Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



24/06/2014

Hacker e Cracker

http://tecnologia.culturamix.com/seguranca/o-que-e-o-hacking-de-computador


Hacker 
Em informática, hacker [ráquer] é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

O termo (pronunciado "háquer" com "h" expirado) é importado da língua inglesa, e tem sido traduzido por decifrador (embora esta palavra tenha outro sentido bem distinto) ou aportuguesado para ráquer. Os verbos "hackear" e "raquear" costumam ser usados para descrever modificações e manipulações não triviais ou não autorizadas em sistemas de computação.

Hackers são necessariamente programadores habilidosos (mas não necessariamente disciplinados). Muitos são jovens, especialmente estudantes (desde nível médio a pós-graduação). Por dedicarem muito tempo a pesquisa e experimentação, hackers tendem a ter reduzida atividade social e se encaixar no estereótipo do nerd. Suas motivações são muito variadas, incluindo curiosidade, necessidade profissional, vaidade, espírito competitivo, patriotismo, ativismo ou mesmo crime. Hackers que usam seu conhecimento para fins imorais, ilegais ou prejudiciais são chamados crackers.

Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker com cultura, ideologia e motivações específicas. Outros trabalham para empresas ou agências governamentais, ou por conta própria. Hackers foram responsáveis por muitas importantes inovações na computação, incluindo a linguagem de programação C e o sistema operacional Unix (Kernighan e Ritchie), o editor de texto emacs (Stallman), o sistema GNU/Linux (Stallman e Torvalds) e o indexador Google (Page e Brin). Hackers também revelaram muitas fragilidades em sistemas de criptografia e segurança, como, por exemplo, urnas digitais (Gonggrijp, Haldeman), cédula de identidade com chip, discos Blu-ray, bloqueio de telefones celulares etc.

Cracker 
Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.
Qual a diferença entre Hacker e Cracker?

Muitos não sabem ou confundem a real diferença entre os termos “Hacker” e “Cracker”. São dois termos muito utilizados na área da informática, e que contem significados diferentes, mas que acabam gerando confusão na mídia e na cabeça das pessoas que não dominam o vocabulário da computação. 

hacker
hac.ker
(réker) (ingl) sm Inform Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas. 
Basicamente, hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores.

Diferentemente dos crackers eles utilizam esses conhecimentos para obter soluções de segurança, desenvolver novas funcionalidades e conseguir efeitos extraordinário no mundo da computação, ou seja, eles não são criminosos como a mídia os tratam, simplesmente eles utilizam a sabedoria de forma benéfica mesmo com todo acesso aberto ou restrito eles não tentam levar vantagem em algo, logo são profissionais com ética.

Com o grande crescimento dos hackers nas últimas décadas, grandes e pequenas empresas estão contratando esses experts da computação para descobrir possíveis falhas na segurança e propor novas soluções antes que sejam invadidos por criminosos virtuais.

Cracker
Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los.

O que eles ganham?
Um dos principais fatores para eles serem criminosos virtuais é o fato de eles conseguirem roubar bancos, dados de pessoas e ganhar fama. Há casos em que eles são pegos pela polícia e acabam sendo presos, porém, na maioria da vezes o dinheiro ou dados roubados não são recuperados.



No ano de 2000, um ataque acabou ficando na história. Um "cracker" invadiu o sistema de um laboratório de pesquisas navais em Washington, capital dos Estados Unidos e acabou roubando dois terços do código-fonte de um software que era responsável pelo controle de mísseis teleguiados. As autoridades conseguiram rastrear a origem do "cracker", assim, chegaram até a universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. Para tanto, o invasor de codinome "Leaf", nunca foi descoberto.



Os maiores Hackers e Crackers da história

Konrad Zuse (1910 -1995)
Provavelmente um dos primeiros Hackers. Zuse desenvolveu o primeiro computador totalmente programado, que recebeu o nome de “Turing-complete”, mas era conhecido como Z3. Ele conseguiu construiu o computador sozinho no apartamento dos seus pais, em torno de 1938.

Raphael Gray
Esse é um dos maiores Crackers do mundo. O britânico Raphael Gray conseguiu roubar cerca de 23 mil números de cartões de créditos. Veja só, o cara é tão fera que até o cartão de crédito de Bill Gates ele consegui, porém, foi preso e condenado a 19 anos de prisão.

Albert Gonzalez
Acostumado com uma vida de riqueza graças a conhecimento na informática, Albert apoderou de cerca de 130 milhões de números de cartões de crédito. Tinha uma casa que foi avaliada em 1,65 milhões de dólares em um condomínio rico de Miami.
Trabalhou para o Serviço Secreto dos Estados unidos, porém, preferiu seguir na vida do crime virtual e acabou sendo preso e condenado a 20 anos de prisão.

Kevin Mitnick
O homem que foi capaz de enganar até o FBI e acabou sendo o mais procurado da internet. É o mais famoso hacker da história que chegou a virar filme. Foi preso e liberado 5 anos depois após pagar fiança.

Fonte: 
Wikipedia 
Dicionário Online Michaelis 
Oficina da Net
Geektech 
Tecnologia.culturamix

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec