PC-G: Escolhendo a Placa Mãe
A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard)
é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os
componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco
rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. (O que é placa-mãe e como funciona)
PC-G: Escolhendo a Placa Mãe
Já vimos algumas dicas de como escolher o processador no artigo anterior, mas o que seria dele sem uma placa mãe
adequada? Vamos entender as características que uma placa mae deve
contemplar para suportar o processador escolhido.
Outro ponto relevante à se avaliar é a questão da alimentação elétrica que o processador pode precisar no soquete (de extrema importância). Normalmente os processadores mais "parrudos" exigem uma quantidade maior de Watts para ter completo aproveitamento, ou simplesmente para funcionar. Então, com a especificação do processador em mãos, será necessário verificar o modelo do Soquete e qual é o consumo máximo dele.
O que uma boa placa mãe precisa ter?
Compatibilidade com o processador escolhido; Chipset de qualidade; Audio onboard de qualidade; Contemple a Tecnologia USB 3.0; Conectores internos para USB 3.0 e audio frontais; Possibilite a conexão de no mínimo 6 dispositivos USB; Conectores SATA 6Gb/s; Saídas de vídeo DVI e HDMI;
O que mais uma placa mãe precisa para ser considerada gamer?
Slots de Expansão PCIe; Bios amigável, preferencialmente com interface gráfica; Suporte à Memórias RAM com maior frequência e tecnologias de desempenho; 4 SLots de memória; Conectores para Cooler de Chassi; Controle de Cooler; Controle de Temperatura; *Existem várias outras técnologias que poderiam fazer parte da lista, foram citadas as principais.
Custo x Benefício
Existem muitas opções de placas que contemplam e suprem esta lista de requisitos, o preço pode variar de R$ 400,00 até mais de R$ 2000,00. O que influência o preço é a tecnologia embarcada na placa, mas você deve basear-se nas demais peças de hardware para calcular o seu investimento.
Exemplos do que NÃO SE DEVE FAZER
- Montar um computador com um poderoso Core I7, e trabalhar com memórias DDR3 1333 que possuem desempenho baixo;
- Comprar um processador mediano para utilizar com um SSD
- Comprar uma ótima placa de vídeo e não comprar uma fonte que permita ligá-la;
- Comprar placa mãe mini para montar em gabinete gamer.
Fonte:
Wikipedia
Techtudo
Hardware
Oficina da Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário