Microsoft Windows XP
(25/10/2001)
Produtos que eram sucesso na
época do XP
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience, .
O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001,
e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de
acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas
IDC.
Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.
As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home
Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP
Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o
Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas.
O Windows XP Media Center Edition
tem mais recursos de multimédia possuindo a capacidade de gravar e
sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música. O Windows XP Tablet PC Edition é designado a rodar aplicações com o toque de uma caneta usando a plataforma Tablet PC.
Duas versões separadas de 64-bit do Windows XP foram lançadas, a Windows XP 64-bit Edition para processadores IA-64 (Itanium) e a Windows XP Professional x64 Edition para x86-64.
Existe também o Windows XP Embedded, uma versão voltada para dispositivos como caixas eletrônicos, e uma edição para mercados específicos e iniciantes, o Windows XP Starter Edition.
No dia 8 de abril deste ano, o Windows XP deixa de ser um produto suportado pela Microsoft. Foram 13 anos de suporte a um dos sistemas mais populares de sua história. Para relembrar sua trajetória e também encorajar os usuários a migrarem para o Windows 8.1, a empresa resolveu relembrar tudo o que era top de linha em 2001, mas que envelheceu com o tempo.
A intenção é mostrar como o sistema foi excelente para sua época, mas que os tempos mudaram e ele não é mais suficiente para atender público e empresas.
Vale lembrar, no entanto, que o sistema continuará funcionando para quem quiser continuar usando, mas não receberá mais atualizações. Com isso, ele ficará mais vulnerável a vírus e outros tipos de ataques.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário