Google Inc. (NASDAQ: GOOG) (Google, pronuncia-se AFI: [ˈguːgɫ̩] ) é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.
A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e seu slogan, que foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.
O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias
O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+ e o descontinuado Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid.
O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura.
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Ferramenta de pesquisa
Motor de pesquisa ou ferramenta de busca (em inglês: search engine) é um programa desenhado para procurar palavras-chave fornecidas pelo utilizador em documentos e bases de dados. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar palavras-chave em documentos alojados na world wide web, como aqueles que se encontram armazenados em websites.
Saiba mais
Por dentro do Google Pesquisa
Parte 1
Google Pesquisa - Rastreamento e
Indexação Mecanismo de busca na internet que revolucionou a maneira que
os usuários se comportam na web.
Google Pesquisa - Crawling and Indexing (rastreamento e indexação)
A pesquisa começa na web composta de mais de 60 trilhões de páginas e está em constante crescimento. Além dessas trilhões de páginas, a busca acontece também em dados com textos de milhões de livros de várias bibliotecas e de outros parceiros. Isso significa que seguimos links página a página. Os proprietários dos sites escolhem se seus sites são “crawled” (rastreados).
"O motor de busca perfeito deve compreender exatamente o que você quer
dizer e dar-lhe de volta exatamente o que você quer."
Larry Page,
Co-Fundador e CEO.
Pode parecer redundante essas palavras, mas não são
quando estamos falando de situações como a em que o usuário entra no
site para pesquisar algo que não tem certeza do que está pesquisando.
Por dentro do Google Pesquisa
Parte 2
O usuário entra no site do google, www.google.com.br
por exemplo, e digita o texto que deseja pesquisar. E tem como resposta
uma lista de links para sites relacionados com seu texto. O Algoritmo
começa a trabalhar à procura de "clues" (pistas) para melhor entender o
que significa o texto que o usuário digitou. Mostro os mecanismo que
contribuem para melhor "entendimento" do que o usuário está a buscar.
O mecanismo Spelling (ortografia) identifica e corrige possíveis erros de ortografia e fornece sugestões ao texto que você digitou. Isso facilita, e muito, pois há situações que o usuário não sabe com exatidão o termo que está buscando.
O mecanismo Autocomplete (auto-completar) prevê o que você pode estar procurando. Isso inclui termos com mais de um significado. Isso também contribui para esclarecer aquelas pesquisas que o usuário não tem certeza do que está pesquisando.
O mecanismo Synonyms reconhece palavras com significados semelhantes. O mecanismo Qyery Understanding (compreensao da consulta) chega a significados mais exatos das palavras que você digitou. Levando em consideração não somente o significado isolado o texto buscado.
Foram criadas novas formas de busca, Search Methods (métodos de consulta), incluindo "pesquisa por imagem " e " busca por voz ". Tudo para contribuir para um resultado mais preciso do texto que o usuário buscou. O Google Instant exibe imediatos resultados enquanto você digita o que está querendo buscar.
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O SPAM
Porque alguém enviaria SPAM ?
Já enfrentamos algo semelhante com outra ferramenta de comunicação. As cartas de correntes para obtenção de dinheiro fácil, encontradas nas caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas ruas e as ligações telefônicas oferecendo produtos são os precursores do spam. Porém, para se fazer uso desses precursores, o remetente precisava fazer algum investimento, o que inviabilizava o envio de material de propaganda em grande escala. Esse é um dos maiores motivadores para o envio de spam. (Considerado um tormento para os usuários de e-mail degradando o desempenho de sistemas e redes.) O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de prevenção e proteção tornaram-se serviços de destaque oferecidos por provedores de acesso e empresas fabricantes de software/hardware. Mais detalhes técnicos sobre SPAM, o site Antispam.br pode informar usuários e administradores de redes.
Combate ao SPAM
Todos os dias, milhões de páginas de SPAM são criadas. O Google combate os por meio de uma combinação de algoritmos e revisões manuais.
No Google, algoritmos avaliam o comportamento e as características de páginas indexadas e após identificada como uma "página ruim" são rebaixadas nos resultados de buscas. A remoção da maioria dos SPAMs acontece automaticamente. Embora esses algoritmos se encarreguem da maior parte do SPAM, há outros conteúdos de SPAM manualmente para evitar que afetem a qualidade dos resultados.
Os sites de SPAM tentam chegar ao topo dos resultados de pesquisa por meio de técnicas como a repetição de palavras chaves, a compra de links para passar no PageRank ou a inserção de texto invisível na tela. Estes truques para burlar as avaliações de classificação do Google prejudicam os resultados das buscas do Google Pesquisa pois sites relevantes passam a aparecer mais ao final do que realmente apareceriam o que prejudica seus proprietários pois dificulta a localização desses sites .
Fonte:
Wikia (Logos - Google)
Wikipedia
Oficina da Net
Antispam
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