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23/11/2022

Consoles de jogos eletrônicos de sétima geração

 

Consoles de jogos eletrônicos de sétima geração


 

Consoles de jogos eletrônicos de sétima geração 22 de novembro de 2005

 

Na história dos consoles de videogame, a sétima geração sucede a 6° geração (era dos 128-bits) e precede a 8° geração. A 7° geração começou em 22 de novembro de 2005 com o lançamento do: 

 

Cada novo console introduziu novas tecnologias

O Xbox 360 oferecia jogos renderizados nativamente em resoluções de vídeo de alta definição (HD), 

o PlayStation 3 oferecia reprodução de filmes em HD por meio de um player de Blu-ray Disc (Disco Blu-ray) 3D (Estereoscopia) integrado e 

o Wii se concentrava na integração de controladores (Wii Remote ou Wiimote) com sensores de movimento, bem como joysticks (Como as inovações da Nintendo contribuem para a indústria de videogames). Alguns controles Wii podem ser movidos para controlar as ações no jogo, o que permite aos jogadores simular ações do mundo real por meio de movimentos durante o jogo. 

Nessa geração (sétima geração), os consoles de videogame se tornaram uma parte importante da infraestrutura global de TI (Infraestrutura de TI); estima-se que os consoles de videogame representaram 25% do poder computacional de uso geral do mundo em 2007.  

Juntando-se à Nintendo no lançamento de dispositivos e software de movimento (Wii Remote), a Sony Computer Entertainment lançou o PlayStation Move em setembro de 2010, que apresentava jogos com sensor de movimento semelhantes ao do Wii. 

Em novembro de 2010, a Microsoft lançou o Kinect para uso com o Xbox 360. O Kinect não usava controladores, em vez disso, usava câmeras para capturar o movimento do corpo do jogador e usar isso para direcionar a jogabilidade, efetivamente fazendo com que os jogadores agissem como os "controladores". Tendo vendido oito milhões de unidades em seus primeiros 60 dias no mercado (Microsoft confirma que Kinect já vendeu mais de 10 milhões de unidades e entra no Guinness World records), Kinect reivindicou o Guinness World Record de ser o "dispositivo eletrônico de consumo mais vendido" (Microsoft vende 10 milhões de Kinects, 10 milhões de jogos Kinect)

Entre os consoles portáteis, a sétima geração começou um pouco antes dos consoles domésticos. 

 

O PSP se tornou o primeiro console de videogame portátil a usar um formato de disco óptico como mídia de armazenamento principal (E3 2003: Comunicado de Imprensa PSP (PSP)). A Sony também deu ao PSP capacidade multimídia; conectividade com o PlayStation 3 (PS3), PlayStation 2 (PS2) e outros PSPs; bem como conectividade com a Internet. Apesar dos altos números de vendas para ambos os consoles, as vendas do PSP ficaram consistentemente atrás das do DS (8 razões pelas quais o PSP pode ultrapassar o DS).

Um console financiado por crowdfunding (Financiamento coletivo), o Ouya, recebeu $ 8,5 milhões em pré-encomendas antes do lançamento em 2013. 

 

Ouya


 

O console e controlador de jogos OUYA. O OUYA é um console de jogos baseado em Android que foi trazido ao mercado por meio do sucesso de um Kickstarter em 2012. O Kickstarter foi um dos mais bem-sucedidos na história do site, levantando $ 8,5 milhões em capital de crowdfunding. O OUYA tornou-se disponível nas lojas em 25 de junho de 2013 com um preço de varejo de $ 99. Construído com base na ideia de baixo custo e baixo desenvolvimento de entrada, o OUYA busca trazer a popularidade dos jogos de celular para uma TV. Cada sistema também funciona como um kit de desenvolvimento, permitindo que qualquer usuário crie jogos para o sistema.

 

As vendas pós-lançamento foram fracas e o dispositivo foi um fracasso comercial. Além disso, microconsoles como Nvidia Shield Console (Nvidia Shield - Console NVIDIA SHIELD torna-se SHIELD Android TV), Amazon Fire TV (Fire TV), MOJO, Razer Switchblade, GamePop (BlueStacks), GameStick e mais poderosos consoles Steam Machine baseados em PC tentaram competir no mercado de consoles de videogame; no entanto, eles raramente são classificados como consoles de "sétima geração".

A sétima geração lentamente começou a desacelerar quando a Nintendo começou a cortar a produção do Wii no início de 2010 (Nintendo anuncia o fim da produção do Wii no Japão). Em 2014, a Sony anunciou que estava descontinuando a produção do PSP em todo o mundo, e o lançamento de novos jogos para o DS acabou cessando em 2016. A Microsoft anunciou naquele mesmo ano que descontinuaria o Xbox 360. No ano seguinte, a Sony anunciou que logo descontinuaria o PlayStation 3. Naquela época, os consoles Wii restantes foram descontinuados, encerrando a geração (sétima geração) porque todo o hardware foi descontinuado. Os jogos físicos finais para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançados em 2018, como FIFA 19 para o primeiro e Just Dance 2019 para o último. Apesar disso, vários outros jogos de Wii foram lançados, incluindo mais algumas sequências anuais de Just Dance, bem como uma tiragem limitada de 3.000 cópias de um lançamento físico de Retro City Rampage DX e uma porta de sua sequência Shakedown Hawaii de 2019 que foram ambas lançadas em 9 de julho de 2020, exclusivamente na Europa. Uma versão PS3 de Shakedown também foi lançada como um título apenas digital. A oitava geração já havia começado no início de 2011, com o lançamento do Nintendo 3DS.

 

 

História Consoles de jogos eletrônicos de sétima geração

 

Na história dos consoles de videogame, a sétima geração sucede a 6° geração (era dos 128-bits) e precede a 8° geração. A 7° geração começou em 22 de novembro de 2005 com o lançamento: 

 

As classificações de bits para consoles caíram em desuso nesta era (sétima geração), sendo que os últimos consoles a usá-las foram o Dreamcast e o PlayStation 2, ambos publicando gráficos de 128 bits durante a geração anterior (sexta geração). O número de "bits" citado nos nomes dos consoles referia-se ao tamanho da palavra da CPU (Arquitetura de computadores) e tinha sido usado pelos comerciantes de hardware como um "show de poder" por muitos anos. No entanto, havia pouco a ganhar ao aumentar o tamanho da palavra muito além de 64 bits ou 128 bits porque, uma vez atingido esse nível, o desempenho dependia de fatores mais variados, como: velocidade do relógio do processador, largura de banda e tamanho da memória. Assim os consoles da sétima geração abandonaram a classificação em bits.

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