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09/11/2022

Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração (era de 128 bits)

 

Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração (era de 128 bits)

 

Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração (era de 128 bits) - 27 de novembro de 1998

 

Na história dos videogames, a era da sexta geração (às vezes chamada de era dos 128 bits; veja "bits e potência do sistema

As classificações de bits para consoles caíram em grande parte após a era da quinta geração (32/64 bits). O número de "bits" citados nos nomes do console referia-se ao tamanho da palavra da CPU, mas havia pouco a ganhar com o aumento do tamanho da palavra muito além de 32 bits; o desempenho dependia de outros fatores, como: 

 

é a era do computador e videogames, consoles de videogame e dispositivos de jogos portáteis disponíveis na virada do século 21 (Os 30 games mais importantes de todos os tempos), a partir de 27 de novembro de 1998. As plataformas da sexta geração incluem consoles de quatro empresas: 

 

Essa era (sexta geração) começou em 27 de novembro de 1998, com o lançamento japonês do Dreamcast, ao qual se juntou o PlayStation 2 em 4 de março de 2000, e o Xbox e Gamecube em 15 e 18 de novembro de 2001, respectivamente. 

 

Sega Dreamcast


 

O Sega Dreamcast, um console de videogame lançado em 9 de setembro de 1999 na América do Norte. O último console da Sega, o Dreamcast foi bem recebido no lançamento, mas muitos fatores como os problemas financeiros da Sega e a extrema popularidade do PlayStation 2 da Sony levaram à descontinuação do sistema no início de 2001. Depois de abandonar a fabricação de hardware, a Sega se concentrou na publicação e desenvolvimento de software para outras plataformas de jogos.

 

Em abril de 2001, o Dreamcast foi um dos primeiros a ser descontinuado. Xbox em 2006, GameCube em 2007 e PlayStation 2 foi o último, em janeiro de 2013. Enquanto isso, a sétima geração de consoles começou em 22 de novembro de 2005, com o lançamento do Xbox 360 (Fabricação do PlayStation 2 termina após 12 anos]

A grande inovação dessa geração (sexta geração) foi o aproveitamento total da internet para permitir uma experiência de jogo totalmente online. Embora a geração anterior tivesse alguns sistemas com conectividade com a Internet, como o Apple Pippin, eles tinham pouca penetração no mercado e, portanto, sucesso limitado na área. Serviços como o Xbox Live (Xbox network) da Microsoft tornaram-se padrão da indústria nesta e nas futuras gerações. Outra inovação do Xbox foi o primeiro sistema a utilizar um disco rígido  interno (HDD) para armazenar dados do jogo. Isso trouxe muitas melhorias para a experiência de jogo, incluindo a capacidade de armazenar dados do programa (em vez de apenas salvar os dados do jogo) que permitiu tempos de carregamento mais rápidos, bem como a capacidade de baixar jogos diretamente da Internet em vez de comprar mídia física, como como um disco ou cartucho. Logo após seu lançamento, outros sistemas, como o Sony PlayStation 2, produziram dispositivos periféricos de armazenamento para permitir recursos semelhantes e, na próxima geração (sétima geração), o armazenamento interno tornou-se padrão da indústria.

As classificações de bits (ou seja, "64 bits" ou "32 bits" para a geração anterior, quinta geração) para a maioria dos consoles caíram no esquecimento durante esta época, com as notáveis exceções sendo promoções para o Dreamcast (Este é o plano de marketing de $ 100 milhões da Sega que falhou em salvar o Dreamcast) e PS2 (ECTS: A verdade sobre o Dreamcast...) que anunciou "gráficos de 128 bits" no início da geração. O número de "bits" citados dessa forma nos nomes dos consoles refere-se ao tamanho da palavra da CPU e foi usado pelos departamentos de marketing de hardware como uma "demonstração de poder" por muitos anos. No entanto, há pouco a ganhar com o aumento do tamanho da palavra muito além de 32 ou 64 bits porque, uma vez que esse nível é atingido, o desempenho depende de fatores mais variados, como velocidade do clock do processador, largura de banda e tamanho da memória

A sexta geração de portáteis começou com o lançamento do Neo Geo Pocket Color pela SNK em 1998 e o WonderSwan Color da Bandai, lançado no Japão em 1999

A Nintendo manteve sua participação dominante no mercado de portáteis com o lançamento em 2001 do Game Boy Advance, que apresentava muitas atualizações e novos recursos no Game Boy. O Game Boy Advance foi descontinuado no início de 2010. A próxima geração de consoles portáteis (sétima geração) começou em novembro de 2004, com o lançamento do Nintendo DS na América do Norte. 

Os últimos jogos oficiais do Dreamcast foram lançados em 2002 (América do Norte e Europa) e 2007 (Japão). Os últimos jogos do GameCube foram lançados em 2006 (Japão) e 2007 (América do Norte e Europa). Os últimos jogos do Xbox foram lançados em 2007 (Japão) e 2008 (Europa e América do Norte). 

Pro Evolution Soccer 2014 foi o último jogo para PlayStation 2 (na Europa), lançado em novembro de 2013 (O último jogo de PS2 a ser lançado para o sistema pode não ser FIFA 14, já que PES 2014 está confirmado para PS2 e PSP)

O último jogo de PS2, Final Fantasy XI: Rhapsodies of Vana'diel, foi lançado em maio de 2015, marcando o fim desta geração (sexta geração) (Versões de Final Fantasy 11 para PS2 e Xbox 360 chegam ao fim em março de 2016 Mas a versão para PC continua viva)

 

 

História Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração

 

A sexta geração, a dos 128 bit, começou com o lançamento do Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). O Dreamcast teve boa aceitação nos mercados americano, europeu e japonês. Considerado bastante inovador para sua época, chegou a vender mais de 10 milhões de unidades (A História do Dreamcast). Em março de 2000, a Sony lança o PlayStation 2, com uma agressiva campanha de marketing. Capaz de rodar DVD's, com um processador gráfico de 147,5 MHz, podendo gerar 70 milhões de polígonos por segundo, o console ofuscou tecnologicamente o Dreamcast. Somando-se a isso os prejuízos decorrentes do fracasso de seu console anterior, o Sega Saturn, a Sega decide abandonar o mercado de consoles caseiros e descontinuar a produção do Dreamcast. No mesmo ano de 2001, Nintendo e Microsoft lançam seus consoles de 128-bit, com processadores ainda mais poderosos que os do PS2.

O PlayStation 2, lançado em 2000, continuou o legado de sucesso do PlayStation. Apoiado pela compatibilidade com jogos do original, o fato de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o PS2 vendeu 138 milhões de unidades em 8 anos (PlayStation 2 alcança 150 milhões de unidades vendidas em 2011) . Mesmo após o lançamento do sucessor, o PlayStation 3, continuou sendo comercializado até 2013.

A Nintendo anunciou em 1999 que estava desenvolvendo o sucessor do N64 (Nintendo 64), com processadores desenvolvidos pela IBM. Originalmente com o codinome "Dolphin", em 2000 fora batizado como Nintendo GameCube, e lançado em 2001. Com medo da pirataria, a Nintendo não fez jogos em DVDs normais, mas em mini-DVDs com capacidade para 1,5 gigabytes. Devido á essa mídia diferente, e a imagem "familiar" da Nintendo, muitos fabricantes não colaboraram com o console. Ficou em 2º lugar na Europa e Japão, perdendo somente para o PlayStation 2. Apoiado principalmente por jogos da própria Nintendo, o GameCube já vendeu legalmente mais de 21 milhões de unidades.

O projeto do console da Microsoft iniciou-se em 1999 (Microsoft ainda possui o protótipo do primeiro Xbox, revelado em 2000), sendo anunciado por Bill Gates na Game Developers Conference em 2000. O nome inicialmente era DirectXbox (unidade DI, caixa DI, Direct box, Direct Input, Direct Injection ou DI), para destacar o extensivo uso do DirectX (algumas pistas se mantiveram após a redução do nome, como o logo do Xbox e o "X" no topo do console).

No dia 8 de Novembro de 2001 o console (Xbox) foi oficialmente lançada no mercado norte-americano, esgotando-se rapidamente. Em 2002, foi lançada na Europa e no Japão, onde a Microsoft conseguiu finalmente promover um boa imagem em território nipônico, unindo-se a Sega e lançando diversos títulos de sucesso clássicos como Jet Set Radio, Sega Gt, Panzer Dragon, entre outros.

Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo - Halo (franquia)), mas geralmente recebia as melhores conversões. A Microsoft alcançou o segundo lugar no mercado somente na América do Norte, com 23 milhões de unidades.

 

Fonte: 

Wikipedia 

Infowester

Tecnoblog

Super - abril

Theguardian

Theverge 

Zdnet 

Playstationlifestyle

Finalfantasy - fandom

Eurogamer 

Gamehall 

Techtudo

Emulation - gametechwiki

Xboxpower



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