Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



29/12/2014

Retrospectiva 2014


Retrospectiva 2014 

O que aconteceu de melhor e de pior no mundo digital


http://olhardigital.uol.com.br/video/confira-o-olhar-digital-retrospectiva-2014-pgm088/45893


4G é a sigla para a Quarta Geração (em inglês: Fourth Generation) de telefonia móvel. A 4G está baseada totalmente em IP, sendo um sistema e uma rede, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio e computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbit/s em movimento e 1 Gbit/s em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.

1) 4G de boa qualidade pode aparecer em 2015 
2) Depois de 10 anos, Marco Civil da Internet foi aprovado
Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

O projeto surgiu em 2009 e foi aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014 e no senado federal em 23 de abril de 2014, sendo sancionado logo depois por Dilma Rousseff.

A ideia do projeto, surgida em 2007, foi adotada pelo governo federal em função da resistência social ao projeto de lei de cibercrimes conhecido como Lei Azeredo, muito criticado sob a alcunha de AI-5 Digital. Após ser desenvolvido colaborativamente em um debate aberto por meio de um blog, em 2011 o Marco Civil foi apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados, sob o número PL 2126/2011. No Senado, desde 26 de março de 2014 o projeto tramitou sob o número PLC 21 de 2014, até sua aprovação em 23 de abril de 2014.
O texto do projeto trata de temas como neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados, a função social que a rede precisará cumprir, especialmente garantir a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores.
  • garantia de não violação da vida privada; 
  • a qualidade da conexão deve estar alinhada com o contratado; 
  • e dados pessoais só podem ser repassados a terceiros se o internauta autorizar – ou em casos judiciais. 
  • Além disso, a neutralidade da rede garante que as operadoras ficam proibidas de vender pacotes de internet pelo tipo de uso. Assim, o provedor de acesso deve tratar da mesma forma todos os pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, serviço ou aplicativo.
O Marco Civil prevê ainda a preferência por tecnologias, padrões e formatos abertos e livres, e a de se estimular a implantação de centros de armazenamento, gerenciamento e disseminação de dados em território nacional. 
A ideia é promover a qualidade técnica, a inovação e a difusão das aplicações de internet, sem prejuízo à abertura, à neutralidade e à natureza participativa. 
2014 marcou o fim desta novela e uma vitória para a internet brasileira.
3) O adeus da Nokia
A Nokia Corporation (pronúncia em finlandês: [ˈnɔkiɑ], nóquia) é uma empresa finlandesa de telecomunicações que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia. Em 2007 era líder mundial na fabricação de aparelhos, de um modo geral, para comunicações móveis, com aproximadamente 40% do mercado de telecomunicações.
Em 3 de setembro de 2013 a Microsoft Corporation, compra a divisão de aparelhos móveis da Nokia por cerca de US$ 7,2 bilhões a Microsoft Brasil ganha a vantagem da fabricação local ao ingressar no crescente mercado local de smartphones. - que já superou o de celulares simples. - Desde 1998, a Nokia, que tem 2 mil funcionários no país, conta com uma fábrica na Zona Franca de Manaus (Por dentro da fábrica da Nokia em Manaus).

A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014 e Microsoft Mobile é o novo nome.
Em outubro de 2014, a marca de telemóveis desaparece.
Uma companhia start-up ou startup é uma empresa com um histórico operacional limitado. Essas empresas, geralmente recém-criadas, estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo se tornou popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de empresas ponto com foram fundadas.
Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica dela é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups.
Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: o franqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franquiador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro. Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras são empresas startups. Startups não são somente empresas de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria.

Outras duas startups que surpreenderam criaram o Vessyl e o SCiO. O primeiro produto se trata de um copo inteligente repleto de sensores que analisam em tempo real as moléculas de qualquer líquido que você despeje no copo. Além de identificar o líquido, o copo ainda mostra informações nutricionais como quantidade de calorias, açúcar, proteína e cafeína daquela bebida. 

5) Serviços de streaming conquistam brasileiros

Óculos, pulseiras, relógios... 2014 também foi o ano da tecnologia de vestir.

Depois do precursor Google Glass, diversos dispositivos surgiram nesse mercado. Já são inúmeras as pulseiras inteligentes (SmartBand) que prometem controlar sua qualidade de vida.

Os smartwatches são outra categoria que cresceram bastante e conquistaram novos usuários este ano. Esses relógios inteligentes são praticamente uma extensão do smartphones no pulso – com acesso à internet e aplicativos.

Este ano, até a Apple entrou nessa dança e lançou seu primeiro iWatch. Este ano foi um verdadeiro pontapé inicial no setor de tecnologia vestível. Mas, a partir de 2015, devemos ficar ainda mais conectados com gadgets que farão ainda mais parte do nosso dia a dia além do smartphone.
7) Médicos brasileiros apostam em consultas por telepresença
Todos os equipamentos têm imagem e som em alta definição para que os especialistas possam conversar com os pais e as crianças, acessar resultados e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião. A gente sabe, é necessário uma banda larga robusta para transmitir vídeo em HD em tempo real. A solução foi usar uma rede de fibra óptica da Universidade combinada com o serviço de telefonia móvel local; tudo em uma rede VPN dedicada.

23/12/2014

Sistema móvel Android



http://www.24horasnews.com.br/tecnologia/ver/e-preciso-usar-antivirus-no-androidr.html




Android é um sistema operacional móvel (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário (GUI) baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como Smartphones e Tablets;
  • com interfaces específicas para TV (Android TV), 

O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores (PCs) e outros dispositivos eletrônicos.

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de SO móveis. Dispositivos com o sistema Android vendem mais que eletrônicos com; 

Windows, iOS e Mac OS X combinados, com vendas em 2012, 2013 e 2014 (global mobile statistics 2014) perto da base de computadores do mundo.

Confira:
Comparativo de aplicativos:
Android, iOS e Windows Phone lado a lado [vídeo]
O hardware dos smartphones está cada vez mais potente e o número de opções de aparelhos no mercado não para de crescer. Entretanto, não são todos os usuários que estão preocupados com a potência máxima de um celular. Muitos adquirem um smartphone apenas para utilizar aplicativos básicos para comunicação no dia a dia.
Para esse público, qual é o sistema operacional mobile mais indicado? Android, iOS ou Windows Phone? Será que há muita diferença entre eles?

Como se pôde conferir, em se tratando dos serviços mais comuns utilizados nos smartphones praticamente não há diferença entre eles. Se você se enquadra neste perfil, é bem provável que tanto Android, quanto iOS ou Windows Phone sejam capazes de suprir as suas necessidades (para mim tanto faz)

No entanto, antes de definir qual será o sistema operacional do seu próximo aparelho,
recomenda-se que você visite as lojas de aplicativos 
e procure os apps e jogos que você mais utiliza.

Nessas horas, a quantidade de aplicativos é o que menos importa. O ideal é que a loja possua aqueles serviços que vão atender as suas necessidades no dia a dia.


 

Em julho de 2013 a loja de aplicativos Google Play possuía mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis, sendo estes baixados mais de 50 bilhões de vezes. Uma pesquisa com desenvolvedores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos desenvolvedores para sistemas móveis desenvolviam para o Android.

Na conferência anual Google I/O de 2014, a companhia revelou que existem mais de 1 bilhão de usuários Android ativos por mês. Em junho de 2013 este número era de 538 milhões. O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licenças de código aberto, apesar da maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado. Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android Inc., a qual o Google dava suporte financeiramente. Foi comprada pela mesma em 2005 e revelado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance—consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a indústria de dispositivos móveis.

O Android é muito popular entre empresas de tecnologia que buscam um software pronto, de baixo custo e customizável para dispositivos de alta tecnologia. A natureza do software de código aberto do sistema operacional tem encorajado uma grande comunidade de desenvolvedores e entusiastas a colocar uma fundação para o desenvolvimento de projetos feitos pela própria comunidade que adicionam recursos para usuários mais avançados, ou trazem o Android para dispositivos que inicialmente não foram lançados com a plataforma. O sucesso do O.S Android fez dele um alvo para disputas de patente na chamada "guerra de smartphones" entre empresas de tecnologia. 

O que é Android?

Serão apresentados detalhes do sistema operacional Android com um olhar do usuário de smartphones e tablets: sistema operacional para smartphone e tablet, vantagens e desvantagens em usar um equipamento com Android, os equipamentos do mercado atual com Android, e algumas curiosidades. 

O avanço dos dispositivos móveis possibilitou sistemas operacionais mais avançados para nossos equipamentos. Estávamos mais familiarizados a nos referir a sistemas operacionais com computadores, desktops e notebooks, ora Windows, ora Mac OS, ora Linux, mas também em mobiles, um sistema operacional tem a função de gerenciar todas as tarefas do dispositivo - o smartphone ou tablet - e fornecer uma interface - aparência - amigável aos usuários e também, manter o bom funcionamento dos aplicativos e  dos hardwares do equipamento. Esse sistema tem como principal objetivo facilitar a experiência do usuário com o equipamento de forma a possibilitar que qualquer usuário possa executar desde funções simples até funções mais complexas.

Ao tirar uma foto no smartphone e postar em alguma rede social, não há necessidade de saber como isso é feito, simplesmente saber que tem condições de fazer isso com apenas alguns cliques. Isso e muito mais, graças a um sistema operacional.

E o Android é um sistema operacional para dispositivos móveis produzido pela Google, baseado em Linux.


Concorrentes do Android
O mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis já possuíam suas gigantes:
Como a Google se atreveu a entrar nesse mercado? A proposta foi oferecer algo integrado a seus serviços que são populares. E então, parece que está dando certo. O sistema Android está lançando novidades e direcionando tendências no desenvolvimento de aplicativos.
  • Vantagem em utilizar Android
1) Acesso a todos os serviços da Google, logo podemos acessar a Loja Virtual Google Play onde tem disponível inúmeros aplicativos gratuitos e outros pagos.

2) Integração com os serviços da Google, o usuário pode acessar suas contas do Gmail, Youtube, Google Maps entre outros.

O código desse sistema operacional é aberto, ou seja, há a liberdade de se criar aplicativos e aperfeiçoar suas usabilidades, e tais criações ficam disponíveis na Google Play. Além disso, cada fabricante tem autonomia para desenvolver sua interface. Assim, ao contrário de seus concorrentes, o Android é diferente para cada fabricante de determinada marca, que adiciona e altera conforme suas preferências.

A fragmentação do sistema Android, permitindo encontrar no mercado variações de equipamentos com suas aplicações, como TVs, dispositivos vestíveis (óculos, relógios) contribuindo para sua popularização.

  • Desvantagens em utilizar Android
A fragmentação desse sistema que pode ser encontrado em diversos tipos de equipamentos, sob o aspecto de não ser um sistema unificado.

Curiosidades sobre Android (Nicknames das versões de Android)
Para cada versão, o Android recebe um nome composto por, além de suas especificações padronizadas, um nome inspirado em um doce. Segue a lista desses nomes com suas respectivas versões:
  • Beta (versão 1.1), 

Ordenação das versões de Android
As versões seguem uma ordem alfabética: A(setembro de 2008), B(fevereiro de 2009), C(abril de 2009), D(setembro de 2009), E(outubro de 2009), F(maio de 2010), G(dezembro de 2010), H(fevereiro de 2011), I(outubro de 2011), J(julho de 2012), K(outubro de 2013), L(novembro de 2014).

Mercado Mundial
Um mercado cada vez mais competitivo onde quem mais tira proveito dessa concorrência somos nós, usuários que assistimos um avanço acelerado em inovação tecnológica, e um barateamento desses equipamentos, possibilitando qualidade para aparelhos de baixo custo.

Diante desse cenário, segundo análises do Instituto de Pesquisa Gartner,  o Android se tornou o sistema operacional mais usado em tablets do mundo, foram vendidos 121 milhões de tablets com Android, representando 62% do mercado mundial, em 2013, com um crescimento de 127% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, cerca de 195 milhões de tablets foram vendidos no mundo, um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Marcas com Android
Fabricantes que lançam seus modelos com Android e alguns exemplos desses modelos:

E a própria Google que em parceria com algumas fabricantes lança equipamentos da linha Nexus com Android, tables e smartphones.

Histórico
A Google anuncia em 2007 o lançamento de seu sistema operacional para dispositivos mobile, o Android. Originalmente desenvolvida pela Open Handset Alliance, sendo a primeira plataforma open source para desenvolvimento de aplicações móveis.

O cenário era desafiador, um sistema open source para concorrer em mercado de gigantes, críticas e mais críticas e todas as análises contrárias ao sistema. Analistas não poderiam estar mais errados, mais de 700 milhões de aplicativos em sua loja virtual, mais de 12 versões, o sistema operacional conta com mais de 1,5 de ativações diárias.
No Brasil, temos que em 2011 a venda de smartphones explodiu e então a proposta do sistema emplacou aqui e no resto do mundo. Hoje, a Google tem uma forte influência no mercado de tecnologia e inovações, determinando o caminho que as outras empresas de criação vão seguir.


Fonte:
Wikipedia 
The guardian
Tecmundo
Tecnoblog
Ibtimes
fortune
Business insider
Mobiforge
Blog do Android
Fierce developer
Techspot
Arstechnica
Businessweek
Open handset alliance
Cnet
Tom's guide
Instituto de Pesquisa Gartner
Oficina da Net

22/12/2014

Sistema móvel iOS


http://insightsof.in/tag/ios8/



iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.

A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (resultando comumente no comando desfazer) ou rotação do mesmo (resultando comumente na mudança do modo retrato para modo paisagem). 
O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch. As versões principais do iOS são lançadas anualmente. Sua versão atual, iOS 8, foi lançada no dia 17 de setembro de 2014, e ocupa de 859 MB a 1.3 GB de armazenamento do dispositivo variando para cada modelo.

Dicas para aproveitar 
os novos recursos do iOS 8 




O iOS vem com um recurso de autodestruição que identifica tentativas de acesso e apaga todo o conteúdo do aparelho.Essa opção também está disponível nas "configurações de segurança". Uma vez ativada, o usuário terá dez tentativas de acesso via senha antes de dar início ao processo que apaga totalmente o aparelho. 
Com essas dicas, além de explorar melhor seu dispositivo, vai mantê-lo bem mais seguro do que a maioria. Fonte: 

19/12/2014

A história da Microsoft (parte 5)

Microsoft - 40 anos de história 
(04/04/1975 - 04/04/2015)


http://canaltech.com.br/noticia/microsoft/Microsoft-comemora-38-anos-de-historia/


A história da Microsoft 
(parte 5) 

Já passamos da metade da história da Microsoft; 
mas ainda tem muita coisa para ser contada, então vamos lá:

Em 2005 a Microsoft faria mais um tiro certo ao apresentar a segunda geração do seu tão bem sucedido videogame, o Xbox 360, que acumulou mais de 84 milhões de unidades vendidas no mundo até hoje (tornando-o o 6º videogame mais vendido da história, ficando a frente do seu concorrente direto, o Playstation3, da Sony, que vendeu pouco mais de 82 milhões, e perdendo apenas para o líder em vendas (mas não em qualidade gráfica e tecnologia) Nintendo Wii que vendeu mais de 101 milhões de unidades.

O Xbox 360 permite aos usuários jogar online, baixar jogos, demos, comprar e ouvir músicas, programas de Tv e filmes, além de acessar aplicativo de terceiros. Os controles desta versão também foram atualizados, aliás, eles receberam um ótimo update: Passaram a ser wireless. A máquina também aceita hd’s externos, facilitando o acúmulo de games no HD. Ahh, o Xbox 360 é facilmente desbloqueado, aceitando jogos piratas, sendo 1 dos 2 fatores que contribuíram em muito para a popularidade do console.


O outro fator, com certeza você já deve ter ouvido falar e até quem sabe, teve a divertida experiência de brincar ou jogar ou malhar ou dançar ou qualquer outra atividade que ele possa simular, estamos falando é claro do Kinnect, o sensor de movimento da Microsoft para Xbox, Chamado anteriormente de “Projeto Natal”, referência à capital do Rio Grande do Norte, cidade onde nasceu o inventor do Kinnect,

O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa. (E3 2009 : Microsoft at E3 Several Metric Tons of Press Releaseapalloza)

Ele é hoje muito mais do que um aparelho para entretenimento, sendo usado em muitas outras funções mais “sérias” Xbox atualmente é usado no campo da fisioterapia para pessoas com algum tipo de lesão, treinamento de atividades e profissões que precisam de reflexos apurados, entre muitas outras.

Lançado 4 anos depois dos precursores dos jogos com movimentos corporais (o Nintendo Wii) o kinnect conseguiu remodelar a experiência, levando-a a um novo patamar, explorando mais recursos e com mais fidedignidade. Vendeu até hoje cerca de 25 milhões de unidades, sendo 8 milhões só nos 2 primeiros meses (taxa maior que o iPhone e o iPad, no mesmo período pós-lançamento, por exemplo).
Saiba também:
Como o Kinect funciona 


Agora voltando ao mundo da internet e computação, com o passar do tempo novas gigantes surgiram no mundo na área, e a maior delas, sem dúvidas, o Google. A empresa de Sergey Brim e Larry Page começaram a faturar – e muito –, explorando mercados valiosíssimos como o de anúncios e de busca, até então, não interessantes às empresas. Frente a esse bilionário mercado, a Microsoft e demais empresas não puderam fechar os olhos e começaram a mirar neste target.
Sua aposta para este mercado foi o MSN Search, lançado em 2005, hoje renomeado, com melhorias, para Bing. No ano seguinte, em um esforço para aumentar ainda mais sua renda com marketing. Logo em seguida ela lançaria uma outra aposta, o CodePlex, uma plataforma colaborativa para hospedagem de projetos open source que conta com páginas wiki, painel de controle baseado em Mercurial e outras ferramentas.

Também em 2006 a empresa passaria por um “realinhamento de prioridades” conforme descreveu Bill Gates. Em 2 anos ele deixaria o posto de Arquiteto de Software Chefe após cerca de 30 anos. Gates, que até então tinha comandando cada projeto de perto, continuaria “apenas” como Chairman, Presidente do Conselho de Diretores e Conselheiro de Projetos Chave.


Ainda em 2006 a empresa lançaria o Zune para tentar competir com o mercado gigantesco que a Apple explorava sozinha (leia mais a respeito). O primeiro modelo contava com um HD de 30 GB e permitia armazenar músicas, vídeos e imagens, além de contar com um sistema Wi-Fi para que diversos Zunes se conectassem e compartilhassem arquivos entre si (coisa que o iPod ainda não fazia).  No entanto as “cláusulas” de compartilhamento não eram muito práticas. Por exemplo, se você copiasse a música do Zune de algum amigo, só poderia reproduzi-la 3 vezes em no máximo 3 dias. Por estas e outras o Zune não fez sucesso e foi integrado ao sistema do Xbox, como Xbox Music e Xbox Video, sendo então descontinuado.

Em 2007, após o ótimo lançamento do Xbox 360 e a mudança de ares de Biil Gates chegou ao mercado o Windows Vista, 6 anos após o último lançamento no ramo de sistemas operacionais da marca.
O sistema teve 2 pontos primordiais a serem seguidos na hora do desenvolvimento, o primeiro era uma carência dos tempos do Windows XP, a vulnerabilidade a vírus, pragas, malwares, etc.

Por este motivo o WindowsVista era focado na segurança apresentando algumas ferramentas exclusivas, como o irritante UAC ou Controle de Contas de Usuário em português (CCU) que lhe perguntava se você tinha certeza para cada ação que ordenava ao Windows. No entanto outras ferramentas foram de grande valia, como a criptografia BitLocker, design novo para bordas, menus e barras de tarefas, novo botão iniciar, uma nova interface gráfica e visual chamada “Aero”, a função Windows Search, subsistemas de áudio, rede e vídeo repensados, funções como Windows DVD Maker, facilidade no compartilhamento de arquivos em redes domésticas através da tecnologia peer-to-peer (a mesma das redes torrents), entre outras. Com o sistema também veio a versão 3.0 do .NET, e se você é desenvolvedor, sabe que isso foi uma mão na roda.

Alcançando a marca de 20 milhões de unidades vendidas em 1 mês após o lançamento, o Sistema Operacional Windows Vista não emplacou, segundo os usuários, porque o sistema era muito pesado e precisava de um computador muito potente para rodar o ambiente gráfico Aero, por exemplo.

Por causa disso o Windows Vista alcançou, em seu melhor momento, 19% das máquinas do mundo. O problema na verdade não foi tanto por culpa do próprio Windows Vista, mas sim de quem estava concorrendo com ele: O Windows XP, que nessa época, 2009, ainda tinha 63% do mercado, isso após 8 anos de seu lançamento!! Hoje o Windows Vista está instalado em míseros 3% dos computadores do mundo.

Bom, junto ao novo SO veio também o novo integrante da família Office, como já estava se tornando de praxe nos lançamentos da marca. Assim como o Vista, o Office 2007 também foi totalmente remodelado visualmente, incluindo o uso de abas e de um botão Office (semelhante ao botão Windows nos SO’s) ao invés dos antiquados menus e barras de ferramentas. A nova interface gráfica ficou conhecida como Interface Fluente. A suíte veio com novidades entre os aplicativos, como o Microsoft SharePoint, um programa desenhado especialmente para pequenos empresários. O pacote vendeu muito bem, estando presente em 81% das empresas pesquisadas em 2010


No ano de 2007, para fechar com chave de ouro, a Microsoft assinou um contrato de 5 anos com a Viacom. Viacom, uma companhia americana que atua no ramo de mídia massiva, atuando principalmente no ramo do cinema e da tv a cabo (sendo a 5ª maior do mundo no ramo). Com o acordo a Microsoft pôde usar vários produtos televisivos da empresa e ainda os seus estúdios para gravar materiais para o Xbox Live e para o MSN. Em contrapartida, a Viacom tornou-se o primeiro nome da MS para desenvolvimento de alguns jogos e distribuição através do MSN e Windows. Já a Atlas, divisão de marketing da Microsoft tornou-se a fornecedora exclusiva de publicidade não vendida para sites da Viacom. A Microsoft também comprou uma grande quantidade de publicidade em transmissões Viacom próprias e redes on-line, e colaborou em promoções e patrocínios para a MTV e BET (Black Entertainment Television), dois canais de Tv a cabo da Viacom.

Ainda na onda dos lançamentos de 2007 (Vista e Office 2007), sairia do forno no início de 2008 o novo Windows Server 2008, SQL Server e o Visual Studio 2008 no ramo dos produtos “secundários”. O que trouxe mais melhorias foi o primeiro aplicativo citado, escrito a partir do mesmo código do Vista e compartilhando boa parte da arquitetura e funcionalidades. As novidades e segurança também estão presentes, além de um firewall mais avançado, melhorias no kernel, memória e sistema de arquivos.

Confira:
A história da Microsoft (parte 6) 


Fonte:
Oficina da Net 
Cnet 

14/12/2014

PC ligado (longo período)


http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/deixar-o-pc-ligado-direto-causa-algum-problema.html


Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

(É recomendado desligar o PC, em caso de longo período)
Se você é um gamer veterano, ou um usuário compulsivo da rede de torrents ou ainda um atendente de posto de conveniência 24 horas, certamente já se fez essa pergunta: Será que o Pc estraga ao ficar um grande período sem desligar? As informações são divergentes, não há consenso sobre qual a melhor estratégia e o que vale é a experiência do próprio usuário. Segundo alguns relatos é melhor desligar a máquina o menos possível, para outros é necessário economizar a vida dos componentes com desligamentos regulares. Mas por que isso?

Bom, segundo alguns usuários e especialistas, o melhor é desligar o menos possível, pois o equipamento desgasta mais com o ciclo liga-desliga (com a energia aplicada aos componentes para liga-los), do que com um estado de constância de funcionamento (energia sempre igual) por vários dias ou meses seguidos.

O vital neste processo é que você mantenha seu computador sempre bem ventilado, com coolers de acordo às suas necessidades, por exemplo, se você joga muito, seu pc esquentará mais que o computador da sua mãe que usa só o Word, (PC's utilizado para jogos necessita de uma certa quantidade de memória), podendo provocar um autoaquecimento quando ligados por um longo período sem uma ventilação adequada.

Nesse caso será necessária uma refrigeração de qualidade, e então, poderá ficar por dias a fio sem um shutdown (desligamento)

Uma limpeza nesse caso será de extrema necessidade, também. Abrir, limpar e retirar o pó vai fazer seu cooler girar perfeitamente e dar a refrigeração necessária. Em último caso abra sua cpu e coloque um ventilador virado para o hardware, hardcore gamers irão entender.

Mas e por que estamos batendo tanto na tecla da temperatura do PC? Porque o problema não é ele ficar ligado, e sim o aquecimento que será gerado a partir disso. E isso sim inspira cuidados, pois o sistema tem um mecanismo de autodefesa em que, atingida certa temperatura, ele desligará automaticamente, podendo ocorrer perda de dados, queima de peças, como HD, etc. aliás, somente o fato de ele esquentar (autoaquecimento) muito durante o uso já poderá gerar danos à máquina.

Bom, o computador é uma máquina e como tal, foi projetado e construído para funcionar, certo? Certo, porém alguns “reinícios” de sistema serão necessários às vezes. Quando? No mínimo todas as 2ª terças-feiras de cada mês. E por que esse dia? Porque é o dia em que a Microsoft lança as atualizações automáticas no Windows Update, e após instalá-las, será necessário reiniciar a máquina para que elas entrem em vigor. Ahhh, também é altamente recomendado a reinicialização do computador periodicamente para limpar a memória RAM. Após muito tempo ligado é normal que a memória acumule “lixo”, proveniente dos programas e aplicações abertas por você e pelo sistema, ocasionando a lentidão do PC. Reiniciá-lo torná-lo-á rápido novamente.

Um outro problema que pode ser causado pelo uso constante da máquina é o monitor “gravar” imagens que são exibidas por muito tempo. Esse problema se chama “Burn in” (do inglês “queimar”, pois o defeito é causado pelo superaquecimento e queima dos pixels da região) e acontece principalmente com computadores de estabelecimentos 24h, que ficam sempre exibindo a mesma imagem estática. Mas não pense que nós, usuários domésticos, estamos livres, pelo contrário, se você está sempre navegando pela internet ou conectado ao Facebook, pode ser que seu monitor “imprima” a barrinha lateral de rolagem, por exemplo. Para evitar isso é que a função da proteção de tela foi inventada. Bom, se vai deixar seu pc ligado por muito tempo, ao menos desligue o monitor e não tenha essa preocupação a toa.

Agora, se você está com medo de  que o server da empresa estrague, não se preocupe, os servidores tem peças especiais, como “super” HD’s, projetados para NUCA serem desligados. O máximo de dano que ocorrera nestas máquinas é a queima de algum cooler e a necessidade da substituição. Não mais do que isso.

Atenção (o mais importantes de todos)
Outro ponto negativo de não desligar o pc será, é claro, a conta de luz gerada. Dependendo da sua fonte, de 300 watts, 500 watts, 1200 watts, etc. o gasto irá puxar sua conta de energia lá para cima. Segundo Cálculo de energia on-line;
  • um computador de 300 W ligado por 24 horas, durante 30 dias no mês, irá consumir, nada mais, nada menos do que R$ 540 reais por mês!!! Já se o seu pc for de 500 W, prepare-se para desembolsar R$ 900 todo dia 10...

E um último ponto: Se você não quer deixar seu pc ligado direto, mas mesmo assim, não quer desliga-lo por completo, já que vai dar uma saidinha rápida, pode usar a função “hibernar” ou “suspender” o sistema. Confira qual é o mais apropriado para a sua situação e veja se vale a pena.

Bom, como foi dito, manter o pc ligado por muito tempo, com certeza vai diminuir a vida útil dos componentes, afinal ele é um eletrônico, e todos as máquinas sofrem essa depreciação com o uso contínuo, porém é muito mais provável que você aposente seu PC por ele estar tecnologicamente obsoleto do que por estar “gasto” em decorrência de tanto tempo ligado.

Deixar o PC ligado direto causa algum problema?
  • Vantagens de não desligar o computador
Assim que o botão “Ligar” é apertado, inicia-se uma sequência de procedimentos na máquina: verificação do BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída do computador), carregamento do sistema operacional, preenchimento do login do usuário e, finalmente, processamento dos programas nativos e de atividades residentes.
Ao deixar o PC ligado, os usuários não perderão os poucos, mas inconvenientes, minutos de espera antes do término da inicialização do sistema. Além disso, poderão programar a atualização de aplicativos e recursos automaticamente pela internet.

Outra vantagem é evitar que os componentes sofram certa deterioração devido às variações de temperatura nos períodos entre o ciclo de ligar e desligar o PC. Apesar do desgaste das partes mecânicas ser uma característica comum a todos os eletrônicos, as peças internas do computador são extremamente sensíveis a variações do ambiente, o que torna o estresse a que são submetidas ainda mais prejudicial.
  • Os problemas de deixar o PC ligado
O primeiro deles é o aumento do consumo de energia da residência, já que, mesmo com o monitor e outros equipamentos desligados, o computador ainda precisará de eletricidade para manter suas placas e demais componentes em funcionamento. Além disso, essa constante atividade pode vir acompanhada por ruídos, que devem incomodar bastante quem tem um computador no quarto.


Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.
Quanto ao funcionamento dos softwares, PCs que não são desligados deixarão de executar importantes procedimentos que os sistemas operacionais realizam durante a inicialização e o desligamento. Além disso, caso o computador esteja continuamente conectado à internet, há sempre o risco de ocorrerem infecções por malwares.

A alternativa mais indicada
Para facilitar a vida dos usuários, as versões mais modernas do: 
  • Windows (o sistema operacional mais utilizado no mundo)
  • Mac (o sistema da Apple para computadores) e 
  • Linux (o sistema operacional de código aberto que mais cresce no mundo)
possuem uma opção importada da “hibernação” dos Notebooks: o modo “suspender” ou “repouso”. Com ela, o sistema operacional irá desativar uma série de componentes não vitais do PC e diminuir o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina.

Outra vantagem do modo de suspensão é que a memória RAM do equipamento continuará ativa. Sendo assim, suas operações poderão ser reativadas instantaneamente e seus ambientes ficarão menos vulneráveis a infecções por atualizações automáticas.
Ainda na suspensão, é importante ter proteções contra instabilidades na rede elétrica, como estabilizadores e nobreaks, pois os computadores ainda permanecem ligados à energia. Além disso, recomenda-se fazer uma limpeza de prevenção a cada seis meses para remover toda a sujeira e poeira acumulada pelo cooler.


Aprenda a: 

Fonte:
Windows update
Oficina da Net
Energia
Techtudo

 

13/12/2014

Compras on line


http://www.assimcomovcs.com/2013/03/compras-online-com-seguranca-e-desconto.html


5 sites para comparar os menores preços 
na internet


Geralmente, na internet (Confira: Tipos de comercio eletronico) o consumidor encontra o mesmo produto por um valor inferior ao de uma loja física. Na web sempre há boas ofertas, com várias opções de pagamento. Claro que não podemos cair na primeira tentação, e igualmente estamos acostumados a fazer nas lojas convencionais, na internet sempre é bom dar uma boa pesquisada nos preços. Veja aqui que o Procon divulgou uma lista de sites que NÃO se deve comprar.
Confira também: A lista negra divulgado pelo Procon

Para isso, veja uma lista com cinco sites para consultar e comparar o menor preço antes de realizar uma compra. (Quando for fazer uma compra on line, faça em um loja online confiável)

1) Google Shopping Brasil 

O Google Shopping Brasil é um dos buscadores mais usados pelos internautas. Com visual simples, a ferramenta exibe produtos das principais lojas do Brasil. Para usá-lo é muito fácil, basta digitar o nome produto desejado local indicado e aguardar o resultado, que também pode ser filtrado de acordo com a necessidade. O buscador só pode ser acessado através da web.


2) Buscapé


Outro site de busca bastante popular no Brasil é o Buscapé. Ele já está na internet há 15 anos e é uma das ferramentas mais completas para comparar preços. Na página é possível encontrar um menu dividido em categorias, com sugestões de serviços, lista de recomendações e ainda um guia sobre os tipos de produtos. O serviço pode ser acessado tanto da web, como também de aplicativos para Android e iOS.

3) Zura!

O Zura! é bastante simples e utiliza os resultados do motor de buscas do Buscapé. O serviço, bastante limitado, se comprado aos demais buscadores, está disponível somente na web. Mesmo modesto, conta com um visual bastante organizado, porém, nada de novo para quem é acostumado a usar o Buscapé.

4) BondFaro

O BondFaro é muito semelhante ao Buscapé, porém com visual um pouco mais limpo. Igualmente ao colega, conta com guias de produtos e está disponível também para Android e iOS. O interessante do buscador é a possibilidade de realizar uma pesquisa por marcas, já que possui filtro próprio para isso.

5) Zoom

O Zoom é um buscador bastante interessante e útil para os consumidores que se preocupam com a qualidade das lojas. O serviço exibe apenas redes qualificadas positivamente, além disso, fornece garantia de “produto entregue ou dinheiro de volta”. O serviço está disponível apenas para web, e também possui outras dicas de compra, como as opções mais adequadas de cada categoria, etc.

Fonte:
Oficina da Net
Google play store
Apple store
Assim como vocês

Total de visualizações InfoTec