Parte 1
Serão apresentados boas práticas de SEO on-Page (Títulos das páginas; Meta tags; Heading tags; Atributo alt em imagens; Domínio; URL do arquivo; Conteúdo.)
que um
desenvolvedor front-end pode usar para melhorar o posicionamento de suas
criações nos mecanismos de busca. Para esse artigo é interessante que o
leitor tenha aproveitado o conteúdo de outros artigos publicados
sobre SEO, pois falam de mecanismos de busca e iniciam o conteúdo de
SEO.
Iniciando com os detalhes que se deve ter atenção para que um site seja notado pelos buscadores.
- Tag Title - Títulos das Páginas
A tag HTML title é um dos mais importantes atributos de uma página
para obter um bom posicionamento de um site nos buscadores.
Para definir um título é interessante ressaltar alguns detalhes de boas
práticas de SEO. O título de uma página deve ser criado de acordo
com o conteúdo da mesma; não repita os títulos em páginas
diferentes, cada página deve ter seu título único; utilize uma mensagem
descritiva e concisa; nunca utilize títulos vagos como Início
ou Home para sua página inicial; não ultrapassar de 60 a 70
caracteres; use palavras-chave no título, mas sempre dentro de um
contexto. Evite os excessos, pois pode fazer com que seus
resultados pareçam spam para o Google; seja relevante e evite
títulos muito curtos ou clichês; escolha um título que possa
colocá-lo no conteúdo de sua página e repita-o no máximo de heading
tags, assim tanto os usuários quanto os buscadores terão certeza
que seu site oferece o que foi procurado na pesquisa
- Tag Description - Descrição das Páginas
A tag description - descrição das páginas é um atributo bem visto
pelos mecanismos de buscas, como o Google. Trata-se de uma excelente
forma de fornecer um resumo conciso e legível do conteúdo de cada página
para os usuários das pesquisas. Considere também esse recurso como uma
ferramenta de marketing que pode aumentar seu tráfego orgânico. Na
figura a seguir, a linha de código HTML referente à tag description é
utilizada para os resultados das pesquisas no buscador Google. No código
deixei apenas um texto de exemplo para a imagem ficar padronizada.
Para criar as descrições de cada página é interessante ressaltar alguns detalhes de boas práticas de SEO. Seja fiel ao conteúdo, não tente enganar os buscadores, pois isso resultará em problemas no futuro. Os buscadores irão avaliar que, se a descrição de uma página é fraca, é por que o conteúdo desta página é possivelmente fraco para o termo procurado; é o ideal, mas não é extremamente necessário, usar sempre meta tag description. O Google, por exemplo, pode indicar para o usuário da pesquisa uma descrição mais relevante ao termo utilizado, mas essa prática vai depender da qualidade do conteúdo da página; a descrição deverá respeitar o limite de 160 caracteres, pois não será exibido mais que isso nos resultados das pesquisas; seja apelativo, procure chamar a atenção do usuário. Utilize-se de Calls To Action; use sempre palavras-chave na meta description, mas lembre-se que devem aparecer naturalmente dentro do contexto da descrição, sem exageros.
- Rich Snippets
Os Rich Snippets que o Google oferece suporte podem ser: Breadcrumbs;
Eventos; Música; Organizações; Pessoas; Produtos; Receitas;
Classificações / Revisões; Comentários; As aplicações de software;
Vídeos.
O potencial de aplicação desse recurso é enorme, assim como a facilidade de sua implementação. Veja como a aplicação do Snippet Breadcrumbs é simples e rápida, basta organizar o código da página para a seguinte estrutura.
O potencial de aplicação desse recurso é enorme, assim como a facilidade de sua implementação. Veja como a aplicação do Snippet Breadcrumbs é simples e rápida, basta organizar o código da página para a seguinte estrutura.
Com a grande diversidade de Rich Snippets disponíveis, o
desenvolvedor deve avaliar qual será mais vantajoso para que a página do
site que está sendo desenvolvida tenha um bom posicionamento no futuro.
No caso de um site institucional simples, por exemplo, o uso do
breadcrumbs pode ser interessante, mas os demais recursos dificilmente
seriam aplicáveis. Entretanto, para um site que tenha em sua estrutura
um blog ou ainda uma loja virtual o uso conjunto de alguns desses
recursos pode ser extremamente proveitoso.
O Google estimula o uso desses recursos e um dos plugins mais utilizados é aquele no qual a imagem do autor da página fica à esquerda do resultado. Segue um exemplo da aplicação para a busca "Angry Bird", onde o primeiro resultado não se aplica e o segundo sim.
O Google estimula o uso desses recursos e um dos plugins mais utilizados é aquele no qual a imagem do autor da página fica à esquerda do resultado. Segue um exemplo da aplicação para a busca "Angry Bird", onde o primeiro resultado não se aplica e o segundo sim.
Para desenvolvedores que utilizam CMS, como Wordpress e Joomla, a
aplicação de Rich Snippets é extremamente simples com o uso de plugins e
extensões utilizadas por cada plataforma. Não é foco deste artigo
tratar exemplos do tipo, mas o leitor pode pesquisar sobre a infinidade
de plugins disponíveis na internet. CMS's são aplicações criadas com a
finalidade de publicar e manipular conteúdo, provendo ao usuário a
possibilidade de implementar funcionalidades para aplicações web de
forma fácil, rápida e flexível.
Estudos indicam que ter a foto ao lado do resultado da página das pesquisas rende 30% mais visitas do que os resultados sem foto, hoje você pode ter a certeza desse diferencial verificando que cada vez mais resultados aparecem com fotos ou outros Rich Snippets. Para ter esse recurso é preciso que o autor tenha uma conta no Google+, e vincule seu perfil na rede social com o site que você deseja. É muito importante mencionar que o Google beneficia a interação da página com as redes sociais como um dos critérios de posicionamento.
O Google não dá resultados apenas da ferramenta Google Imagens, mas também nas pesquisas feitas pelo site de buscas na web. Por isso é muito importante que seja feito um trabalho eficiente de otimização de imagens, podendo futuramente gerar um bom tráfego. Da mesma forma que a pesquisa tradicional, o Google também concentra seus esforços em oferecer a melhor experiência a usuários em imagem.
Estudos indicam que ter a foto ao lado do resultado da página das pesquisas rende 30% mais visitas do que os resultados sem foto, hoje você pode ter a certeza desse diferencial verificando que cada vez mais resultados aparecem com fotos ou outros Rich Snippets. Para ter esse recurso é preciso que o autor tenha uma conta no Google+, e vincule seu perfil na rede social com o site que você deseja. É muito importante mencionar que o Google beneficia a interação da página com as redes sociais como um dos critérios de posicionamento.
- URLs Amigáveis
- Otimização de Imagens
O Google não dá resultados apenas da ferramenta Google Imagens, mas também nas pesquisas feitas pelo site de buscas na web. Por isso é muito importante que seja feito um trabalho eficiente de otimização de imagens, podendo futuramente gerar um bom tráfego. Da mesma forma que a pesquisa tradicional, o Google também concentra seus esforços em oferecer a melhor experiência a usuários em imagem.
Detalhar e informar os nomes dos arquivos de imagem, esclarecendo ao
buscador sobre qual assunto está contido na imagem, é um bom começo.
Nesse caso, uma descrição ideal de nome de arquivo para uma imagem sobre
técnicas de SEO seria seo-googleimagens.jpg, que é muito mais
informativo do que IMG00123.jpg. Utilize sempre o atributo alt de forma
tão descritiva quando o nome do arquivo. Para o Google, o atributo alt é
usado com o intuito de apontar o conteúdo de um arquivo de imagem.
Alguns exemplos de conteúdo para o atributo alt são indicados pelo Google, como uso comum; melhor; muito melhor. Mas não exagere no uso de palavras-chave, pois pode levar o site a ser considerado um spam, e então ser excluído pelo Google, que também, indica que seja testado o seu conteúdo usando um navegador somente de texto, como o Lynx. E Lynx é o nome de um browser web baseado em texto - text-based - altamente configurável para uso em terminais endereçáveis e é também um dos mais antigos browsers em uso e em desenvolvimento.
Indicar um contexto para a sua imagem dentro da página onde ela está colocada, permite que os buscadores obtenham mais informações sobre ela, aproximando ao texto relevante a mesma.
Vale comentar sobre o dimensionamento e tamanho em bytes de uma imagem. Alguns sites se tornam lentos justamente por causa do carregamento de imagens.
Alguns exemplos de conteúdo para o atributo alt são indicados pelo Google, como uso comum; melhor; muito melhor. Mas não exagere no uso de palavras-chave, pois pode levar o site a ser considerado um spam, e então ser excluído pelo Google, que também, indica que seja testado o seu conteúdo usando um navegador somente de texto, como o Lynx. E Lynx é o nome de um browser web baseado em texto - text-based - altamente configurável para uso em terminais endereçáveis e é também um dos mais antigos browsers em uso e em desenvolvimento.
Indicar um contexto para a sua imagem dentro da página onde ela está colocada, permite que os buscadores obtenham mais informações sobre ela, aproximando ao texto relevante a mesma.
Vale comentar sobre o dimensionamento e tamanho em bytes de uma imagem. Alguns sites se tornam lentos justamente por causa do carregamento de imagens.
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