Sistemas Operacionais de
telefonia móvel
Symbian
Symbian é um sistema operacional móvel (OS) e plataforma de computação, projetado para smartphones, sob conduta da Nokia é mantido pela Accenture desde 22 de junho de 2011. A plataforma Symbian é o sucessor do Symbian OS e Nokia Series 60 , Symbian OS, ao contrário, que precisava de um adicional de interface de usuário do sistema. A versão mais recente é Symbian ^ 3, foi lançada oficialmente no 4º trimestre de 2010, usado pela primeira vez no Nokia N8 . Em maio de 2011, uma atualização, Symbian Anna, foi anunciada oficialmente, seguido por Nokia Belle (anteriormente Symbian Belle) em agosto de 2011. O sistema Symbian OS foi originalmente desenvolvido pela Symbian Ltd. É um descendente de Psion 's EPOC e executa exclusivamente em processadores ARM. Atualmente Symbian ^3 é baseada na antiga interface da Nokia Séries 60, atual S60, e Symbian^2 na interface OPP produzida pela NTT DoCoMo.No dia 24 de janeiro de 2013 a nokia decidi não criar mais dipositivos com Symbian, mas ele deve ser mantido em atualizações básicas para os smartphones recentes como o Nokia 808 Pureview pelo menos até 2016.
A plataforma Symbian foi criado através da fusão e integração de ativos de software da Nokia, NTT DoCoMo , Sony Ericsson e Symbian Ltd., incluindo ativos da Symbian OS em seu núcleo, o S60 plataforma e partes dos UIQ e MOAP (S) interfaces de usuário .
Em dezembro de 2008, a Nokia comprou o Symbian Ltd., empresa por trás do Symbian OS, consequentemente, a Nokia se tornou o principal contribuinte para o código do Symbian, uma vez que então possuía os recursos de desenvolvimento, tanto para o núcleo do OS Symbian como a interface do usuário. Desde então, a Nokia tem vindo a manter seu repositório de código próprio para o desenvolvimento da plataforma, regularmente lançando seu desenvolvimento para o repositório público. Symbian foi destinado a ser desenvolvido por uma comunidade liderada pela Fundação Symbian , que foi anunciado pela primeira vez em junho de 2008 e que lançou oficialmente em abril de 2009. Seu objetivo era publicar o código-fonte para a plataforma Symbian inteira sob o OSI - e FSF - aprovado Eclipse Public License (EPL) . O código foi publicado sob EPL em 4 de Fevereiro de 2010;
No entanto, alguns componentes importantes dentro Symbian OS foram licenciadas de terceiros, o que impediu a fundação de publicar o código fonte completo sob EPL imediatamente, em vez disso grande parte da fonte foi publicada sob uma forma mais restritiva Symbian Foundation License (SFL) e acesso ao pleno fonte código foi limitado às empresas associadas só, embora a adesão estivesse aberta para qualquer organização.
Em novembro de 2010, a Symbian Foundation anunciou que, devido à falta de apoio dos membros de financiamento, que seria a transição para uma organização apenas de licenciamento, a Nokia anunciou que iria assumir a gestão da plataforma Symbian. Symbian Foundation continuará a ser o titular da marca e licenciamento entidade e terá apenas administradores não executivos envolvidos.
Em 11 de fevereiro de 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft que iria vê-lo adotar o Windows Phone 7 para smartphones, reduzindo o número de dispositivos que executam o Symbian nos próximos dois anos. Em 22 de junho de 2011 a Nokia fez um acordo com a Accenture para um programa de terceirização. Accenture irá fornecer Symbian o desenvolvimento do software e serviços de apoio para a Nokia até 2016, cerca de 2.800 funcionários da Nokia tornaram-se funcionários da Accenture em outubro de 2011. A transferência foi concluída em 30 de setembro de 2011.
Em 24 de Janeiro de 2013 a Nokia decidi que não irá mais produzir novos smartphones com o sistema Symbian, sendo o último o Nokia 808 Pureview,mesmo com essa decisão a Nokia irá dar suporte aos smartphones mais recentes como Nokia 701 e o Nokia 808 Pureview com pequenas atualizações pelo menos até 2016, vários modelos da Nokia com Symbian ainda são vendidos no pais.
Saiba mais
Symbian é o sistema operacional utilizado por boa parte dos
telefones celulares, mas vem sendo substituído massivamente por outros
SO's, como o Android. A Symbian Foundation era um aglomerado de empresas
que compartilhava a licença do SO, mas, com as mudanças no mercado, a
Nokia está sozinha no empreendimento.
Android
Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google Inc.
Segundo o Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias, sendo utilizado por vários fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e etc
O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia - EUA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pelo Google (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.). Então, após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007 o Google anunciou o Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.
Em 21 de outubro de 2008, o Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado comercialmente o primeiro aparelho móvel com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.
Em 2 de novembro de 2009, foi lançado o Motorola Droid ou Milestone, sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android, com ótimas críticas, sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, o Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One, sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a o Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).
Em 27 de maio de 2010, Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.
Saiba mais
Dicas para aproveitar o Android
Fonte:
Wikipedia
Techtudo
Kioskea
Nenhum comentário:
Postar um comentário