Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



23/10/2014

PC-G: Game computers (parte IV)


http://www.artigonal.com/hardware-artigos/memorias-ram-na-pratica-6730836.html


PC-G: Escolhendo a memória RAM

No quarto artigo da série PC-G, serão falados um pouco sobre as memórias. O tema será abordado em uma linguagem simples e ligeiramente engraçada.
Vamos conhecer as informações básicas para definir qual Módulo e Frequência podem ser adaptados ao Hardware de nossos equipamentos para o melhor desempenho.
Leia o também
PC-G: Gaming Computers (parte I).

Memória RAM 
Memória de Acesso Aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

O que é memoria RAM em video

A RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM e, naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.
Memória RAM - como funciona 


O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição e em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita, que está expressa na programação computacional.

Apesar do conceito de memória operacional de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, uma vez que atualmente essa memória se encontra espalhada dentro do próprio sistema dos atuais computadores (sistema por assim dizer "nervoso" do computador, como o humano), basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, como o disco rígido.
memoria RAM


A Bendita Memória
Serão falados sobre a bendita Memória RAM, quando digo bendita não estou exagerando. As memórias vieram para eliminar um “gargalo” na velocidade da comunicação de dados entre Processador e HD. O HD, apesar de ágil, não é capaz de gerenciar sozinho as requisições do processador, para isso foram criadas as memórias ou RAM (Random Access Memory). Elas ficaram responsáveis por intermediar as requisições do processador e as respostas do Disco Rígido (HD). Justamente por isso, um computador com muita memória não pode ser classificado potente, pois existe um conjunto de outros componentes trabalhando em paralelo.

O Lado Negro das Memórias

As memórias normalmente não possuem preços elevados, principalmente em PC’s, e as grandes fabricantes de tecnologia aproveitam-se delas para “desovar” estoques de processadores antigos/desatualizados em consumidores desatentos. É muito comum que os computadores e notebooks novos possuam a mesma quantidade de memória e HD, isso passa a impressão que todos os produtos são iguais e que o preço foi definido de acordo com a marca de quem o produziu. Errado! Principalmente porque estes componentes não são os mais importantes para à tomada de decisão na hora de comprar um produto.

No Brasil, parece que a importância da memória vai além, a maioria das pessoas sabe quanto de memória possui em seu computador mas não faz ideia do modelo do processador, por exemplo. Outra coisa muito comum é que confundam Memória RAM com espaço em disco (HD), que não tem nada haver, o que gera afirmações grotescas como: “Tenho muitos arquivos, preciso comprar mais um pente de memória”

O que temos pra hoje

Atualmente a tecnologia predominante da RAM é o módulo DDR3, que substitui a antiga DDR2 e que nos faz acreditar que no futuro será substituída pela DDR4. A verdade é que a DDR3 está em um patamar capaz de atender à quase todo tipo de Programa e Sistema da atualidade, o que fará com que seja mantida por mais algum tempo.A frequência presente na maioria dos módulos de memória DDR3 é de 1333Mhz, no caso dos módulos DDR3 podemos também optar por uma frequência maior, como 1600Mhz de acordo com a compatibilidade da placa mãe.

O Hardware está sempre à frente do Software. O que faz com que ele seja liberado, é a necessidade do mercado. Se você não é um Gamer tão harcore, provavelmente comprará dois pentes de memórias DDR3 1600Mhz com 4GB, que é totalmente saudável e pertinente nos dias de hoje. Quantidades acima de 8GB, podem ser consideradas como exagero para a maioria dos usuários e gamers.

Como escolher a Memória Ram?
  • Identificar qual é o módulo de memória compatível com sua placa mãe, informação normalmente encontrada no manual;
  • Identificar qual é a maior frequência de memória compatível com a placa mãe, também poderá ser encontrada no manual da placa mãe;
  • Definir a faixa de preço dentro das opções encontradas;
  • Pesquisar sobre o fabricante;
  • Verificar se o processador é suficientemente rápido para definir a quantidade de memória;
  • Identificar na placa mãe, se a quantidade de slots de memória (encaixes) é suficiente para receber a quantidade de módulos que deseja adquirir;
ATENÇÃO PERANTE A ISSO 
  • Memórias que trabalham em frequências maiores, tendem a produzir mais calor, o que pode gerar necessidade de Coolers Auxiliares;
  • Definir um produto à ser comprado;
  • Cotar o preço do produto nos sites/lojas de preferência;
  • Divertir-se!
 
Fonte:
Wikipedia

Tecmundo
Tecnologia - uol
Infoescola
Hardware
Artigonal

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec