Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



Associação de resistores

 

Resistores elétricos (R=U/I) são dispositivos que convertem energia elétrica (U = R*I) em energia térmica (P = U(R*I)*I) » P=R*I². Por meio da associação de resistores, podemos obter diferentes valores de resistência elétrica


Associação mista de resistores




A associação de resistores são circuitos elétricos obtidos a partir de conexões feitas entre resistores. A associação de resistores pode ser: em série, paralela ou mista

Associação de resistores é o circuito elétrico formado por dois ou mais elementos de resistência elétrica ôhmica (constante), ligados em série, paralelo ou ainda, em uma associação mista. 

  • Quando ligados em série (Associação de resistores em série), os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica (Rs » I=I=I)
  • Quando em paralelo (Associação de resistores em paralelo), o potencial elétrico é igual para os resistores associados (Rp » P=P=P)


Um resistor (Um conjunto de resistores de chumbo axial de resistência variável) é um componente elétrico passivo de dois terminais que implementa a resistência elétrica como um elemento de circuito. Em circuitos eletrônicos, os resistores são usados para: 

  • reduzir o fluxo de corrente,  
  • ajustar os níveis de sinal, 
  • dividir tensões, 
  • polarizar elementos ativos e 
  • terminar linhas de transmissão, entre outros usos.  

Resistores de alta potência que podem dissipar muitos watts (potência) de energia elétrica na forma de calor podem ser usados como parte de controles de motores, em sistemas de distribuição de energia ou como cargas de teste para geradores.  

Os resistores fixos possuem resistências que mudam apenas ligeiramente com a temperatura, o tempo ou a tensão operacional.  

Resistores variáveis podem ser usados para ajustar elementos do circuito (como controle de volume ou dimmer de lâmpada) ou como dispositivos sensores de calor, luz, umidade, força ou atividade química. Os resistores são elementos comuns de redes elétricas e circuitos eletrônicos e são onipresentes em equipamentos eletrônicos. Resistores práticos como componentes discretos podem ser compostos de vários compostos e formas. Os resistores também são implementados em circuitos integrados. A função elétrica de um resistor é especificada por sua resistência: resistores comerciais comuns são fabricados em uma faixa de mais de nove ordens de grandeza. O valor nominal da resistência está dentro da tolerância de fabricação indicada no componente.

 

Resistores são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica em energia térmica por meio do efeito Joule. Os elétrons (-) da corrente elétrica (I=U/R), que passam através do resistor, (R=U/I)  colidem com os seus átomos, produzindo um aumento de sua agitação térmica (Teoria Cinética dos Gases), consequentemente, o resistor emite energia em forma de calor para as suas vizinhanças.

Quando os elétrons da corrente elétrica passam através do resistor, eles perdem parte de sua energia, transferindo-a para os átomos da rede cristalina do material. Nesse processo, dizemos que a tensão elétrica, medida em Volts (V) e a corrente elétrica, medida em Ampere (A), sofre uma diminuição em seu módulo que é proporcional à resistência elétrica do material que compõe o resistor.

 

Associação de resistores em série (Rs=R1+R2+R3)

Quando ligados em série, os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica (Rs=I1=I2=I3). Na ligação em série, todos os elementos ligados estão conectados no mesmo ramo do circuito, de modo que o terminal de um dos resistores está diretamente ligado ao terminal do próximo resistor. 

  • Na ligação em série, as resistências somam-se (Rs=R1+R2+R3), 
  • Na ligação em série, os potenciais elétricos somam-se (Rs=Up1+Up2+Up3), 
  • Na ligação em série, a corrente elétrica é igual para todos os resistores (Rs=I1=I2=I3).
 

Associação em paralelo (Rp=R1*R2/R1+R2)

Na associação em paralelo, os resistores encontram-se ligados ao mesmo potencial elétrico, no entanto, a corrente elétrica que atravessa cada resistor pode ser diferente, caso os resistores tenham resistências elétricas diferentes.

  • Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo
  • Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências
  • Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.

 

Fonte:

Mundoeducacao 

Brasilescola 

Infoescola

Wikipedia


Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec