Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O futuro passa primeiro aqui



Microsoft Windows - Versões do Microsoft Windows (parte 2)

 

Microsoft Windows - versôes do microsoft Windows. (parte 2)

 

 

O Windows NT (Windows NT 3.1) é um sistema operacional gráfico proprietário produzido pela Microsoft como parte de sua linha de produtos Windows, cuja primeira versão, o Windows NT 3.1, foi lançada em 27 de julho de 1993. Originalmente feito para os mercados de estações de trabalho, escritórios e servidores, a linha Windows NT foi disponibilizada aos consumidores com o lançamento do Windows XP em 2001. A tecnologia subjacente do Windows NT continua existindo até hoje com mudanças e melhorias incrementais, com a versão mais recente do Windows baseada no Windows NT sendo o Windows Server 2025 anunciado em 2024 (O Windows Server 2025 agora está disponível para o público em geral, com segurança avançada, desempenho aprimorado e agilidade na nuvem)

O nome "Windows NT" originalmente denotava os principais avanços tecnológicos que ele havia introduzido na linha de produtos Windows, incluindo a eliminação das limitações de acesso à memória de 16 bits de versões anteriores do Windows, como o Windows 3.1 e a série Windows 9x. Cada versão do Windows construída com essa tecnologia é considerada baseada, se não uma revisão do Windows NT, embora o próprio nome Windows NT não tenha sido usado em muitas outras versões do Windows desde o Windows NT 4.0 em 1996.

O Windows NT fornece muito mais recursos do que outras versões do Windows, entre eles o suporte para multiprocessamento, sistemas multiusuário, um kernel "puro" de 32 bits com endereçamento de memória de 32 bits, suporte para conjuntos de instruções diferentes de x86 e muitos outros serviços de sistema, como o Active Directory e muito mais. Versões mais recentes do Windows NT oferecem suporte à computação de 64 bits, com um kernel de 64 bits e endereçamento de memória de 64 bits.


O Windows 95 (Windows 95) é um sistema operacional voltado para o consumidor desenvolvido pela Microsoft e o primeiro de sua família de sistemas operacionais Windows 9x, lançado para fabricação em 14 de julho de 1995 e, geralmente, para varejo em 24 de agosto de 1995. O Windows 95 fundiu os produtos MS-DOS e Microsoft Windows anteriormente separados da Microsoft e apresentou melhorias significativas em relação ao seu antecessor, principalmente na interface gráfica do usuário (GUI) e em seus recursos simplificados "plug-and-play". Também houve grandes mudanças feitas nos principais componentes do sistema operacional, como a mudança de uma arquitetura de 16 bits principalmente cooperativamente multitarefa de seu predecessor Windows 3.1 para uma arquitetura multitarefa preemptiva de 32 bits. 

O Windows 95 introduziu inúmeras funções e recursos que foram apresentados em versões posteriores do Windows e continuam em variações modernas até hoje, como a barra de tarefas, a área de notificação e o botão "Iniciar" que invoca o menu Iniciar. Acompanhado por uma extensa campanha de marketing que gerou muito hype de pré-lançamento, foi um grande sucesso e é considerado um dos maiores e mais importantes produtos na indústria de computação pessoal.(Windows 95 completa 30 anos e mantém seu legado vivo) Três anos após sua introdução, o Windows 95 foi seguido pelo Windows 98. A Microsoft encerrou o suporte principal para o Windows 95 em 31 de dezembro de 2000. Como o Windows NT 3.51, que foi lançado pouco antes, o Windows 95 recebeu apenas um ano de suporte estendido, terminando em 31 de dezembro de 2001.

 

O Windows NT 4.0 (Windows NT 4.0) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT desenvolvido pela Microsoft, visando os mercados de servidores de dados e estações de trabalho pessoais. É o sucessor direto do Windows NT 3.51 e foi lançado para fabricação em 31 de julho de 1996, e depois para varejo em 24 de agosto de 1996, com as versões Server lançadas para varejo em setembro de 1996. 

Sua mudança mais proeminente para o usuário foi a adoção da interface de usuário do Windows 95, introduzindo recursos como o menu Iniciar e a barra de tarefas para a linha de produtos Windows NT. Ele também inclui várias melhorias de desempenho e estabilidade para componentes de nível de sistema, bem como novos componentes como uma API de criptografia, DCOM, TAPI 2.0 e o Gerenciador de Tarefas, e suporte limitado para DirectX. Ao longo de seu ciclo de vida de suporte, o NT 4.0 recebeu várias atualizações e service packs oferecendo patches, aprimoramentos para seu suporte de hardware e outros novos componentes. Duas novas edições do NT 4.0 foram lançadas após o lançamento, incluindo uma variante modular para sistemas embarcados e a edição Terminal Server. O Windows NT 4.0 foi a última versão do Windows NT a suportar processadores RISC (Reduced Instruction Set Computer - Computador com Conjunto de Instruções Reduzido)

A maioria das edições do NT 4.0 foram substituídas pelo Windows 2000 em 15 de dezembro de 1999. O suporte principal para o Windows NT 4.0 Workstation terminou em 30 de junho de 2002, seguido pelo suporte estendido que terminou em 30 de junho de 2004. O suporte principal do Windows NT 4.0 Server terminou em 31 de dezembro de 2002, com o suporte estendido terminando em 31 de dezembro de 2004. O Windows NT 4.0 Embedded seria substituído pelo Windows XP Embedded; o suporte principal terminou em 30 de junho de 2003, seguido pelo suporte estendido em 11 de julho de 2006. 

 

O Windows 98 (Windows 98 SE) é um sistema operacional voltado para o consumidor desenvolvido pela Microsoft como parte de sua família Windows 9x de sistemas operacionais Microsoft Windows. Foi o segundo sistema operacional na linha 9x, como sucessor do Windows 95. Foi lançado para fabricação em 15 de maio de 1998 e, geralmente, para varejo em 25 de junho de 1998. Como seu predecessor, é um produto monolítico híbrido de 16 bits e 32 bits com o estágio de inicialização baseado no MS-DOS. 

O Windows 98 é integrado à web e tem inúmeras similaridades com seu antecessor. A maioria de suas melhorias foram cosméticas ou projetadas para melhorar a experiência do usuário, mas também houve um punhado de recursos introduzidos para aprimorar a funcionalidade e os recursos do sistema, incluindo suporte e acessibilidade USB aprimorados e suporte para avanços de hardware, como reprodutores de DVD. O Windows 98 foi a primeira edição do Windows a adotar o Windows Driver Model e introduziu recursos que se tornariam padrão em futuras gerações do Windows, como Limpeza de Disco, Windows Update, suporte a vários monitores e Compartilhamento de Conexão com a Internet.

A Microsoft havia comercializado o Windows 98 como um "ajuste" do Windows 95, em vez de uma próxima geração do Windows totalmente aprimorada. Após o lançamento, o Windows 98 foi geralmente bem recebido por sua interface integrada à web e facilidade de uso, bem como por abordar problemas presentes no Windows 95, embora alguns tenham apontado que ele não era significativamente mais estável do que o Windows 95. Em 2003, o Windows 98 tinha aproximadamente 58 milhões de usuários. Ele viu uma grande atualização, conhecida como Windows 98 Second Edition (SE), lançada em 10 de junho de 1999. Após o lançamento de seu sucessor, o Windows Me em 2000, o suporte convencional para o Windows 98 e 98 SE terminou em 30 de junho de 2002, seguido pelo suporte estendido em 11 de julho de 2006, juntamente com o fim do suporte estendido do Windows Me. 


O Windows 2000 (Windows 2000 Profissional) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT desenvolvido pela Microsoft e voltado para empresas. É o sucessor direto do Windows NT 4.0, e foi lançado para fabricação em 15 de dezembro de 1999, lançado oficialmente para varejo em 17 de fevereiro de 2000 para todas as versões, e em 26 de setembro de 2000 para o Windows 2000 Datacenter Server. Foi o principal sistema operacional voltado para empresas da Microsoft até a introdução do Windows XP Professional em 2001.

O Windows 2000 apresenta o NTFS 3.0, o Encrypting File System,e o armazenamento em disco básico e dinâmico. O suporte para pessoas com deficiências é melhorado em relação ao Windows NT 4.0 com uma série de novas tecnologias de assistência, e a Microsoft aumentou o suporte para diferentes idiomas e informações de localidade. A família Windows 2000 Server tem recursos adicionais, principalmente a introdução do Active Directory, que nos anos seguintes se tornou um serviço de diretório amplamente utilizado em ambientes empresariais.

Quatro edições do Windows 2000 foram lançadas: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server; esta última foi lançada para fabricação e lançada meses depois das outras edições. Embora cada edição do Windows 2000 seja direcionada a um mercado diferente, elas compartilham um conjunto básico de recursos, incluindo muitos utilitários de sistema, como o Microsoft Management Console e aplicativos de administração de sistema padrão. 

A Microsoft comercializou o Windows 2000 como a versão mais segura do Windows na época; no entanto, ele se tornou alvo de uma série de ataques de vírus de alto perfil, como Code Red e Nimda. Por dez anos após seu lançamento, ele continuou a receber patches para vulnerabilidades de segurança quase todos os meses até atingir o fim do suporte em 13 de julho de 2010, o mesmo dia em que o suporte para o Windows XP SP2 terminou. 

O Windows 2000 e o Windows 2000 Server foram sucedidos pelo Windows XP e pelo Windows Server 2003, lançados em 2001 e 2003, respectivamente.

Embora não tenha sido lançado, ele foi desenvolvido no Alpha em versões alpha, beta e release candidate. Seu sucessor, o Windows XP, suporta apenas processadores x86, x64 e Itanium. 

Tanto o Xbox original quanto o Xbox 360 usam uma versão modificada do Windows 2000 como software de sistema. 

 

Windows Me (Windows Me) (Millennium Edition) é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft como parte de sua família Windows 9x de sistemas operacionais Microsoft Windows. Foi o sucessor do Windows 98, e foi lançado para fabricação em 19 de junho de 2000, e depois para varejo em 14 de setembro de 2000. Foi o principal sistema operacional da Microsoft para usuários domésticos até a introdução de seu sucessor Windows XP em 25 de outubro de 2001 

O Windows Me foi direcionado especificamente para usuários de PCs domésticos e incluiu o Internet Explorer 5.5 (que mais tarde poderia ser atualizado para o Internet Explorer 6), o Windows Media Player 7 (que mais tarde poderia ser atualizado para o Windows Media Player 9 Series), o DirectX 7 (que mais tarde poderia ser atualizado para o DirectX 9) e o novo software Windows Movie Maker, que fornecia edição básica de vídeo e foi projetado para ser fácil de usar para os consumidores. A Microsoft também incorporou recursos introduzidos pela primeira vez no Windows 2000, que havia sido lançado como um sistema operacional voltado para negócios sete meses antes, na interface gráfica do usuário, no shell e no Windows Explorer. Embora o Windows Me ainda fosse baseado no MS-DOS como seus predecessores, o acesso ao DOS em modo real era restrito para diminuir o tempo de inicialização do sistema. 

O Windows Me foi inicialmente recebido positivamente quando foi lançado; no entanto, logo ganhou uma reputação mais infame de muitos usuários devido a vários problemas de estabilidade. em outubro de 2001, o Windows XP foi lançado ao público, já em desenvolvimento na época do lançamento do Windows Me, e incorporou a maioria, mas não todos, os recursos do Windows Me, sendo muito mais estável por ser baseado no kernel do Windows NT. 

O suporte principal para o Windows Me terminou em 31 de dezembro de 2003, seguido pelo suporte estendido em 11 de julho de 2006. 

 

Microsoft Windows - Versões do Microsoft Windows (parte 2)


 

O Windows XP (Windows XP) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT da Microsoft. Foi lançado para fabricação em 24 de agosto de 2001 e, mais tarde, para varejo em 25 de outubro de 2001. É um sucessor direto do Windows 2000 para usuários de ponta e empresariais e do Windows Me para usuários domésticos

O desenvolvimento do Windows XP começou no final da década de 1990 sob o codinome "Neptune", construído no kernel do Windows NT e explicitamente destinado ao uso do consumidor convencional. Uma versão atualizada do Windows 2000 também foi inicialmente planejada para o mercado empresarial. No entanto, em janeiro de 2000, ambos os projetos foram descartados em favor de um único sistema operacional com o codinome "Whistler", que serviria como uma plataforma única para os mercados de consumo e empresarial. Como resultado, o Windows XP é a primeira edição de consumidor do Windows não baseada no kernel do Windows 95 ou MS-DOS. O Windows XP removeu o suporte para PC-98, i486 e SGI Visual Workstation 320 e 540, e só será executado em CPUs x86 de 32 bits e dispositivos que usam firmware BIOS. 

Após seu lançamento, o Windows XP recebeu aclamação da crítica, notando desempenho e estabilidade aumentados (especialmente em comparação ao Windows Me), uma interface de usuário mais intuitiva, suporte de hardware aprimorado e capacidades multimídia expandidas. O Windows XP e o Windows Server 2003 foram sucedidos pelo Windows Vista e pelo Windows Server 2008, lançados em 2007 e 2008, respectivamente. 

O suporte principal para o Windows XP terminou em 14 de abril de 2009, e o suporte estendido terminou em 8 de abril de 2014. O Windows Embedded POSReady 2009, baseado no Windows XP Professional, recebeu atualizações de segurança até abril de 2019. A atualização de segurança final para o Service Pack 3 foi lançada em 14 de maio de 2019. Métodos não oficiais foram disponibilizados para aplicar as atualizações a outras edições do Windows XP. A Microsoft desencorajou essa prática, citando problemas de compatibilidade. 

 

O Windows Vista (Windows Vista) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT desenvolvido pela Microsoft. Foi o sucessor direto do Windows XP, lançado cinco anos antes, que era então o maior intervalo de tempo entre versões sucessivas do Microsoft Windows. Foi lançado para fabricação em 8 de novembro de 2006 e, nos dois meses seguintes, foi lançado em etapas para clientes empresariais, fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e canais de varejo. Em 30 de janeiro de 2007, foi lançado internacionalmente e disponibilizado para compra e download no Windows Marketplace; é a primeira versão do Windows a ser disponibilizada por meio de uma plataforma de distribuição digital. 

O desenvolvimento do Windows Vista começou em 2001 sob o codinome "Longhorn"; originalmente concebido como um sucessor menor do Windows XP, ele gradualmente incluiu vários novos recursos do próximo lançamento principal do Windows, codinome "Blackcomb", após o qual foi reposicionado como um lançamento principal do Windows, e posteriormente passou por um período de desenvolvimento prolongado sem precedentes para a Microsoft. A maioria dos novos recursos foi baseada principalmente em uma nova camada de apresentação, codinome Avalon, uma nova arquitetura de comunicações, codinome Indigo, e uma plataforma de armazenamento relacional, codinome WinFS — todas construídas no .NET Framework; no entanto, isso provou ser insustentável devido à incompletude das tecnologias e maneiras pelas quais novos recursos foram adicionados, e a Microsoft redefiniu o projeto em 2004. Muitos recursos foram eventualmente reimplementados após a redefinição, mas a Microsoft deixou de usar código gerenciado para desenvolver o sistema operacional. 

Os novos recursos do Windows Vista incluem uma interface gráfica de usuário e um estilo visual chamado Windows Aero; um índice de conteúdo e uma plataforma de pesquisa de desktop chamada Windows Search; novas tecnologias ponto a ponto para simplificar o compartilhamento de arquivos e mídia entre computadores e dispositivos em uma rede doméstica; e novas ferramentas multimídia, como o Windows DVD Maker. O Windows Vista incluiu a versão 3.0 do .NET Framework, permitindo que desenvolvedores de software escrevessem aplicativos sem as APIs tradicionais do Windows. Há grandes revisões arquitetônicas nos subsistemas de áudio, exibição, rede e impressão; os procedimentos de implantação, instalação, manutenção e inicialização também são revisados. É a primeira versão do Windows criada na iniciativa Trustworthy Computing da Microsoft e enfatizou a segurança com a introdução de muitos novos recursos de segurança e proteção, como o BitLocker e o Controle de Conta de Usuário. 

A ambição e o escopo dessas mudanças, e a abundância de novos recursos ganharam avaliações positivas, mas o Windows Vista foi alvo de frequentes críticas negativas e críticas significativas. As críticas ao Windows Vista se concentraram na incompatibilidade de drivers, periféricos e programas; gerenciamento de direitos digitais; autorização excessiva do novo Controle de Conta de Usuário; requisitos de sistema excessivamente altos quando contrastados com o Windows XP; seu desenvolvimento prolongado; tempo de inicialização mais longo; e licenciamento de produtos mais restritivo. As taxas de implantação e satisfação do Windows Vista foram consequentemente menores do que as do Windows XP, e é considerado um fracasso de mercado (As cinco principais razões pelas quais o Windows Vista falhou); no entanto, seu uso superou as expectativas de dois anos de pré-lançamento da Microsoft de atingir 200 milhões de usuários (com uma estimativa de 330 milhões de usuários em 2009). Dois service packs foram lançados, em 2008 e 2009, respectivamente. O Windows Vista foi sucedido pelo Windows 7 em 2009, e em 22 de outubro de 2010 a Microsoft encerrou a distribuição de varejo do Windows Vista; O fornecimento OEM cessou um ano depois.[13] O suporte principal para o Windows Vista terminou em 10 de abril de 2012 e o suporte estendido terminou em 11 de abril de 2017. 


O Windows 7 (Windows 7 Ultimate) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado para fabricação em 22 de julho de 2009 e tornou-se disponível ao público em geral em 22 de outubro de 2009. É o sucessor do Windows Vista, lançado quase três anos antes. A versão de servidor do Windows 7, o Windows Server 2008 R2, foi lançada ao mesmo tempo. Foi sucedido pelo Windows 8 em outubro de 2012

O suporte estendido terminou em 14 de janeiro de 2020, mais de 10 anos após o lançamento do Windows 7, após o qual o sistema operacional deixou de receber mais atualizações. Um programa de suporte pago estava disponível para empresas, fornecendo atualizações de segurança para o Windows 7 por até três anos desde o fim oficial da vida útil. 

O Windows 7 foi criado para ser uma atualização incremental do Windows Vista, abordando a recepção ruim do sistema operacional anterior, mantendo a compatibilidade de hardware e software, bem como corrigindo algumas das inconsistências do Vista (como o agressivo Controle de Conta de Usuário do Vista). O Windows 7 continuou as melhorias na interface de usuário do Windows Aero com a adição de uma barra de tarefas redesenhada que permite aplicativos fixados e novos recursos de gerenciamento de janelas. Outros novos recursos foram adicionados ao sistema operacional, incluindo bibliotecas, o novo sistema de compartilhamento de arquivos HomeGroup e suporte para entrada multitoque. Um novo "Action Center" também foi adicionado para fornecer uma visão geral da segurança do sistema e informações de manutenção, e ajustes foram feitos no sistema de Controle de Conta de Usuário para torná-lo menos intrusivo. O Windows 7 também foi fornecido com versões atualizadas de vários aplicativos de estoque, incluindo Internet Explorer 8, Windows Media Player e Windows Media Center

Ao contrário do Windows Vista, o Windows 7 recebeu uma recepção calorosa entre revisores e consumidores, com os críticos considerando o sistema operacional uma grande melhoria em relação ao seu antecessor devido ao seu desempenho aprimorado, sua interface mais intuitiva, menos pop-ups de Controle de Conta de Usuário e outras melhorias feitas na plataforma. O Windows 7 foi um grande sucesso para a Microsoft; mesmo antes de seu lançamento oficial, as vendas de pré-encomenda do sistema operacional no varejista online Amazon.com ultrapassaram recordes anteriores. Em apenas seis meses, mais de 100 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo, aumentando para mais de 630 milhões de licenças em julho de 2012. Em janeiro de 2018, o Windows 10 ultrapassou o Windows 7 como a versão mais popular do Windows em todo o mundo (Participação no mercado mundial da versão para desktop do Windows). O Windows 11 ultrapassou o Windows 7 como a segunda versão mais popular do Windows em todos os continentes em agosto de 2022 (Participação no mercado mundial da versão para desktop do Windows). Em 2025, apenas 2% dos PCs tradicionais que executam o Windows estão executando o Windows 7 (Participação no mercado mundial da versão para desktop do Windows)

É a versão final do Microsoft Windows que oferece suporte a processadores sem SSE2 ou NX (embora uma atualização lançada em 2018 tenha abandonado o suporte para processadores não SSE2).

 

O Windows 10 (Windows 10) é uma versão principal do sistema operacional Windows NT da Microsoft. O sucessor do Windows 8.1, foi lançado para fabricação em 15 de julho de 2015 e, posteriormente, para varejo em 29 de julho de 2015. O Windows 10 foi disponibilizado para download via MSDN e TechNet, como uma atualização gratuita para cópias de varejo dos usuários do Windows 8 e Windows 8.1 via Microsoft Store e para usuários do Windows 7 via Windows Update. Ao contrário das versões anteriores do Windows NT, o Windows 10 recebe novas compilações continuamente, que estão disponíveis sem custo adicional para os usuários; dispositivos em ambientes corporativos podem, alternativamente, usar marcos de suporte de longo prazo que recebem apenas atualizações críticas, como patches de segurança. Ele foi sucedido pelo Windows 11, que foi lançado em 5 de outubro de 2021. 

Em contraste com a abordagem orientada para tablets do Windows 8, a Microsoft forneceu a interface orientada para desktop em linha com versões anteriores do Windows no Windows 10. Outros recursos adicionados incluem integração com o Xbox Live, assistente virtual Cortana, desktops virtuais e o componente de configurações aprimorado. O Windows 10 também substituiu o Internet Explorer pelo Microsoft Edge. Assim como nas versões anteriores, o Windows 10 foi desenvolvido principalmente para processadores x86; em 2018, uma versão do Windows 10 para processadores ARM foi lançada. 

O Windows 10 recebeu críticas geralmente positivas em seu lançamento original, com elogios ao retorno da interface da área de trabalho, software empacotado aprimorado em comparação ao Windows 8.1 e outros recursos. No entanto, os meios de comunicação foram essenciais para mudanças comportamentais do sistema, como instalação de atualização obrigatória, preocupações com a privacidade sobre a coleta de dados e táticas semelhantes a adware usadas para promover o sistema operacional em seu lançamento. A Microsoft inicialmente pretendia ter o Windows 10 instalado em mais de um bilhão de dispositivos dentro de três anos de seu lançamento; essa meta foi finalmente alcançada quase cinco anos após o lançamento em 16 de março de 2020, e ultrapassou o Windows 7 como a versão mais popular do Windows em todo o mundo em janeiro de 2018, o que continua sendo o caso em 2024. Em fevereiro de 2025, o Windows 10 é a versão mais usada do Windows, respondendo por 58,83% da participação de mercado mundial, enquanto seu sucessor, o Windows 11, detém 38%. O Windows 10 é o sistema operacional tradicional para PC mais utilizado, com uma participação de 46% dos usuários (Participação no mercado mundial de sistemas operacionais

O Windows 10 é a última versão do Microsoft Windows que oferece suporte a processadores de 32 bits (baseados em IA-32 e ARMv7) e a última versão principal a oferecer suporte a processadores de 64 bits que não atendem às especificações x86-x64-v2 (ou seja, tendo POPCNT e SSE4.2) ou ARMv8.1, em todas as versões secundárias. É também a última versão a oficialmente: não ter uma verificação do modelo de CPU antes da instalação (com uma lista de permissões), oferecer suporte ao firmware do BIOS, e oferecer suporte a sistemas com TPM 1.2 ou nenhum TPM. O suporte para edições do Windows 10 que não estão no Canal de Manutenção de Longo Prazo (LTSC) está definido para terminar em 14 de outubro de 2025. 

 

O Windows 11 (Windows 11) é o mais recente lançamento principal do sistema operacional Windows NT da Microsoft, lançado em 5 de outubro de 2021 como sucessor do Windows 10. Ele é fornecido gratuitamente para qualquer dispositivo Windows 10 que atenda aos novos requisitos de sistema do Windows 11. Uma versão de servidor, o Windows Server 2025, foi lançada em 2024. O Windows 11 é a primeira versão principal do Windows NT sem uma versão móvel complementar após a descontinuação do Windows Phone com o Windows 10 Mobile. 

O Windows 11 apresenta grandes mudanças no shell do Windows influenciadas pelo Windows 10X cancelado, incluindo um menu Iniciar redesenhado, a substituição de seus "blocos dinâmicos" por um painel "Widgets" separado na barra de tarefas, a capacidade de criar conjuntos de janelas em blocos que podem ser minimizados e restaurados da barra de tarefas como um grupo e novas tecnologias de jogos herdadas do Xbox Series X e Series S, como Auto HDR e DirectStorage em hardware compatível. O Internet Explorer (IE) foi substituído pelo Microsoft Edge baseado em Chromium como o navegador da web padrão, como seu antecessor, o Windows 10, e o Microsoft Teams é integrado ao shell do Windows. A Microsoft também anunciou planos para permitir mais flexibilidade em software que pode ser distribuído pela Microsoft Store e para oferecer suporte a aplicativos Android no Windows 11 (incluindo uma parceria com a Amazon para disponibilizar sua loja de aplicativos para esse propósito). 

Citando considerações de segurança, os requisitos de sistema para o Windows 11 foram aumentados em relação ao Windows 10; a Microsoft só oferece suporte oficial ao sistema operacional em dispositivos que usam uma CPU Intel Core de oitava geração ou mais recente (com algumas pequenas exceções), uma CPU AMD Ryzen de segunda geração ou mais recente, ou um sistema em chip Qualcomm Snapdragon 850 ARM ou mais recente, com UEFI e Trusted Platform Module (TPM) 2.0 suportados e habilitados. No entanto, há algumas exceções a esses requisitos (consulte: § Requisitos do sistema para obter detalhes). Embora o sistema operacional possa ser instalado em dispositivos com configurações não suportadas, a Microsoft não garante a disponibilidade de atualizações. Além disso, o Windows 11 remove completamente o suporte para CPUs de 32 bits, incluindo processadores x86 e ARM de 32 bits, garantindo compatibilidade apenas com processadores x86-64 e ARM64 de 64 bits. 

O Windows 11 recebeu uma recepção mista no lançamento. A cobertura de pré-lançamento do sistema operacional se concentrou em seus requisitos de hardware mais rígidos, com discussões sobre se eles tinham a intenção legítima de melhorar a segurança do Windows ou como uma manobra para vender mais dispositivos aos clientes e sobre o lixo eletrônico associado às mudanças. Após o lançamento, ele foi elogiado por seu design visual aprimorado, gerenciamento de janelas e foco mais forte na segurança, mas foi criticado por várias modificações em aspectos de sua interface de usuário que foram vistas como piores do que seu antecessor; algumas foram vistas como uma tentativa de dissuadir os usuários de mudar para aplicativos concorrentes. Além disso, alguns usuários apontaram desvantagens, como a remoção de recursos como a capacidade de mover a barra de tarefas e maiores requisitos de sistema que podem excluir dispositivos mais antigos.

 

Fonte:

Wikipedia 

Adrenaline 

Gs.statcounter

 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec

8227