Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração (era de 128 bits) |
Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração (era de 128 bits) - 27 de novembro de 1998
Na história dos videogames, a era da sexta geração (às vezes chamada de era dos 128 bits; veja "bits e potência do sistema"
As classificações de bits para consoles caíram em grande parte após a era da quinta geração (32/64 bits). O número de "bits" citados nos nomes do console referia-se ao tamanho da palavra da CPU, mas havia pouco a ganhar com o aumento do tamanho da palavra muito além de 32 bits; o desempenho dependia de outros fatores, como:
velocidade da unidade de processamento central (Vcpu), (O que é CPU?)
velocidade da unidade de processamento gráfico (Vgpu), (Placa de vídeo e GPU: principais características)
capacidade do canal, é o limite superior da taxa na qual a informação pode ser transmitida de forma confiável através de um canal de comunicações.
tamanho do armazenamento de dados e
velocidade, latência e tamanho da memória.
é a era do computador e videogames, consoles de videogame e dispositivos de jogos portáteis disponíveis na virada do século 21 (Os 30 games mais importantes de todos os tempos), a partir de 27 de novembro de 1998. As plataformas da sexta geração incluem consoles de quatro empresas:
Sega Dreamcast (DC) ,
Sony PlayStation 2 (PS2),
Nintendo GameCube (GC) e
Essa era (sexta geração) começou em 27 de novembro de 1998, com o lançamento japonês do Dreamcast, ao qual se juntou o PlayStation 2 em 4 de março de 2000, e o Xbox e Gamecube em 15 e 18 de novembro de 2001, respectivamente.
Sega Dreamcast |
O Sega Dreamcast, um console de videogame lançado em 9 de setembro de 1999 na América do Norte. O último console da Sega, o Dreamcast foi bem recebido no lançamento, mas muitos fatores como os problemas financeiros da Sega e a extrema popularidade do PlayStation 2 da Sony levaram à descontinuação do sistema no início de 2001. Depois de abandonar a fabricação de hardware, a Sega se concentrou na publicação e desenvolvimento de software para outras plataformas de jogos.
Em abril de 2001, o Dreamcast foi um dos primeiros a ser descontinuado. Xbox em 2006, GameCube em 2007 e PlayStation 2 foi o último, em janeiro de 2013. Enquanto isso, a sétima geração de consoles começou em 22 de novembro de 2005, com o lançamento do Xbox 360 (Fabricação do PlayStation 2 termina após 12 anos]
A grande inovação dessa geração (sexta geração) foi o aproveitamento total da internet para permitir uma experiência de jogo totalmente online. Embora a geração anterior tivesse alguns sistemas com conectividade com a Internet, como o Apple Pippin, eles tinham pouca penetração no mercado e, portanto, sucesso limitado na área. Serviços como o Xbox Live (Xbox network) da Microsoft tornaram-se padrão da indústria nesta e nas futuras gerações. Outra inovação do Xbox foi o primeiro sistema a utilizar um disco rígido interno (HDD) para armazenar dados do jogo. Isso trouxe muitas melhorias para a experiência de jogo, incluindo a capacidade de armazenar dados do programa (em vez de apenas salvar os dados do jogo) que permitiu tempos de carregamento mais rápidos, bem como a capacidade de baixar jogos diretamente da Internet em vez de comprar mídia física, como como um disco ou cartucho. Logo após seu lançamento, outros sistemas, como o Sony PlayStation 2, produziram dispositivos periféricos de armazenamento para permitir recursos semelhantes e, na próxima geração (sétima geração), o armazenamento interno tornou-se padrão da indústria.
As classificações de bits (ou seja, "64 bits" ou "32 bits" para a geração anterior, quinta geração) para a maioria dos consoles caíram no esquecimento durante esta época, com as notáveis exceções sendo promoções para o Dreamcast (Este é o plano de marketing de $ 100 milhões da Sega que falhou em salvar o Dreamcast) e PS2 (ECTS: A verdade sobre o Dreamcast...) que anunciou "gráficos de 128 bits" no início da geração. O número de "bits" citados dessa forma nos nomes dos consoles refere-se ao tamanho da palavra da CPU e foi usado pelos departamentos de marketing de hardware como uma "demonstração de poder" por muitos anos. No entanto, há pouco a ganhar com o aumento do tamanho da palavra muito além de 32 ou 64 bits porque, uma vez que esse nível é atingido, o desempenho depende de fatores mais variados, como velocidade do clock do processador, largura de banda e tamanho da memória.
A sexta geração de portáteis começou com o lançamento do Neo Geo Pocket Color pela SNK em 1998 e o WonderSwan Color da Bandai, lançado no Japão em 1999.
A Nintendo manteve sua participação dominante no mercado de portáteis com o lançamento em 2001 do Game Boy Advance, que apresentava muitas atualizações e novos recursos no Game Boy. O Game Boy Advance foi descontinuado no início de 2010. A próxima geração de consoles portáteis (sétima geração) começou em novembro de 2004, com o lançamento do Nintendo DS na América do Norte.
Os últimos jogos oficiais do Dreamcast foram lançados em 2002 (América do Norte e Europa) e 2007 (Japão). Os últimos jogos do GameCube foram lançados em 2006 (Japão) e 2007 (América do Norte e Europa). Os últimos jogos do Xbox foram lançados em 2007 (Japão) e 2008 (Europa e América do Norte).
Pro Evolution Soccer 2014 foi o último jogo para PlayStation 2 (na Europa), lançado em novembro de 2013 (O último jogo de PS2 a ser lançado para o sistema pode não ser FIFA 14, já que PES 2014 está confirmado para PS2 e PSP).
O último jogo de PS2, Final Fantasy XI: Rhapsodies of Vana'diel, foi lançado em maio de 2015, marcando o fim desta geração (sexta geração) (Versões de Final Fantasy 11 para PS2 e Xbox 360 chegam ao fim em março de 2016 Mas a versão para PC continua viva)
História Consoles de jogos eletrônicos de sexta geração
A sexta geração, a dos 128 bit, começou com o lançamento do Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). O Dreamcast teve boa aceitação nos mercados americano, europeu e japonês. Considerado bastante inovador para sua época, chegou a vender mais de 10 milhões de unidades (A História do Dreamcast). Em março de 2000, a Sony lança o PlayStation 2, com uma agressiva campanha de marketing. Capaz de rodar DVD's, com um processador gráfico de 147,5 MHz, podendo gerar 70 milhões de polígonos por segundo, o console ofuscou tecnologicamente o Dreamcast. Somando-se a isso os prejuízos decorrentes do fracasso de seu console anterior, o Sega Saturn, a Sega decide abandonar o mercado de consoles caseiros e descontinuar a produção do Dreamcast. No mesmo ano de 2001, Nintendo e Microsoft lançam seus consoles de 128-bit, com processadores ainda mais poderosos que os do PS2.
O PlayStation 2, lançado em 2000, continuou o legado de sucesso do PlayStation. Apoiado pela compatibilidade com jogos do original, o fato de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o PS2 vendeu 138 milhões de unidades em 8 anos (PlayStation 2 alcança 150 milhões de unidades vendidas em 2011) . Mesmo após o lançamento do sucessor, o PlayStation 3, continuou sendo comercializado até 2013.
A Nintendo anunciou em 1999 que estava desenvolvendo o sucessor do N64 (Nintendo 64), com processadores desenvolvidos pela IBM. Originalmente com o codinome "Dolphin", em 2000 fora batizado como Nintendo GameCube, e lançado em 2001. Com medo da pirataria, a Nintendo não fez jogos em DVDs normais, mas em mini-DVDs com capacidade para 1,5 gigabytes. Devido á essa mídia diferente, e a imagem "familiar" da Nintendo, muitos fabricantes não colaboraram com o console. Ficou em 2º lugar na Europa e Japão, perdendo somente para o PlayStation 2. Apoiado principalmente por jogos da própria Nintendo, o GameCube já vendeu legalmente mais de 21 milhões de unidades.
O projeto do console da Microsoft iniciou-se em 1999 (Microsoft ainda possui o protótipo do primeiro Xbox, revelado em 2000), sendo anunciado por Bill Gates na Game Developers Conference em 2000. O nome inicialmente era DirectXbox (unidade DI, caixa DI, Direct box, Direct Input, Direct Injection ou DI), para destacar o extensivo uso do DirectX (algumas pistas se mantiveram após a redução do nome, como o logo do Xbox e o "X" no topo do console).
No dia 8 de Novembro de 2001 o console (Xbox) foi oficialmente lançada no mercado norte-americano, esgotando-se rapidamente. Em 2002, foi lançada na Europa e no Japão, onde a Microsoft conseguiu finalmente promover um boa imagem em território nipônico, unindo-se a Sega e lançando diversos títulos de sucesso clássicos como Jet Set Radio, Sega Gt, Panzer Dragon, entre outros.
Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo - Halo (franquia)), mas geralmente recebia as melhores conversões. A Microsoft alcançou o segundo lugar no mercado somente na América do Norte, com 23 milhões de unidades.
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