Realidade aumentada
Designa-se realidade aumentada (RA) a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
A definição de constantes nucleares sobre a realidade aumentada é a descrição mais consensual. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: realidade aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderá ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Azuma define a realidade aumentada como um sistema que:
- combina elementos virtuais com o ambiente real;
- é interativa e tem processamento em tempo real;
- é concebida em três dimensões.
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada (AR) é considerada a
tecnologia de ponta que permite uma visão ampliada de forma digital, que
percorre o mundo virtual para o real.
O que no passado parecia algo muito distante, hoje em dia a realidade aumentada
é algo cada vez mais próximo de nossas vidas. Ela é considerada a
sobreposição de imagens no ambiente virtual, que oferece ilusão ou mesmo
uma realidade virtual. Com a tecnologia recente, tal realidade tornou-se mais acessível através de smartphones, tablets e outros dispositivos.A definição de realidade aumentada também se dá através da sobreposição de objetos virtuais, que podem ser gerados por computador, em um ambiente real, através de algum dispositivo tecnológico, que pode ser o próprio computador, ou outro dispositivo. Deste modo, para que a realidade aumentada seja possível, é necessário um dispositivo que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.
Aplicação da realidade aumentada
A realidade aumentada, podemos considerar como algo abstrato, no geral, está escondida atrás de imagens, que podem estar presentes em vários tipos de mídias, como as impressas, nos vídeos, ou mesmo em filmes. Em dispositivos móveis, por exemplo, a realidade aumentada pode ser usada em aplicativos que operam em conjunto com uma câmera, bússola e até mesmo um GPS, que podem servir de indicadores de vários locais, como restaurantes, lojas, bares, etc.
No caso citado, o usuário, ao acionar um determinado aplicativo, pode apontá-lo para uma direção qualquer e terá o conteúdo exposto na tela de seu dispositivo, juntamente com a imagem capturada pela câmera. Através da RA é possível fazer simulações com total segurança.
- Por essa razão, a tecnologia é muito utilizada em áreas como publicidade, medicina e games, bem como
- pela indústria automobilística para fazer simulações em 3D dos modelos.
Realidade aumentada e Games
Conforme mencionado, a indústria dos games está usufruindo da tecnologia de realidade aumentada, para proporcionar aos gamers cenas mais reais, e com ainda mais interação.
O Oculus Rift é um bom exemplo disso, já que propicia imersão em diferentes jogos. O parelho funciona basicamente substituindo uma televisão, ou seja, transformando qualquer jogo em uma dimensão diferente.
Fonte:
Wikipedia
Ronald Azuma
Oficina da Net
Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário