Navegador
Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML,XHTML ou HTML5 com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.
Navegadores mais usados no Brasil
1) O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de renderização o WebKit, da Apple Inc. e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework).
Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro navegador mais usado do mundo (04/01/2010), atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu navegador principal. Ainda em outubro de 2010, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%. (participacao do internet explorer 6 se extingue no mercado de navegadores)
Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário ("chrome").
Em 2 de setembro de 2008 saiu a primeira versão ao mercado, sendo esta uma versão beta. Finalmente, em 11 de dezembro de 2008 foi lançada uma versão estável ao público em geral. O navegador está disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas Windows (Microsoft) Mac OS X (Apple) Android (Google) Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSE (Linux).
Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 39,15% dos usuários contra 29,71% do Internet Explorer e 20,06% do Mozilla Firefox, segundo a StatCounter. Além de desenvolver o Google Chrome, o Google ainda patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que é desenvolvido pela Fundação Mozilla. Atualmente, a versão 25 é a mais usada no mundo.
A partir da versão 28 (Chrome 28) o Chrome deixa de usar o WebKit como motor de renderização e passa a usar o Blink, desenvolvido pelo Google.
2) Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.
Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Anteriormente o navegador e o Mozilla Thunderbird, outro produto da Mozilla Foundation, eram os destaques do grupo. Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.
Antes do lançamento da versão primeira 1.0, em 9 de novembro de 2004, o Firefox havia sido aclamado pelo site americano Forbes. Com mais de 25 milhões de transferências nos primeiros 99 dias após o lançamento, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos.
A marca de 50 milhões de transferências foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente 6 meses após o lançamento da versão 1.0. Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou os 75 milhões de transferências, e a 19 de outubro de 2005 alcançou os 100 milhões de transferências, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0. Obtendo cerca de 17.000 complementos disponíveis em 26 de julho de 2012 os add-ons haviam ultrapassado a marca de 3 bilhões de downloads.
O Firefox destaca-se como alternativa ao Microsoft Internet Explorer e reativou a chamada Guerra dos Navegadores.
Segundo o StatCounter, atualmente cerca de 20,01% de todos os usuários da Internet do mundo utilizam o Firefox, sendo o terceiro navegador mais utilizado no mundo, atrás do Google Chrome que aparece com 42,68% dos usuários, e do Internet Explorer que aparece com 25,44%. O navegador tem tido sucesso particular na Indonésia, Alemanha e Polónia, onde ele é o navegador mais popular com 58%, 45% e 44% do mercado de participação, respectivamente.
3) Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, MSIE, WinIE ou Internet Explorer é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.
O Internet Explorer é um componente integrado desde o Microsoft Windows 98. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre tenha havido um ciclo mensal de correções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chegou aos usuários disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de atualização crítica), além de estar pré-instalada no Windows Vista e no Windows 7 (a versão 8 Beta) (onde possui algumas funções a mais). A versão 8, lançada em 19 de março de 2009, é disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008. (Internet Explorer - download)
Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado. O navegador ainda roda em Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
Desde o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".
Um de seus principais concorrentes foi o Netscape, hoje descontinuado. Atualmente, seus maiores concorrentes são o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Opera e o Safari.
Em março de 2013 era o segundo navegador mais usado no mundo, com 29% dos usuários, contra 37% do Google Chrome e 21% do Mozilla Firefox segundo dados da StatCounter.
Navegador lento?
Saiba o que pode estar o deixando lento
Navegar pela internet é necessário. Porém, nada
mais chato do que um navegador lento, não é verdade? Saiba que isso é
problema para muitas pessoas, e várias delas nem imaginam o que pode
estar causando a lentidão.
Veja as dicas para descobrir qual o problema que o seu navegador está enfrentando e também algumas soluções para melhorar o desempenho.- Memória cheia
Dessa forma, (atenção) fique atento ao número de abas que são abertas no seu navegador. A cada nova janela, mais espaço é consumido na memória, e com isso, a lentidão do navegador, em alguns casos é inevitável.
Se este for o seu caso, o melhor a fazer é adquirir uma memória RAM de maior espaço, ou ter cuidado ao abrir várias janelas no navegador.
- Disco
- Limpeza do cache
- Extensões e Plug-ins
Quando você navega, vários desses plug-ins e extensões estão sendo executados. Então, a melhor forma para resolver o problema da lentidão do browser é mesmo desativar tais plug-ins e extensões, ou mesmo descobrir quais deles estão causando a lentidão.
Eis um plug-in que é dos maiores causadores de lentidão nos navegadores, o módulo de segurança dos bancos, coimo resolver.
- Rede
Fonte:
El País - tecnologia
Hitslink - Marketshare
Folha de São Paulo
Tecmundo
gs - Statcounter
Mozilla
Linux - br
Techcrunch
Mashable
Forbes
W3schools
Mozilla - arquivo
Mozilla - blog
Microsoft - Windows
Abril - Info
Wikipedia
Oficina da Net
Profissionais ti
Nenhum comentário:
Postar um comentário