Versões do Microsoft Windows
![]() |
Microsoft Windows - versôes do microsoft Windows |
O Windows 1.0 é o primeiro grande lançamento do Microsoft Windows, uma família de sistemas operacionais gráficos para computadores pessoais desenvolvidos pela Microsoft. Foi lançado pela primeira vez para fabricação nos Estados Unidos em 20 de novembro de 1985, enquanto a versão europeia foi lançada como Windows 1.02 em maio de 1986.
Seu desenvolvimento começou depois que o cofundador da Microsoft e líder do Windows 1.0, Bill Gates, viu uma demonstração de um pacote de software semelhante, o Visi On, na COMDEX em 1982. O ambiente operacional foi apresentado ao público em novembro de 1983, embora tenha sido lançado dois anos depois. O Windows 1.0 roda no MS-DOS, como um programa shell de 16 bits conhecido como MS-DOS Executive, e fornece um ambiente que pode rodar programas gráficos projetados para Windows, bem como software MS-DOS existente. Ele incluía multitarefa e o uso do mouse, e vários programas integrados, como Calculadora, Paint e Bloco de Notas. O ambiente operacional não permite que suas janelas se sobreponham e, em vez disso, as janelas são lado a lado. O Windows 1.0 recebeu quatro lançamentos numerados de 1.01 a 1.04, principalmente adicionando suporte para hardware mais novo ou idiomas adicionais.
O sistema recebeu avaliações mornas; os críticos levantaram preocupações sobre não atender às expectativas, sua compatibilidade com muito pouco software e seus problemas de desempenho, enquanto também recebeu respostas positivas às primeiras apresentações da Microsoft e suporte de vários fabricantes de hardware e software. Seu último lançamento foi 1.04, e foi sucedido pelo Windows 2.0, que foi lançado em dezembro de 1987. A Microsoft encerrou seu suporte ao Windows 1.0 em 31 de dezembro de 2001, tornando-o o mais longo suportado de todas as versões do Windows.
OS/2 é um sistema operacional proprietário para computadores pessoais baseados em x86 e PowerPC. Foi criado e inicialmente desenvolvido em conjunto pela IBM e Microsoft, sob a liderança do designer de software da IBM Ed Iacobucci, destinado a substituir o DOS. A primeira versão foi lançada em 1987. Uma disputa entre as duas empresas iniciada em 1990 levou a Microsoft a deixar o desenvolvimento exclusivamente para a IBM, que continuou o desenvolvimento por conta própria. O OS/2 Warp 4 em 1996 foi a última grande atualização, após a qual a IBM lentamente interrompeu o produto, pois ele não conseguiu competir com o Windows da Microsoft; versões atualizadas do OS/2 foram lançadas pela IBM até 2001.
O
nome significa "Operating System/2", porque foi introduzido como parte
da mesma mudança de geração que a linha "Personal System/2 (PS/2)" de
PCs de segunda geração da IBM. O
OS/2 foi concebido como um sucessor de modo protegido do PC DOS visando
o processador Intel 80286. Notavelmente, chamadas básicas de sistema
foram modeladas após chamadas MS-DOS; seus
nomes até começavam com "Dos" e era possível criar aplicativos "Family
Mode" - aplicativos de modo texto que podiam funcionar em ambos os
sistemas. Devido a essa herança, o OS/2 compartilha semelhanças com Unix, Xenix e Windows NT. As vendas do OS/2 foram amplamente concentradas na computação em rede usada por profissionais corporativos.
O OS/2 2.0 foi lançado em 1992 como a primeira versão de 32 bits, bem como o primeiro a ser totalmente desenvolvido pela IBM, depois que a Microsoft rompeu laços devido a uma disputa sobre como posicionar o OS/2 em relação ao novo ambiente operacional Windows 3.1 da Microsoft. Com o OS/2 Warp 3 em 1994, a IBM tentou também atingir os consumidores domésticos por meio de uma campanha publicitária multimilionária. No entanto, continuou a lutar no mercado, em parte devido às medidas comerciais estratégicas impostas pela Microsoft na indústria que foram consideradas anticompetitivas. Após o fracasso do projeto Workplace OS da IBM, o OS/2 Warp 4 se tornou o último grande lançamento em 1996; a IBM descontinuou seu suporte ao OS/2 em 31 de dezembro de 2006.[9] Desde então, o OS/2 foi desenvolvido, suportado e vendido por dois fornecedores terceirizados diferentes sob licença da IBM – primeiro pela Serenity Systems como eComStation de 2001 a 2011,[10] e depois pela Arca Noae LLC como ArcaOS desde 2017.
O Windows 2.0 é uma versão principal do Microsoft Windows, uma família de sistemas operacionais gráficos para computadores pessoais desenvolvida pela Microsoft. Foi lançado para fabricação em 9 de dezembro de 1987, como sucessor do Windows 1.0
O
produto inclui duas variantes diferentes: uma edição base para o modo
real 8086 e Windows/386, uma edição aprimorada para o modo protegido
i386. O Windows
2.0 difere de seu antecessor ao permitir que os usuários sobreponham e
redimensionem janelas de aplicativos, enquanto o ambiente operacional
também introduziu ícones de desktop, atalhos de teclado e suporte para
gráficos VGA de 16 cores. Ele também introduziu o Microsoft Word e o Excel.
Notado
como uma melhoria de seu antecessor, o Microsoft Windows ganhou mais
vendas e popularidade após o lançamento do ambiente operacional, embora
também seja considerado a encarnação que permaneceu um trabalho em
andamento. Devido
à introdução de janelas sobrepostas, a Apple Inc. entrou com uma ação
judicial contra a Microsoft em março de 1988 após acusá-la de violar
direitos autorais que a Apple detinha; no final, no entanto, o juiz decidiu a favor da Microsoft. O ambiente operacional foi sucedido pelo Windows 2.1 em maio de 1988, enquanto a Microsoft encerrou seu suporte em 31 de dezembro de 2001.
O Windows 2.1 é uma versão do Microsoft Windows. Foi lançado para fabricação em 27 de maio de 1988, como sucessor do Windows 2.0.
Ele foi lançado com duas variantes diferentes com compatibilidade de CPU diferente, também conhecidas como Windows/286 e Windows/386, então as versões são consideradas semelhantes ao seu antecessor. Em comparação, a variante Windows/386 é considerada melhor que o Windows/286, pois fornece suporte para emulação EMS e é projetada para usar memória convencional e estendida. Mudanças na interface do usuário não ocorreram nesta versão e, em vez disso, seu desempenho foi aumentado e um gerenciamento de memória aprimorado foi adicionado. A versão também é conhecida por ser a primeira a exigir uma unidade de disco rígido (HDD). Uma versão de atualização menor, Windows 2.11, foi lançada em março de 1989.
Melhorias que foram introduzidas foram consideradas como tendo melhorado o ambiente operacional, enquanto a variante Windows/386 foi notada como tendo um bom nível de funcionalidade. Foi considerado um dos sistemas baseados em 80386 mais populares. As vendas do Microsoft Windows continuaram a subir após seu lançamento e, em maio de 1990, foi sucedido pelo Windows 3.0, que é considerado a primeira versão do Windows a ter um bom desempenho tanto crítica quanto comercialmente. A Microsoft encerrou seu suporte em 31 de dezembro de 2001.
O Windows 3.0 é o terceiro grande lançamento do Microsoft Windows, lançado em 22 de maio de 1990. Ele introduz uma nova interface gráfica de usuário (GUI) que representa aplicativos como ícones clicáveis, em vez da lista de nomes de arquivo em seus predecessores. Atualizações posteriores expandem recursos, como suporte multimídia para gravação e reprodução de som e suporte para CD-ROMs.
O Windows 3.0 foi a primeira versão do Windows a ter um bom desempenho tanto crítica quanto comercialmente, e foi considerado uma grande melhoria em relação à sua oferta anterior, o Windows 2.0. Sua GUI foi considerada um desafiante para aquelas usadas e popularizadas pelo Macintosh. Outros
recursos elogiados são a multitarefa aprimorada, a personalização e,
especialmente, o gerenciamento de memória utilitário que incomodava os
usuários dos predecessores do Windows 3.0.
O software foi um grande sucesso, alcançando 10 milhões de vendas. No entanto, a Microsoft foi criticada por desenvolvedores terceirizados por agrupar seu software separado com o ambiente operacional, o que eles viam como uma prática anticompetitiva. Ele foi sucedido pelo Windows 3.1 em 1992. O suporte para o Windows 3.0 terminou em 31 de dezembro de 2001.
O Windows 3.1 é uma versão principal do Microsoft Windows. Ele foi lançado para fabricação em 6 de abril de 1992, como sucessor do Windows 3.0. Como seus predecessores, a série Windows 3.1 rodava como um shell sobre o MS-DOS; foi o último ambiente operacional Windows de 16 bits, já que todas as versões futuras do Windows tinham mudado para 32 bits.
O Windows 3.1 introduziu o sistema de fontes TrueType como um concorrente do Adobe Type Manager. Sua multimídia também foi expandida, e protetores de tela foram introduzidos, juntamente com novos softwares como o Windows Media Player e o Sound Recorder. O File Manager e o Control Panel receberam ajustes, enquanto o Windows 3.1 também viu a introdução do Windows Registry e complementos, e ele podia utilizar mais memória do que seus predecessores.
A Microsoft também lançou versões especiais do Windows 3.1 ao longo de 1992 e 1993; na Europa e no Japão, o Windows 3.1 foi introduzido com mais suporte a idiomas, enquanto o Tandy Video Information System recebeu uma versão especial, chamada Modular Windows. Em novembro de 1993, o Windows 3.11 foi lançado como uma atualização secundária, enquanto o Windows 3.2 foi lançado como uma versão em chinês simplificado do Windows 3.1. A Microsoft também introduziu o Windows for Workgroups, a primeira versão do Windows a permitir rede integrada. Principalmente voltado para empresas, ele recebeu melhorias de rede e permitiu que os usuários compartilhassem arquivos, usassem servidores de impressão e bate-papo on-line, enquanto também introduziu a rede ponto a ponto.
A série é considerada uma melhoria em relação aos seus antecessores. Foi elogiada por sua revitalização da interface do usuário e design técnico. O Windows 3.1 vendeu mais de três milhões de cópias durante os três primeiros meses de seu lançamento, embora sua contraparte Windows for Workgroups tenha sido notada como uma "decepção empresarial" devido à sua pequena quantidade de cópias vendidas. Foi sucedido pelo Windows 95, e a Microsoft encerrou o suporte para a série Windows 3.1 em 31 de dezembro de 2001, exceto para a versão incorporada, que foi aposentada em 2008.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário