Consoles de jogos eletrônicos de quarta geração (era dos 16 bits) |
Consoles de jogos eletrônicos de quarta geração (era dos 16 bits) - (1987 - 1996)
Na história dos videogames, a quarta geração de consoles de videogame, mais comumente chamada de era de 16 bits, lançados entre os anos de 1987 e 1996, com o lançamento japonês do TurboGrafx-16 (PC Engine) da NEC Home Electronics (conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte).
TurboGrafx-16 |
Um console de videogame norte-americano TurboGrafx-16, lançado pela NEC.
Embora a NEC tenha lançado o primeiro console desta era, as vendas foram dominadas principalmente pela rivalidade entre Sega e Nintendo na maioria dos mercados:
o Sega Mega Drive (Sega Genesis na América do Norte),
Neo Geo é uma família da hardware de videogames desenvolvido pela SNK. No mercado de 1990 a 2004,
o Super Nintendo Entertainment System (SNES; Super Famicom no Japão).
Consoles portáteis baseados em cartucho tornaram-se proeminentes durante esse período, como o Nintendo Game Boy (1989), Atari Lynx (1989), Sega Game Gear (1990) e NEC TurboExpress (1990).
A Nintendo foi capaz de capitalizar seu sucesso na terceira geração anterior e conseguiu ganhar a maior participação de mercado mundial na quarta geração também.
A Sega, no entanto, foi extremamente bem sucedida nesta geração (quarta geração) e iniciou uma nova franquia, Sonic the Hedgehog (Sonic the Hedgehog), para competir com a série de jogos Super Mario (Super Mario) da Nintendo. Várias outras empresas lançaram consoles nesta geração, mas nenhuma delas teve grande sucesso.
No entanto, houve outras empresas que começaram a perceber o amadurecimento da indústria de videogames e começaram a fazer planos para lançar seus próprios consoles no futuro. Embora, como nas gerações anteriores, a mídia do jogo ainda continuasse a ser fornecida principalmente em cartuchos ROM, embora os primeiros sistemas de disco óptico, como o Philips CD-i, tenham sido lançados com sucesso limitado.
À medida que os jogos se tornaram mais complexos, as preocupações com a violência nos videojogos, nomeadamente em títulos como Mortal Kombat e Night Trap, levaram à eventual criação do Entertainment Software Rating Board (Quadro de Classificação) (ESRB).
O surgimento dos consoles de videogame de quinta geração, por volta de 1994, não diminuiu significativamente a popularidade dos consoles de quarta geração por alguns anos. Em 1996, no entanto, houve uma grande queda nas vendas de hardware desta geração e um número cada vez menor de editores de software que suportavam sistemas de quarta geração (Lista de jogos considerados os melhores de todos os tempos), que juntos levaram a uma queda nas vendas de software nos anos subsequentes. Esta geração terminou com a descontinuação do Neo Geo em 2004.
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