Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



23/02/2014

Karaokê on line


http://karaoke-brasil.com/


Karaoke(ê) ou caraoque(ê) (カラオケ) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara (, "vazia") e ōkesutora (オーケストラ, "orquestra"?). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas (MID, Musical Instrument Digital Interface).

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10 de maio de 1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe. Infelizmente ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamente nada com a sua invenção, que é agora mundialmente famosa.

O recorde mundial para cantar karaoke foi criada em 2008 em um clube de karaoke finlandês em Kouvala, Helsínquia. Os cantores estavam cantando pelo dias 2. à 20. Julho 2008 exatamente 446 horas, 4 minutos e 6 segundos.

Tecnologia
A música tocada é gravada sem voz. Existem CDs de karaokê especiais, geralmente no formato CD+G. Estes CDs incluem a versão instrumental da música e as informações de texto. Ao tocar o CD, o cantor e o público podem ouvir a música e o cantor ler o texto na tela ao cantar a música. A maioria usam para orientar o trecho a ser cantado marcado em cores ou com uma animação.
As últimas gerações são chamados Sístemas de Karaokê All-In-One (Magic Sing, Magic Mic, Magic Singalong). Estes são totalmente sem CDs: Aqui, a escolha da música é armazenada em um chipe dentro do microfone, o que reduz a quantidade de equipamentos na utilização de forma significativa.

Karaokê no Brasil

No Brasil, quando se fala em karaokê as pessoas lembram dos estabelecimentos comerciais de entretenimento em que qualquer um pode cantar para o público ou em salas privadas, acompanhado por músico ao vivo ou playbacks instrumentais, ou do aparelho de origem coreana, que utiliza-se de cartuchos com seleções de músicas.

Para a colônia nipo-brasileira, falar em karaokê é falar sobre os concursos que acontecem nos fins de semana, durante todo o ano, principalmente na cidade de São Paulo, onde acontecem em média três concursos por fim de semana, em diferentes regiões da cidade.

Nesses concursos, participam cantores amadores, divididos em diferentes categorias, por nível técnico e idade.

Em fevereiro acontece o Paulistão de Karaoke e em julho o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa - Brasileirão.

Sites de karaokê online 
solte a voz


Diz o velho ditado: quem canta, males espanta. E, mais do que isso, hoje quem canta até conhece gente nova e faz amigos na internet. Recentemente, Clicia e Fernando se conheceram cantando. Hoje, eles formam uma bela dupla de cantores de karaokê.

"É bom para a gente passar o tempo, curtir e conhecer gente nova", 
explica o vocalista Fernando Biagio, 
que conta que os sites de karaokê também são redes sociais. 

"Mas tem toda a parte da competição e da batalha, que é muito interessante e nos intriga a acessar, conhecer mais pessoas e brincar mais", 
completa.

Diversos sites – a maioria internacional – oferecem o serviço totalmente gratuito: karaokê online. Tudo que você precisa, além do computador e do microfone, é de um pulmão e cordas vocais fortes; depois é só soltar a voz.

Além de oferecer milhares de canções (mais ainda nas versões pagas), esses serviços se tornaram verdadeiras redes sociais de cantores amadores e profissionais dos quatro cantos do mundo.

"Tem pessoas de outros países, às vezes profissionais da noite, duplas sertanejas... bastante diversidade de pessoas", 
ressalta a cantora Clicia Madden.

Em alguns sites há ainda a possibilidade de desafiar os amigos ou até mesmo qualquer desconhecido. Nas batalhas de karaokê virtual, você tem um tempo determinado para disputar a melhor pontuação da música escolhida. E, não se preocupe, ainda que quase todas as músicas estejam em inglês, a pronúncia é o que menos conta nessa hora.


Fernando Biagio conta que o sistema não se preocupa muito com palavras. "É mais a afinação. Então quem for mais afinado e cantarolar melhor vai fazer mais pontos e vai ser o vencedor da batalha", afirma.

Baseados em um projeto internacional, Clicia e Fernando foram além do karaokê virtual. Eles são os responsáveis por um projeto brasileiro que reúne a voz de diversas pessoas cantando uma mesma música. Na hora de editar, cada um fica com uma parte da canção e a ideia é uma só.

"É muito dífícil. A gente ainda não tem a ferramenta para unir várias vozes, só a dupla e a gente pode se unir e fazer um negócio divertido", 
conta Clicia.

Mas esta não é a única utilidade dos serviços de karaokê online. "Eu utilizo muito como meio de divulgação da minha banda e dos meus projetos", explica Biagio.

Milhões de pessoas em todo o mundo já “espantam seus males” ou simplesmente se divertem cantando em frente ao computador. Tem até aplicativo de karaoke pra smartphones!






Fonte:
Wikipédia
Olhar Digital 
Karaokê Brasil

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec