Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



04/11/2022

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32 bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32-bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32 bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

 

A era de quinta geração (também conhecida como era de 32 bits, era de 64 bits ou era 3D) refere-se a jogos de computador e videogames, consoles de videogame e consoles de jogos portáteis lançados entre os anos de 1993 e 2002 

Para consoles domésticos, o console mais vendido foi: 

 

O PlayStation também teve uma versão redesenhada, o PSone, que foi lançado em 7 de julho de 2000

Alguns recursos que distinguem os consoles de quinta geração dos consoles de quarta geração anteriores incluem: 

 

Esta era é conhecida por seu papel fundamental no salto da indústria de videogames de gráficos de computador 2D (2D (computação gráfica)) para 3D (3D (computação gráfica)), bem como a mudança nos jogos de console doméstico de serem armazenados em cartuchos ROM para discos ópticos (Indústria de games já é maior que mercados de filmes e música somados).  

Esta também foi a primeira geração a apresentar conectividade com a Internet: alguns sistemas tinham hardware adicional que fornecia conectividade a um dispositivo existente, como o Sega Net Link para o Sega Saturn. O Apple Pippin, um fracasso comercial, foi o primeiro sistema a apresentar recursos de internet integrados

 

Sega Net Link


 

O Sega Net Link, um modem dial-up para navegar na web e jogar jogos pela internet com seu Sega Saturn.

 

Para os portáteis, esta era foi caracterizada por uma fragmentação significativa, porque o primeiro portátil da geração, o Sega Nomad (Genesis Nomad), tinha uma vida útil de apenas dois anos, e o Nintendo Virtual Boy tinha uma vida útil de menos de um. Ambos foram descontinuados antes que os outros portáteis fizessem sua estreia. 

O Neo Geo Pocket foi lançado em 28 de outubro de 1998, mas foi descartado pela SNK em favor do Neo Geo Pocket Color totalmente compatível com versões anteriores apenas um ano depois. O Game Boy Color da Nintendo (1998) foi o portátil de maior sucesso por uma grande margem. Houve também duas pequenas atualizações do Game Boy original: o Game Boy Light (lançado apenas no Japão) e o Game Boy Pocket

Houve uma sobreposição de tempo considerável entre esta geração (quinta geração) e a próxima, a sexta geração de consoles, que começou com o lançamento do Dreamcast no Japão em 27 de novembro de 1998. A quinta geração terminou com a descontinuação do PlayStation (especificamente sua reengenharia forma, o "PSOne") em 23 de março de 2006, um ano após o lançamento da sétima geração.

 

 

História consoles de jogos eletrônicos de quinta geração

 

O considerado primeiro console de 64-bit foi o Atari Jaguar, lançado em 1993. Com baixo marketing e poucos títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. 

 

Atari Jaguar


 

O console Atari Jaguar mostrado com o controlador padrão. O Jaguar era um console de jogos de quinta geração lançado pela Atari Corp. em 1993. Usando um design de 3 chips e 5 processadores, ele tinha uma arquitetura poderosa (para a época), mas os jogos geralmente não o utilizavam totalmente devido à natureza difícil de programação para isso. Tinha uma pequena biblioteca de jogos com títulos publicados em sua maioria pela Atari, empresa que enfrentava constantes dificuldades para voltar ao mercado de jogos dedicados após o Atari 2600. Foi o último console de jogos da Atari Corps, pois saiu do mercado de jogos após a enorme falha do console.


Outro console fracassado da quinta geração foi o 3DO (3DO Interactive Multiplayer), que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto. 

 

3DO Interactive Multiplayer


 

O Panasonic 3DO FZ-1, um console de videogame lançado em 1993.

 

A quinta geração marcou o advento dos jogos em 3D (3D (computação gráfica)), como: 

além de mais realismo e ação.

 

 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec