos (Estator e rotor de um motor de indução trifásico). A produção desse tipo de corrente é feita por meio de geradores AC (Gerador e turbina)
.
A corrente elétrica no Brasil tem frequência de 60 Hz (60 Hz/s) ou 60 ciclos por
segundo. Alguns países, como o Japão (A corrente elétrica no Japão), utilizam a frequência 50 Hz. Em
razão dessas diversas inversões de sentido, que ocorrem a cada segundo
em correntes alternadas, não podemos identificar, por exemplo, em uma
tomada, qual dos polos é positivo ou negativo.
O estudo das correntes alternadas é particularmente importante para o entendimento do fenômeno eletrodinâmico conhecido como indução eletromagnética (indução eletromagnética), bem como de uma de suas maiores aplicações, os transformadores (Transformador).
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário