uma nova era nos negócios
Para se ter uma ideia, segundo o instituto de pesquisa de mercado IDC, em 2010, os dispositivos móveis representavam apenas 26% do segmento brasileiro de Smart Connected Devices, composto por desktops, notebooks, tablets e smartphones. Até o final de 2014, após a venda estimada de aproximadamente 58 milhões de dispositivos móveis, o segmento deve representar 81%.
Empresas inovadoras já trabalham para se adequar a essa realidade e adotar soluções que trazem para o dia a dia dos colaboradores ferramentas usadas por eles na esfera pessoal. Essas tecnologias têm causado uma ruptura também nos modelos de negócios. Dispositivos móveis, redes sociais corporativas, analytics e soluções de automação de processos têm impactado fortemente as relações comerciais.
Além disso, tornar-se digital contribuirá para que as companhias operem de forma mais simples, mais ágil e mais conectada, levando ao aumento de produtividade, redução de custos e melhorias na experiência do consumidor, ao possibilitar uma relação mais próxima entre empresa e cliente. Em menos de um mês, a organização pode entrar nesse mundo e começar a sua jornada de transformação.
Embora os resultados sejam rápidos, o impacto é distinto em cada segmento de mercado. A diferença deve-se ao nível de adoção de tecnologia e as necessidades do setor. Uma rede de varejo, por exemplo, adotou uma solução de automação de processos e a disponibilizou por meio de tablets para todas as suas lojas. Com a implementação, foi possível padronizar os processos e centralizá-los na matriz, evitando retrabalho e desperdício de tempo. Os dispositivos móveis também contribuíram para simplificar a comunicação entre gerentes e vendedores e a matriz, agilizando decisões do RH e nas lojas.
O conjunto de soluções afeta também a eficiência operacional das empresas e a satisfação dos clientes. Uma grande companhia financeira reduziu em mais de 70% o ciclo de abertura de conta corrente ao automatizar seus processos. Agora, todos os documentos são digitalizados e inseridos no sistema da instituição, o que permite visualizar e analisar informações de forma ágil e elimina problemas como perda de documentos.
Entrar na nova era de produtividade digital não é uma opção. Segundo o Gartner, 25% das empresas que não transformarem seus negócios em digitais perderão competitividade até 2017. Por isso, adotar tecnologias que ajudam a aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos e a melhorar a utilização de ativos é uma necessidade de todas as companhias. Afinal, quando o assunto é tecnologia, a evolução é extremamente acelerada. Basta analisar todas as soluções e aplicativos que surgiram nos últimos dois anos e o quanto eles modificaram o nosso dia a dia, nas empresas e fora delas, para se dar conta do tamanho da transformação que nos aguarda.
Empresas Digitais
como o computador mudou as empresas
Um computador em cada casa. Às vezes mais de um. Se
contarmos os tablets e smartphones como tipos de computadores, a conta
fica ainda maior. E essa é uma tendência que ainda vai se intensificar.
Obviamente, nem sempre foi assim...
Essa ideia de um computador por pessoa nasceu dentro
das empresas, muito antes de migrar para nossas casas. Ainda na década de 70, a cultura alternativa e a tecnologia começavam a se misturar nos Estados Unidos – em particular no Vale do Silício. Com o aparecimento do primeiro computador pessoal, o Apple 2, o caminho se abriu para uma nova era da história mundial. Nesse novo capítulo, dentro das empresas
americanas, nasceu o conceito de que um computador por pessoa
significava mais produtividade.
Um dos setores que mais se beneficiou dessa mudança
foi, a princípio, o financeiro. Para bancos e instituições que lidam com
dinheiro, a chegada dos computadores alterou rapidamente o modo como os
capitais circulavam. A partir dessas primeiras experiências, um mundo
novo de possibilidades se abriu. Uma das mais interessantes foi a de
controlar todos os processos de uma empresa a partir de um software
único. Ou seja, os computadores deixaram de ser uma ferramenta na ponta,
para se tornarem parte da própria administração dos negócios.
Nos últimos anos, a digitalização das empresas levou a
ganhos inéditos de eficiência e produtividade – especialmente no
Primeiro Mundo. A revolução digital mudou o modo como vivemos.
No dia-a-dia corporativo, essa revolução usou os
computadores como meio, mas, talvez, as maiores transformações tenham
vindo a partir dos softwares
Assista ao trailer: Piratas do Vale do Silício
Fonte:
Assista ao trailer: Piratas do Vale do Silício
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário