Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



11/02/2014

Medicina esportiva


http://onlinevida.com.br/wp/?p=1195


  • Medicina esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar." 

Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

  • Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo.  

A educação física trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. 


Esporte
A grande diferença entre Educação Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.

Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas (parecem, mas não são).

Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades.

Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição, exemplo: futebol profissional.

Atividade física
A diferença entre a Educação Física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético.

Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.

É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos.
Saiba mais

O que há de mais novo na 
tecnologia da medicina esportiva

Em busca de uma qualidade de vida cada vez melhor e muitas vezes movidos pelo instinto competitivo, mais e mais pessoas se dedicam a esportes de alto rendimento e até competições. São os atletas amadores, uma categoria que cresce todos os dias a passos largos em todo o mundo. 

O primeiro teste foi dentro de uma cápsula que analisa a composição corporal do atleta. Desenvolvida nos Estados Unidos, há poucas unidades disponíveis no Brasil, mesmo porque custa algo em torno de 400 mil reais por aqui. O sistema é capaz de identificar a porcentagem de gordura e massa magra por determinação de volume e peso. Detalhe: antes de dar início à avaliação, tem seu peso aferido em uma balança de alta precisão.

"Quando o sujeito senta no aparelho para ser analisado, ele provoca um deslocamento de ar neste compartimento hermético. 
E o aparelho tem sensores que consegue detectar o volume de ar deslocado e, portanto, a densidade do corpo"

explica a pesquisadora da USP e nutricionista Patrícia Campos.
 
Usando esses dados, o software do equipamento calcula instantaneamente a densidade corporal. Esta informação é processada e através de algoritmos matemáticos fornecer o percentual de gordura do indivíduo.  


Esta inovadora tecnologia de medição ajuda a melhorar o desempenho, saúde e qualidade de vida tanto do atleta profissional, quanto do amador.

"Esta medida de composição corporal serve para medir, ao longo do tempo, quais são as respostas de um indivíduo a uma intervenção, como uma dieta ou um treino. Dá para avaliar se ele perdeu gordura, ganhou massa magra, ou o contrário, caso ele esteja treinando muito e tenha perdido massa muscular, quando isso não era o desejado", 
explica a pesquisadora. 

"Isso facilita a decisão de mudar o treinamento ou a dieta de um indivíduo", completa.

Depois da composição corporal, chegou a vez  de uma avaliação cinemática de corrida no laboratório de biomecânica. O teste começou com cerca de 40 marcadores reflexivos colados em pontos estratégicos das articulações do corpo. Ao correr na esteira, câmeras de infravermelho espalhadas por todos os lados captavam os movimentos que eram analisados em tempo real no computador.

"A gente consegue, em três planos, identificar como a articulação lesionada está se comportando durante a corrida e, com seu movimento, caso haja uma alteração. A gente consegue direcionar o tratamento que a pessoa estiver fazendo, com um fortalecimento ou atividade de controle motor"
conta a fisioterapeuta do Instituto Vita, Carla Arnoni

Depois da análise do movimento, esse outro equipamento faz uma baropodometria; uma avaliação que mostra a distribuição do peso corporal na planta do pé. Com o resultado é possível intervir na mecânica da corrida para prevenção ou reabilitação de lesões e ainda diagnosticar a necessidade do uso de palmilhas de correção. Ao pisar sobre a plataforma de força, a pressão aplicada sobre ela é detectada pelos sensores e os sinais elétricos são amplificados e registrados em um software específico que trata e analisa esses dados.

Por último, a avaliação de força. Neste equipamento, a ideia é medir a força máxima da articulação do joelho. Essa análise identifica qualquer desequilíbrio muscular entre os membros. Apesar da robustez do equipamento, aqui a tecnologia de ponta está nos softwares que processam as informações e devolvem os resultados em tempo real inclusive com gráficos para uma melhor avaliação do profissional.

"Os três softwares que nós usamos são utilizados no mundo inteiro. 
O que muda é o ano de produção do programa, que tem atualizações, e a marca do equipamento" 
conta a fisioterapeuta.

A tecnologia caminha lado a lado com o esporte; principalmente na prevenção e no tratamento de lesões, que são ainda mais comuns nos atletas amadores, que além de treinar, trabalham todos os dias e levam uma vida bastante agitada.

Esses foram exemplos do que há de mais moderno para avaliação física. São aparelhos capazes de oferecer um retrato fiel da composição física de atletas profissionais ou amadores. Mas, é claro que esses são aparelhos caros, e ainda raros no Brasil.

Correr na rua pode ser uma das boas atividades físicas à disposição de todo mundo. E se o seu negócio for pedalar...








Fonte: 
Wikipedia
On line vida
Olhar Digital
 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec