Vírus Ebola |
febre hemorrágica ébola (português europeu) ou ebola (português brasileiro) (FHE) é a doença humana provocada pelos vírus do género Ebolavirus.
Os sintomas têm início duas a três semanas após a infeção, e manifestam-se por febre, dores musculares, dores de garganta e dores de cabeça.
A estes sintomas sucedem-se náuseas, vómitos e diarreia, a par de insuficiência hepática e renal. Durante esta fase, algumas pessoas começam a ter problemas hemorrágicos.
A propagação da doença em determinada população tem início quando uma pessoa entra em contacto com o sangue ou fluidos corporais de um animal infetado, como os macacos ou morcegos-da-fruta. Pensa-se que os morcegos-da-fruta sejam capazes de transportar a doença sem ser afetados.
Após a infeção, a doença é transmissível de pessoa para pessoa, inclusive através do contacto com pessoas mortas em decorrência do vírus. Os homens que sobrevivem à doença continuam a ser capazes de a transmitir por via sexual durante cerca de dois meses. O diagnóstico tem geralmente início com a exclusão de outras doenças com sintomas semelhantes, como a malária, cólera ou outras febres hemorrágicas virais. Para a confirmação do diagnóstico inicial, o sangue é posteriormente analisado para detetar a presença de anticorpos do vírus, de ARN viral ou do próprio vírus.
A prevenção é feita através de medidas que diminuem o risco de propagação da doença entre macacos ou porcos infetados e os seres humanos. Isto pode ser conseguido através do rastreio destes animais e, no caso de ser detectada a doença, matando e eliminando de forma apropriada os corpos. Deve-se também cozinhar a carne de forma adequada e é recomendado usar vestuário de proteção quando se manuseia carne. Na proximidade de uma pessoa infetada é recomendado que se lavem as mãos e que seja também usado vestuário de proteção.
Não existe tratamento específico para o vírus. O tratamento envolve a administração de terapia de reidratação oral ou intravenosa. A doença tem uma taxa de mortalidade extremamente elevada – até cerca de 90%. Geralmente ocorre durante surtos em regiões tropicais da África subsariana. Entre 1976, o ano em que foi pela primeira vez identificada, e 2014, o número de casos registados em cada ano foi sempre inferior a 1000. O maior surto registado até 2014 foi o surto de ébola na África Ocidental de 2014. A doença foi identificada pela primeira vez no Sudão e na República Democrática do Congo. Tem havido esforços no sentido de desenvolver uma vacina, embora, à data de 2014, não esteja ainda disponível.
Saiba mais sobre
Vírus Ebola
O vírus Ebola causador da Febre Hemorrágica Ebola é uma doença grave com alta taxa de mortalidade.
O vírus é transmitido através do contato com sangue, vômito, urina, fezes e secreções íntimas da pessoa infectada ou através do consumo da carne de animais infectados, como morcegos frutíferos e 'carnes de caça
Saiba como se prevenir do vírus Ebola
O Ebola provoca sintomas como febre alta, vômitos e diarreia com progressão para hemorragia interna e falência múltipla dos órgãos. Esta doença ainda não tem cura, nem uma vacina específica, sendo mais frequente na África devido a seus costumes, crenças, hábitos alimentares e também devido ao fraco sistema de saúde destes países.
Saiba mais
Brasil registra primeiro caso suspeito de Ebola.
Nesta quinta-feira (9), o Brasil registrou o primeiro caso de um paciente com suspeita de contaminação pelo vírus Ebola.
Em entrevista coletiva nesta sexta (10), o ministro da Saúde, Arthur
Chioro, afirmou que a situação está sob controle e que todos os
protocolos internacionais foram seguidos. O homem, de 47 anos, veio da Guiné e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento "UPA II" em Cascavel, no Paraná. Na madrugada de sexta-feira (10), ele foi levado para o Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, até agora, ele só apresentou um quadro febril, e não foram identificados outros sintomas da doença. O Ebola só é transmitido em caso de contato direto com fluidos corporais ou superfícies contaminadas por fluidos do paciente sintomático.
Acompanha as últimas informações sobre o caso.
O que se sabe até agora
- Quem é ele?
Souleymane Bah, 47 anos
- De onde ele veio?
Da Guiné, um dos três países africanos que enfrentam um surto de Ebola – os outros dois são da Libéria e a Serra Leoa. Segundo da Polícia Federal ele entrou no Brasil dia 19 de setembro, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde recebeu um visto de turista válido por 90 dias. Seu voo fez escala no Marrocos. No dia 23 de setembro, ele entrou com um pedido de refúgio na delegacia da PF em Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina.
- Quando o paciente começou a apresentar os sintomas?
De acordo com o Ministério da Saúde, na quarta (8) e na quinta-feira (9) dessa semana ele apresentou um quadro febril. “Até o início da noite, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos, diarreia ou quaisquer outros sintomas. Está em bom estado geral e, mantido em isolamento total.” O vírus do Ebola só é transmitido quando surgem os sintomas. Ele apresenta também tosse e dor de garganta, segundo Chioro.
- Como a suspeita será confirmada ou descartada?
As amostras já foram colhidas e os exames serão feitos no Instituto Evandro Chagas em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O resultado será divulgado em 24 horas. Mais uma amostra será colhida em 48 horas, para análise e avaliação dos resultados, conforme orientam os protocolos internacionais.
- A OMS já foi notificada?
De acordo com o ministério, a notificação foi feita na madrugada desta sexta-feira (10). O país tem 24 horas para fazer essa comunicação à entidade.
- Onde o paciente está sendo tratado?
Ele foi levado de Cascavel, no Paraná, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. Inicialmente, ele foi atendido em uma unidade de pronto-atendimento em Cascavel. Autoridades do Paraná afirmam (Secretaria de Saúde - PR) que todos as medidas recomendadas foram adotadas. A unidade de saúde no Paraná onde ele foi atendido está isolada e será reaberta somente após as 13h por determinação do Ministério da Saúde.
Fonte:
Tua saúde
Wikipedia
OMS / Ebola
CDC - Center for Disease of Control and Prevention
Medikal notes
Brasil post
Nenhum comentário:
Postar um comentário