1 - Resistência,
2 - lei de ohm
3 - Potência elétrica
Resistência elétrica U=R*I » (R=U/I)
é uma propriedade física com função de se opor à passagem de corrente elétrica (Solenoide) (𝚫Q/𝚫t) no circuito e de dissipar a energia térmica (Movimento das moléculas de gás).
.
A resistência elétrica é uma propriedade física de materiais condutores cuja função é de se opor à travessia da corrente elétrica. Sua unidade de medida é o Ohm (Multímetro eletrônico) Dick Smith Electronics Q 1459, representado por Ω, em homenagem a Georg Simon Ohm, que formulou as leis de Ohm (Uma fonte de tensão, V, acionando um resistor, R, e criando uma corrente elétrica I)
(R=U/I » R*I=U)
A resistência elétrica de um objeto é uma medida de sua oposição ao fluxo de corrente elétrica (↑R=↓I) . Sua quantidade recíproca é a condutância elétrica (↑I=↓R), medindo a facilidade com que uma corrente elétrica passa. A resistência elétrica compartilha alguns paralelos conceituais com o atrito mecânico. A unidade SI de resistência elétrica é o ohm (Ω) (Georg Simon Ohm), enquanto a condutância elétrica é medida em siemens (S) (anteriormente chamada de 'mho' e então representada por ℧).
A resistência de um objeto depende em grande parte do material de que é feito.
- Objetos feitos de isolantes elétricos como borracha tendem a ter resistência muito alta e baixa condutância,
- enquanto objetos feitos de condutores elétricos como metais tendem a ter resistência muito baixa e alta condutância.
Essa relação é quantificada pela resistividade ou condutividade. Entretanto, a natureza de um material não é o único fator de resistência e condutância; também depende do tamanho e da forma de um objeto porque essas propriedades são extensivas e não intensivas. Por exemplo, a resistência de um fio é maior se for longo e fino, e menor se for curto e grosso. Todos os objetos resistem à corrente elétrica, exceto os supercondutores, que possuem resistência zero. A resistência R de um objeto é definida como a razão entre a tensão V através dele e a corrente I através dele, enquanto a condutância G é a recíproca: R = V I , G = I V = 1 R
A resistência elétrica é uma propriedade física caracterizada por evitar a livre passagem de corrente elétrica pelo circuito elétrico, dissipando a energia térmica (calor).
Pode ser definida pela primeira lei de Ohm, sendo proporcional à tensão elétrica (ddp ou diferença de potencial elétrico) (R=I/U), mas inversamente proporcional à corrente elétrica (R*I).
Ela também pode ser definida pela segunda lei de Ohm, sendo proporcional à resistividade elétrica e ao comprimento do condutor, mas inversamente proporcional à área da secção transversal do condutor. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (S.I.), a sua unidade de medida é o Ohm, representado pela letra Ω."
Resumo sobre resistência elétrica
- A resistência elétrica tem a função de se opor à travesssia da corrente elétrica e ocorre por causa da colisão entre os elétrons livres da corrente elétrica e os átomos dentro do condutor.
- A resistência elétrica de um condutor é influenciada pela sua resistividade, comprimento e área transversal.
- Calcula-se a resistência elétrica por meio da primeria lei de Ohm (R=U*I) e da segunda lei de Ohm (R=P * L/A)
- A resistividade elétrica é uma propriedade do material do condutor, variando seu valor de acordo com a temperatura em que o condutor se encontra (↑T = ↑R).
- A segunda lei de Ohm determina que a resistência de um condutor advém da sua resistividade e das suas proporções.
- Por meio do efeito Joule (Q=I²*R*I » R*I²), diversos aparelhos são capazes de converter energia elétrica em calor.
Resumo sobre resistência elétrica
- A resistência elétrica é calculada por meio da primeira lei de Ohm (R=U/I) e da segunda lei de Ohm (R𝘱=L/A).
- A primeira lei de Ohm relaciona a resistência elétrica à diferença de potencial elétrico e à corrente elétrica (R=U/I).
- A segunda lei de Ohm relaciona a resistência elétrica à resistividade elétrica, ao comprimento e à área de secção transversal de um condutor (R𝑝=L/A).
- A resistência elétrica tem a função de se opor à propagação de corrente elétrica nos circuitos elétricos e dissipar energia térmica (calor), e se dá pela colisão entre elétrons livres e os átomos do condutor metálico.
- Enquanto a resistência elétrica é uma propriedade do corpo, a resistividade elétrica é uma propriedade do material do corpo.
- Por meio do efeito Joule, que ocorre em materiais que possuem resistência elétrica não nula, é possível termos a conversão da energia elétrica em calor.
A primeira lei de Ohm é a lei que determina a proporcionalidade entre a tensão elétrica e a corrente elétrica, resultando em uma resistência elétrica constante (R=U/I).
A primeira lei de Ohm determina que a Tensão elétrica (U) é proporcional à corrente elétrica (I) para uma resistência constante em materiais ôhmicos. Já os dispositivos não ôhmicos não obedecem a essa lei, ainda que sejam calculados pela mesma fórmula que os ôhmicos. O gráfico obtido por meio dessa lei é uma reta inclinada que representa a resistência elétrica e nos mostra que à medida que aumentamos o valor da ddp, a corrente também aumenta (↑U=↑I)
A lei de Ohm afirma que a corrente através de um condutor entre dois pontos é diretamente proporcional à tensão através dos dois pontos. Introduzindo a constante de proporcionalidade, a resistência (Sistemas de ignição automotiva), chega-se às três equações matemáticas usadas para descrever esta relação (Elementos de Eletricidade):
1 - U=R*I
2 - I=U*R
3 - R=U*I
Mais especificamente, a lei de Ohm afirma que o R (resistência) nesta relação é constante, independente da corrente (Artigos Elétricos, Volume 1). Se a resistência não for constante, a equação anterior não pode ser chamada de lei de Ohm, mas ainda pode ser usada como uma definição de resistência estática/CC. A lei de Ohm é uma relação empírica que descreve com precisão a condutividade da grande maioria dos materiais eletricamente condutores em muitas ordens de grandeza de corrente. Contudo alguns materiais não obedecem à lei de Ohm; estes são chamados de não ôhmicos.
A lei recebeu o nome do físico alemão Georg Ohm, que, num tratado publicado em 1827, descreveu medições de tensão e corrente aplicadas através de circuitos elétricos simples contendo vários comprimentos de fio. Ohm explicou seus resultados experimentais por meio de uma equação um pouco mais complexa do que a forma moderna acima (História).
As leis de Ohm permitem calcular importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito. No entanto, essas leis só podem ser aplicadas a resistências ôhmicas, isto é, corpos cujas resistências tenham módulo constante.
Resumo sobre a primeira lei de Ohm
- A primeira lei de Ohm relaciona a tensão elétrica e a corrente elétrica que geram uma resistência elétrica (R=U/I).
- A resistência é diretamente proporcional ao potencial, mas inversamente proporcional à corrente (R/U*I), (R*I=U).
- A fórmula para o cálculo da primeira lei de Ohm é: resistência igual à diferença de potencial (ddp) dividida pela corrente (R=U/I).
- O gráfico da ddp pela corrente resulta em uma reta diagonalizada que representa a resistência.
- Usa-se a primeira lei de Ohm sempre que queremos saber a resistência, a ddp ou a corrente em um circuito.
Potência elétrica (P=U*I)»P=(R*I)*I»(P=R*I²)
é a energia elétrica (Ep»U (ddp)»I=U*R) que é transformada a cada segundo. A unidade de medida de potência elétrica é o watt, que equivale a joule por segundo.
Potência elétrica (Torre de tensão na linha de transmissão de 400 kV ) é a taxa na qual a energia elétrica é transferida por um circuito elétrico. A unidade SI de potência é o watt, um joule por segundo (1W=1J/1s). Os prefixos padrão aplicam-se aos watts como acontece com outras unidades SI: milhares, milhões e bilhões de watts são chamados de quilowatts (1000 W), megawatts (10000 W) e gigawatts (1000000 W), respectivamente. Um equívoco comum é que a energia elétrica é comprada e vendida, mas na verdade a energia elétrica é comprada e vendida. Por exemplo, a electricidade vendida aos consumidores é medida em termos de quantidades de energia, quilowatts-hora (quilowatts multiplicados por horas), e não a taxa a que esta energia é transferida.
A energia elétrica é geralmente produzida por geradores elétricos, mas também pode ser fornecida por fontes como baterias elétricas. Geralmente é fornecido a empresas e residências (como eletricidade doméstica) pela indústria de energia elétrica por meio de uma rede elétrica.
A energia elétrica pode ser distribuída por longas distâncias por linhas de transmissão e usada para aplicações como movimento, luz ou calor com alta eficiência (Física Ambiental),
Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica (𝚫E) fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Pode ser calculada por meio de grandezas como Tensão elétrica (U=R*I), Corrente elétrica (I=U/R) e resistência elétrica (R=U/I), e sua unidade de medida é o watt.
O cálculo da potência elétrica é de grande importância, uma vez que, por meio dele, é possível determinar qual será a quantidade de energia elétrica consumida (𝚫Ec/𝚫t) por um dispositivo elétrico durante um determinado intervalo de tempo.
A potência elétrica é utilizada nos
cálculos do consumo de circuitos elétricos, sendo classificada como
ativa, reativa ou aparente.
A potência elétrica é uma grandeza física que mede o quanto de energia um circuito elétrico precisa para funcionar durante determinado tempo, influenciando assim no consumo de energia elétrica dos dispositivos elétricos.
Quanto maior for a potência elétrica, maior será o gasto de energia (↑P=↑Ec). A potência elétrica pode ser usada para calcular a energia gasta em instalações elétricas.
Como qualquer outro tipo de potência, a
potência elétrica pode ser calculada dividindo-se a energia consumida,
ou transformada, pelo intervalo de tempo (P=Ec/t). Entretanto, existem fórmulas
de potência mais específicas que relacionam grandezas como tensão elétrica (U=R*I), corrente elétrica (I=U/R) e resistência elétrica (R=U/I).
A potência elétrica pode variar em muitas ordens de grandeza de acordo com a aplicação estudada. Veja alguns exemplos!
- Um chuveiro elétrico dissipa, em média, 5 kW de energia elétrica na forma de calor a cada segundo (5Kw/s).
- Usinas hidrelétricas geram eletricidade a uma taxa de 30 MW.
- Um chip de computador consome 1 mW de energia elétrica.
Resumo sobre potência elétrica
- A potência elétrica mede a quantidade de energia elétrica concedida aos circuitos elétricos durante um intervalo de tempo (P=𝚫E/t).
- A unidade de medida da potência elétrica é o Watt.
- A potência elétrica pode ser calculada por meio das relações existentes entre a resistência elétrica, tensão elétrica e corrente elétrica.
- A potência elétrica pode ser ativa, reativa ou aparente.
- A potência ativa é aquela utilizada na transformação da energia elétrica em outra energia útil, ocasionando luz, movimento e calor, e medida em em quiloWatts (kW).
- A potência reativa é a potência inútil, que não foi utilizada pela potência ativa, medida em quiloVolt-Ampere reativo (kVAR)."
Fonte:
Wikipedia (Resistência elétrica e condutância)
Fonte:
Wikipedia (Lei de Ohm)
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário