Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



01/10/2014

O adeus ao Orkut


Orkut (2004 / 2014)



O Orkut foi uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários foram do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook. Na Índia também foi a segunda rede social mais visitada.

A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

Orkut passa para as mãos do Google Brasil, empresa muda diretoria no pais
Filial brasileira do Google vai assumir controle mundial do Orkut
Google Brasil assume administração do orkut


Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

Em 30 de junho de 2014, a Google anunciou a extinção do Orkut com data marcada para 30 de setembro deste mesmo ano. (o adeus ao Orkut)
No dia 30 de setembro de 2014, o Orkut foi extinto, mas o Google criou um museu de comunidades, que reúne mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão de cerca de 51 milhões de comunidades. As informações armazenadas pelos usuários ficarão disponíveis para download, pela ferramenta Google Takeout até setembro de 2016.

"A história do Orkut é o sinal de um grande futuro, em que a web explode a cada dia com novas e ótimas opções de interação social. Esperamos que as próximas décadas sejam repletas de ainda mais conexões, comunidades e conversas como as que fizeram do Orkut um lugar especial", 
diz Google inc.

confira também
A história das redes sociais: como tudo começou
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, outro tipo de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força: as redes sociais. Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme, apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados (alguns deles um tanto quanto bizarros).

Com alternativas que vão muito além de apenas Facebook, Twitter, Orkut e MySpace, nós temos gastado cada vez mais tempo do nosso dia interagindo com outras pessoas através das redes sociais. Para você ter uma noção do que estamos falando, uma pesquisa da ComScore, realizada este ano, revelou que os quase 1 bilhão de usuários da rede de Mark Zuckerberg gastam 405 minutos por mês acompanhando os seus perfis.

Mas você tem ideia de quando e como as redes sociais surgiram? Quais foram os serviços pioneiros ou o que podemos esperar desses serviços daqui para frente?
Leia sobre
Os primórdios da sociabilidade virtual




Hello, a nova rede social que poderá substituir o velho Orkut

Mais uma rede social será finalizada neste ano; a bola da vez é o velho Orkut, que será finalizado no próximo dia 30 de setembro, deixando muitos órfãos, entre eles, muitos brasileiros. Para isso, o criador do mesmo, o engenheiro de software, Orkut Buyukkokten, já está estudado a possibilidade de criar uma nova rede social denominada de Hello.com.
Orkut até mesmo já fundou a Hello Network, para partir deste ponto, poder criar o seu novo site de relacionamento. Orkut Buyukkokten conta com a parceria do engenheiro John Murphy nesta nova criação.

Sem saber na real qual será a sua nova proposta, a Hello encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e de acordo com a página que está no ar, à rede social criada pela dupla de engenheiro tem como meta ser divertida e ainda permitir que seus usuários possam compartilhar suas emoções e paixões em uma rede social segura.

Em termos reais, a criação de Orkut Buyukkokten e John Murphy é muito semelhante à antiga rede social, sendo ela apenas mais atual, aonde ainda de acordo com eles, a Hello pretende encorajar seus usuários a se juntarem a uma exploração social direcionada e ao compartilhamento de conteúdo que mostrem a personalidade de cada um.

A Hello.com não irá oferecer páginas corporativas para empresas e não irá vender publicidade, bem ao estilo do que acontece hoje em dia com a mais famosa rede social do mundo, claro que estou me referindo ao Facebook.
Para aqueles que tiveram acesso ao Orkut e também tiveram sua conta cadastrada na rede social, podem perceber que existe uma semelhança muito grande entre uma e outra. De acordo com boatos e especulações, o Google pode ser um dos grandes investidores desta nova ideia, uma vez que a empresa em questão tinha o controle do domínio Hello.com até o ano de 2008. Outra questão que leva a crer a parceria da dupla de engenheiro e a toda poderosa Google, é que ambos estão localizados na mesma cidade, no Vale do Silício, no estado da Califórnia.

Fonte:
Orkut / blog
Wikipedia
Midiatismo 
Folha de São Paulo
G1
Abril / info 
Google / Orkut
Google - suporte /Orkut
Tecmundo
Oficina da Net

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec