Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



28/02/2014

Windows XP


http://winsupersite.com/article/windows-xp2/windows-xp-home-edition-vs-professional-edition-whats-the-difference-127994

Microsoft Windows XP 
(25/10/2001)
 
Produtos que eram sucesso na 
época do XP

O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience, . 

O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.

Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.

As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas.

O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música. O Windows XP Tablet PC Edition é designado a rodar aplicações com o toque de uma caneta usando a plataforma Tablet PC

Duas versões separadas de 64-bit do Windows XP foram lançadas, a Windows XP 64-bit Edition para processadores IA-64 (Itanium) e a Windows XP Professional x64 Edition para x86-64

Existe também o Windows XP Embedded, uma versão voltada para dispositivos como caixas eletrônicos, e uma edição para mercados específicos e iniciantes, o Windows XP Starter Edition.

No dia 8 de abril deste ano, o Windows XP deixa de ser um produto suportado pela Microsoft. Foram 13 anos de suporte a um dos sistemas mais populares de sua história. Para relembrar sua trajetória e também encorajar os usuários a migrarem para o Windows 8.1, a empresa resolveu relembrar tudo o que era top de linha em 2001, mas que envelheceu com o tempo.

A intenção é mostrar como o sistema foi excelente para sua época, mas que os tempos mudaram e ele não é mais suficiente para atender público e empresas.

Vale lembrar, no entanto, que o sistema continuará funcionando para quem quiser continuar usando, mas não receberá mais atualizações. Com isso, ele ficará mais vulnerável a vírus e outros tipos de ataques.

Fonte: 

24/02/2014

VII Cúpula Brasil - União Européia

Brasil - UE

Reunião em Bruxelas


http://www2.planalto.gov.br/


Dilma Rousseff, presidente do Brasil, se reúne em Bruxelas com autoridades europeias

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, iniciou nesta segunda-feira em Bruxelas uma reunião com as principais autoridades da União Europeia para discutir o acordo comercial UE-Mercosul, de cooperação, e os desafios mundiais como a regulação da internet.

Dilma Rousseff, que na sexta-feira teve um encontro no Vaticano com o papa Francisco, foi recebida na sede da UE pelos presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho, Herman Van Rompuy.

O comissário europeu para o Comércio, Karel de Gucht, também deveria participar na reunião.

Bruxelas e Brasília estabeleceram em 2007 uma Associação Estratégica que permitiu intensificar a cooperação de alto nível.

Nas poucas horas que passará na capital comunitária europeia, Dilma também informará os sócios sobre os acontecimentos internos do Brasil, que se prepara para receber a Copa do Mundo este ano e os Jogos Olímpicos em 2016.

Os quatro países fundadores (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) preparam uma oferta conjunta.

A UE é o principal sócio comercial do Brasil, com 20% de suas exportações. Além disso, 21% das importações brasileiras procedem do mercado comunitário.

A UE registrou pela primeira vez em 2012 um superávit comercial com o Brasil, de 2,3 bilhões de euros - o déficit em 2011 foi de 3,3 bilhões - e o aumentou em 2013 a 7,1 bilhões em consequência da queda das exportações brasileiras ao mercado comunitário.

Fonte: 

23/02/2014

Karaokê on line


http://karaoke-brasil.com/


Karaoke(ê) ou caraoque(ê) (カラオケ) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara (, "vazia") e ōkesutora (オーケストラ, "orquestra"?). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas (MID, Musical Instrument Digital Interface).

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10 de maio de 1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe. Infelizmente ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamente nada com a sua invenção, que é agora mundialmente famosa.

O recorde mundial para cantar karaoke foi criada em 2008 em um clube de karaoke finlandês em Kouvala, Helsínquia. Os cantores estavam cantando pelo dias 2. à 20. Julho 2008 exatamente 446 horas, 4 minutos e 6 segundos.

Tecnologia
A música tocada é gravada sem voz. Existem CDs de karaokê especiais, geralmente no formato CD+G. Estes CDs incluem a versão instrumental da música e as informações de texto. Ao tocar o CD, o cantor e o público podem ouvir a música e o cantor ler o texto na tela ao cantar a música. A maioria usam para orientar o trecho a ser cantado marcado em cores ou com uma animação.
As últimas gerações são chamados Sístemas de Karaokê All-In-One (Magic Sing, Magic Mic, Magic Singalong). Estes são totalmente sem CDs: Aqui, a escolha da música é armazenada em um chipe dentro do microfone, o que reduz a quantidade de equipamentos na utilização de forma significativa.

Karaokê no Brasil

No Brasil, quando se fala em karaokê as pessoas lembram dos estabelecimentos comerciais de entretenimento em que qualquer um pode cantar para o público ou em salas privadas, acompanhado por músico ao vivo ou playbacks instrumentais, ou do aparelho de origem coreana, que utiliza-se de cartuchos com seleções de músicas.

Para a colônia nipo-brasileira, falar em karaokê é falar sobre os concursos que acontecem nos fins de semana, durante todo o ano, principalmente na cidade de São Paulo, onde acontecem em média três concursos por fim de semana, em diferentes regiões da cidade.

Nesses concursos, participam cantores amadores, divididos em diferentes categorias, por nível técnico e idade.

Em fevereiro acontece o Paulistão de Karaoke e em julho o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa - Brasileirão.

Sites de karaokê online 
solte a voz


Diz o velho ditado: quem canta, males espanta. E, mais do que isso, hoje quem canta até conhece gente nova e faz amigos na internet. Recentemente, Clicia e Fernando se conheceram cantando. Hoje, eles formam uma bela dupla de cantores de karaokê.

"É bom para a gente passar o tempo, curtir e conhecer gente nova", 
explica o vocalista Fernando Biagio, 
que conta que os sites de karaokê também são redes sociais. 

"Mas tem toda a parte da competição e da batalha, que é muito interessante e nos intriga a acessar, conhecer mais pessoas e brincar mais", 
completa.

Diversos sites – a maioria internacional – oferecem o serviço totalmente gratuito: karaokê online. Tudo que você precisa, além do computador e do microfone, é de um pulmão e cordas vocais fortes; depois é só soltar a voz.

Além de oferecer milhares de canções (mais ainda nas versões pagas), esses serviços se tornaram verdadeiras redes sociais de cantores amadores e profissionais dos quatro cantos do mundo.

"Tem pessoas de outros países, às vezes profissionais da noite, duplas sertanejas... bastante diversidade de pessoas", 
ressalta a cantora Clicia Madden.

Em alguns sites há ainda a possibilidade de desafiar os amigos ou até mesmo qualquer desconhecido. Nas batalhas de karaokê virtual, você tem um tempo determinado para disputar a melhor pontuação da música escolhida. E, não se preocupe, ainda que quase todas as músicas estejam em inglês, a pronúncia é o que menos conta nessa hora.


Fernando Biagio conta que o sistema não se preocupa muito com palavras. "É mais a afinação. Então quem for mais afinado e cantarolar melhor vai fazer mais pontos e vai ser o vencedor da batalha", afirma.

Baseados em um projeto internacional, Clicia e Fernando foram além do karaokê virtual. Eles são os responsáveis por um projeto brasileiro que reúne a voz de diversas pessoas cantando uma mesma música. Na hora de editar, cada um fica com uma parte da canção e a ideia é uma só.

"É muito dífícil. A gente ainda não tem a ferramenta para unir várias vozes, só a dupla e a gente pode se unir e fazer um negócio divertido", 
conta Clicia.

Mas esta não é a única utilidade dos serviços de karaokê online. "Eu utilizo muito como meio de divulgação da minha banda e dos meus projetos", explica Biagio.

Milhões de pessoas em todo o mundo já “espantam seus males” ou simplesmente se divertem cantando em frente ao computador. Tem até aplicativo de karaoke pra smartphones!






Fonte:
Wikipédia
Olhar Digital 
Karaokê Brasil

21/02/2014

Memória ECC


Memória ECC

Memóoria ECC


Error-correcting code memory (Error Checking & Correction, ECC memory) is a type of computer data storage that can detect and correct the most common kinds of internal data corruption. ECC memory is used in most computers where data corruption cannot be tolerated under any circumstances, such as for scientific or financial computing.

ECC memory maintains a memory system immune to single-bit errors: the data that is read from each word is always the same as the data that had been written to it, even if one or more bits actually stored have been flipped to the wrong state. Most non-ECC memory cannot detect errors although some non-ECC memory with parity support allows detection but not correction.
Saiba mais

O que é Memória ECC 
e como funciona?

Tudo o que você precisa saber sobre as memórias ECC. O que são, quais suas vantagens, e quando devem ser utilizadas. E mais alguns detalhes importantes para montar um ambiente seguro e eficiente.

Erros em memória
Inicialmente, deve-se saber mais sobre erros em memória Todos os tipos de memória são passíveis de erros que podem ser causados por inúmeros fatores;
  • Variações na tensão da tomada, que não são completamente absorvidos pela fonte de alimentação estática,
  • Diversos tipos de interferências eletromagnéticas e,
  • raios cósmicos, que num PC doméstico causam um soft-error em média a cada poucos meses. Esses erros podem ser de hardware, chamados de hard-error, ou de software, chamados de soft-error. 
Um erro de hardware é devido a defeitos físicos. Todos os tipos de memória presentes em um computador - RAM, (Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório) HD, CD/DVD - são suscetíveis a erros causados por danos interferências eletromagnéticas ou variações de tensão, por exemplo. Esses danos físicos não possibilitam consertos, só resta a substituição da peça nesse caso. Já os erros de software são erros momentâneos, onde um ou alguns poucos bits são alterados, sem que os chips de memória sejam danificados.

Podem ser causados por;
  • Distúrbios elétricos, 
  • Longa duração de operações ou pela relação quantidade de memória RAM e a parcela em uso dessa memória. 
Esses "soft-errors" podem causar os mais diversos efeitos colaterais, como travamentos de programas, pequenos danos em arquivos salvos. Saiba mais

Fonte:
Wikipedia
Oficina da Net

19/02/2014

Google pesquisa


http://logos.wikia.com/wiki/Google


Google 

Google Inc. (NASDAQ: GOOG) (Google, pronuncia-se AFI[ˈguːgɫ̩] ) é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.
A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e seu slogan, que foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias

O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+ e o descontinuado Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid.

O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura.
Leia mais

Ferramenta de pesquisa

Motor de pesquisa ou ferramenta de busca (em inglês: search engine) é um programa desenhado para procurar palavras-chave fornecidas pelo utilizador em documentos e bases de dados. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar palavras-chave em documentos alojados na world wide web, como aqueles que se encontram armazenados em websites.
Saiba mais

Por dentro do Google Pesquisa 
Parte 1

Google Pesquisa - Rastreamento e Indexação Mecanismo de busca na internet que revolucionou a maneira que os usuários se comportam na web. 

O Google nasceu com uma missão ambiciosa, "Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". E até o momento parece que estão cumprindo bem tal missão. O mais famoso produto da empresa, o Google Pesquisa, tem uma funcionalidade primordial na vida de grande parte da população. E aqueles que não as utilizam são beneficiados indiretamente por serviços.

Google Pesquisa - Crawling and Indexing (rastreamento e indexação)


A pesquisa começa na web composta de mais de 60 trilhões de páginas e está em constante crescimento. Além dessas trilhões de páginas, a busca acontece também em dados com textos de milhões de livros de várias bibliotecas e de outros parceiros. Isso significa que seguimos links página a página. Os proprietários dos sites escolhem se seus sites são “crawled” (rastreados).

"O motor de busca perfeito deve compreender exatamente o que você quer dizer e dar-lhe de volta exatamente o que você quer." 
Larry Page, Co-Fundador e CEO. 

Pode parecer redundante essas palavras, mas não são quando estamos falando de situações como a em que o usuário entra no site para pesquisar algo que não tem certeza do que está pesquisando.

O Google navega na Web por meio da técnica de “CRAWLING”. Resumidamente, essa técnica se inicia com uma URL para uma página inicial. Então está página é copiada, processada e repassada a um outro sistema que a indexa e resuma ou analisa seu conteúdo. Durante o processamento, os links nela contidos são colocados em uma lista de páginas a serem visitadas. Ao terminar a varredura, o crawler consulta a lista de páginas e repete o processo para uma nova URL.

Por dentro do Google Pesquisa 
Parte 2

O usuário entra no site do google, www.google.com.br por exemplo, e digita o texto que deseja pesquisar. E tem como resposta uma lista de links para sites relacionados com seu texto. O Algoritmo começa a trabalhar à procura de "clues" (pistas) para melhor entender o que significa o texto que o usuário digitou. Mostro os mecanismo que contribuem para melhor "entendimento" do que o usuário está a buscar.

O mecanismo Spelling (ortografia) identifica e corrige possíveis erros de ortografia e fornece sugestões ao texto que você digitou. Isso facilita, e muito, pois há situações que o usuário não sabe com exatidão o termo que está buscando.

O mecanismo Autocomplete (auto-completar) prevê o que você pode estar procurando. Isso inclui termos com mais de um significado. Isso também contribui para esclarecer aquelas pesquisas que o usuário não tem certeza do que está pesquisando.

O mecanismo Synonyms reconhece palavras com significados semelhantes. O mecanismo Qyery Understanding (compreensao da consulta) chega a significados mais exatos das palavras que você digitou. Levando em consideração não somente o significado isolado o texto buscado.

Foram criadas novas formas de busca, Search Methods (métodos de consulta), incluindo "pesquisa por imagem " e " busca por voz ". Tudo para contribuir para um resultado mais preciso do texto que o usuário buscou. O Google Instant exibe imediatos resultados enquanto você digita o que está querendo buscar.
Saiba mais

O SPAM


Porque alguém enviaria SPAM ?
Já enfrentamos algo semelhante com outra ferramenta de comunicação. As cartas de correntes para obtenção de dinheiro fácil, encontradas nas caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas ruas e as ligações telefônicas oferecendo produtos são os precursores do spam. Porém, para se fazer uso desses precursores, o remetente precisava fazer algum investimento, o que inviabilizava o envio de material de propaganda em grande escala. Esse é um dos maiores motivadores para o envio de spam. (Considerado um tormento para os usuários de e-mail degradando o desempenho de sistemas e redes.) O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de prevenção e proteção tornaram-se serviços de destaque oferecidos por provedores de acesso e empresas fabricantes de software/hardware. Mais detalhes técnicos sobre SPAM, o site Antispam.br pode informar usuários e administradores de redes.

Combate ao SPAM
Todos os dias, milhões de páginas de SPAM são criadas. O Google combate os por meio de uma combinação de algoritmos e revisões manuais.
No Google, algoritmos avaliam o comportamento e as características de páginas indexadas e após identificada como uma "página ruim" são rebaixadas nos resultados de buscas. A remoção da maioria dos SPAMs acontece automaticamente. Embora esses algoritmos se encarreguem da maior parte do SPAM, há outros conteúdos de SPAM manualmente para evitar que afetem a qualidade dos resultados.

Os sites de SPAM tentam chegar ao topo dos resultados de pesquisa por meio de técnicas como a repetição de palavras chaves, a compra de links para passar no PageRank ou a inserção de texto invisível na tela. Estes truques para burlar as avaliações de classificação do Google prejudicam os resultados das buscas do Google Pesquisa pois sites relevantes passam a aparecer mais ao final do que realmente apareceriam o que prejudica seus proprietários pois dificulta a localização desses sites .

Fonte: 
Wikia (Logos - Google)
Wikipedia 
Oficina da Net
Antispam

17/02/2014

Tecnologia LED


http://creativentechno.wordpress.com/2012/01/07/how-led-works/

LED 
(Light Emitting Diode)

O diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode). Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos. Também é muito utilizado em painéis de led, cortinas de led e pistas de led.

O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando é energizado emite luz visível por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz não é monocromática (como em um laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interações energéticas do electrão (português europeu)/elétron (português brasileiro). O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência.

Em qualquer junção P-N (Si e Ge) polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída pelos elétrons seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz .

No silício e no germânio, que são os elementos básicos dos diodos e transistores, entre outros componentes electrônicos, a maior parte da energia é liberada na forma de calor, sendo insignificante a luz emitida (devido a opacidade do material), e os componentes que trabalham com maior capacidade de corrente chegam a precisar de irradiadores de calor (dissipadores) para ajudar na manutenção dessa temperatura em um patamar tolerável.
Saiba mais

http://www.tecnologiasdeultimogrito.com/ledtv/#.UwI2ypgjui0


Como funciona a tecnologia LED das televisões?


A LED TV consiste em uma tela LCD convencional "iluminada por trás" por LEDs (diodos de emissão de luz, na sigla em inglês). A tecnologia deixa os aparelhos mais finos, com espessura de cerca de 3 cm, para modelos com até 55 polegadas.

Atualmente vários equipamentos eletrônicos possuem luzinhas piscando. Pois bem isso é um LED. O LED possui um semicondutor com capacidade de emitir luzes de diversas cores. A tecnologia já existe há mais de 25 anos, porém, diferentemente de atualmente, só era possível emitir a cor amarela e vermelha.

Atualmente é possível transmitir várias cores.

Os LEDS são usados em vários equipamentos, como faróis de carros, semáforos, lâmpadas residenciais, entre outros.

A maior vantagem do uso de LEDs é mesmo na economia de energia. Nas televisões não é diferente, a economia de luz, se comparado com outras tecnologias é muito grande.

Funcionamento nas TVs


Nas televisões de LED, o funcionamento é bastante simples, ou seja, ao invés de usar uma fonte de luz, onde a luz é polarizada e após transformada nos pixels da imagem, as TVs LED usam como fonte de luz uma placa com centenas de LEDs que vão formar as imagens com cores.

A TV LED utiliza a CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamps), a qual faz uso da lâmpada fluorescente de cátodo frio, com uma gama de cores enorme. Além disso, são usados outros dois tipos de iluminação traseira, que são denominados Edge-lit (Iluminação da Borda) e a Local Dimming  (Iluminação por redução local). A primeira delas conta com LEDs em faixas contínuas por toda área do monitor, o que deixa os televisores muito mais finos e cerca de 30% mais econômicos no consumo de energia.

As telas das TVs de LED são muito mais brilhantes, com o contraste muito melhor. As cores são também muito mais vivas e originais se comparadas ao modelo de LCD. Em resumo, a imagem fica muito mais nítida, já que é feita com diodos em emissores de luz (LED).

Como destaque, as TVs de LED possuem design muito mais sofisticado e atraente, com contraste e brilho muito melhores que os do LCD convencional. Além de tudo, com baixo consumo de energia.

Fonte:
Wikipedia
Creativentechno
Oficina da Net
Tecnologias de último grito

11/02/2014

Horário de verão 2013 / 2014


http://www.tiliasnews.com/2013/09/definida-data-de-inicio-do-horario-de.html

Término do horário de verão 
16/02 - 00:00 h 

O horário de verão acaba em 16 de fevereiro de 2014. Em vigor desde a meia-noite do dia 19 de outubro do ano passado, a medida tem como objetivo um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.

O horário de verão de 2013/2014 foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Nesses estados, os relógios deverão ser atrasados em uma hora à meia-noite deste sábado (15) para domingo (16) de fevereiro.

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde, e faz dessa medida uma forma de se economizar energia.

A estimativa do governo federal é que os 119 dias de duração do horário de verão resultem em uma economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos e de R$ 400 milhões sem o acionamento de usinas térmicas. Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado.

Horário de verão 2014 
Calendário 2014

O Horário de Verão é algo que temos que lidar todos os anos, e considerando que grande parte da população não gosta, esse horário continua em vigor, e já  tem anos e anos que ele ocorre consecutivamente. E esse ano tem novamente, e por isso que as pessoas querem se informar sobre a data certinha para poder saber quando isso vai ocorrer. A justificativa para que esse método seja adotado todos os anos estão sobre a economia de energia que ele traz, mas segundo pesquisas não economiza tanto assim, porém todo o ano esse mesmo horário é adotando, e muitas pessoas seguem insatisfeitas com isso, mas ele tem um período bem menor que o horário comum. Confira a seguir qual será a data do horário de verão 2014 e programe-se para ajustar o seu relógio.

Saiba que a data Horário de Verão 2014 ocorre mais para o final do ano, e que essa data é definida pelo governo, normalmente o país fica 4 meses inteiros usando esse horário. para quem não está lembrado é onde adiantamos o horário em uma hora. E por isso que o dia termina e está mais claro, e começa e está mais escuro. Esses detalhes são considerados econômicos para o governo, e para a população não é nada interessante. Mas infelizmente e todos os anos temos que lidar com esse horário. Saiba quando vai ocorrer esse ano, mesmo que a data não tenha sido definida, veja o mês que vai ocorrer:

Inicio Horário de Verão 2014: O horário de verão 2014 começa na noite de sábado dia 18 de outubro para o domingo dia 19 de outubro e os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite.

Final horário de Verão 2014: O horário de verão 2014 termina na noite sábado dia 15 de fevereiro para o domingo dia 16 de fevereiro e os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia noite.

Então temos ai 4 meses de Horário de Verão 2014, portanto, você pode ter certeza que muitas mudanças ocorrem com esse horário, e que não são todas as pessoas que gostam do mesmo, por isso que temos que nos adaptar de qualquer maneira. No começo fica até difícil acordar por que no caso teríamos uma hora a menos de descanso, e isso com certeza conta demais para o nosso descanso. Com o tempo vamos nos acostumando, e quando isso ocorre o horário volta ao normal, em resumo é sempre assim com muitas pessoas.

O jeito é aguardar agora que já sabemos qual a data do Horário de Verão 2014 e que sabemos também que essa data dura em média 4 meses. Portanto, o jeito também é a gente entender que faz parte, gostando ou não temos que passar por isso por que todo mundo se adapta, seja o seu trabalho, sua faculdade, o comércio, entre todas as outras coisas do nosso dia a dia.
 
Fonte:
Tilias news
ebc
Calendário 2014

Medicina esportiva


http://onlinevida.com.br/wp/?p=1195


  • Medicina esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar." 

Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

  • Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo.  

A educação física trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. 


Esporte
A grande diferença entre Educação Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.

Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas (parecem, mas não são).

Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades.

Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição, exemplo: futebol profissional.

Atividade física
A diferença entre a Educação Física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético.

Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.

É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos.
Saiba mais

O que há de mais novo na 
tecnologia da medicina esportiva

Em busca de uma qualidade de vida cada vez melhor e muitas vezes movidos pelo instinto competitivo, mais e mais pessoas se dedicam a esportes de alto rendimento e até competições. São os atletas amadores, uma categoria que cresce todos os dias a passos largos em todo o mundo. 

O primeiro teste foi dentro de uma cápsula que analisa a composição corporal do atleta. Desenvolvida nos Estados Unidos, há poucas unidades disponíveis no Brasil, mesmo porque custa algo em torno de 400 mil reais por aqui. O sistema é capaz de identificar a porcentagem de gordura e massa magra por determinação de volume e peso. Detalhe: antes de dar início à avaliação, tem seu peso aferido em uma balança de alta precisão.

"Quando o sujeito senta no aparelho para ser analisado, ele provoca um deslocamento de ar neste compartimento hermético. 
E o aparelho tem sensores que consegue detectar o volume de ar deslocado e, portanto, a densidade do corpo"

explica a pesquisadora da USP e nutricionista Patrícia Campos.
 
Usando esses dados, o software do equipamento calcula instantaneamente a densidade corporal. Esta informação é processada e através de algoritmos matemáticos fornecer o percentual de gordura do indivíduo.  


Esta inovadora tecnologia de medição ajuda a melhorar o desempenho, saúde e qualidade de vida tanto do atleta profissional, quanto do amador.

"Esta medida de composição corporal serve para medir, ao longo do tempo, quais são as respostas de um indivíduo a uma intervenção, como uma dieta ou um treino. Dá para avaliar se ele perdeu gordura, ganhou massa magra, ou o contrário, caso ele esteja treinando muito e tenha perdido massa muscular, quando isso não era o desejado", 
explica a pesquisadora. 

"Isso facilita a decisão de mudar o treinamento ou a dieta de um indivíduo", completa.

Depois da composição corporal, chegou a vez  de uma avaliação cinemática de corrida no laboratório de biomecânica. O teste começou com cerca de 40 marcadores reflexivos colados em pontos estratégicos das articulações do corpo. Ao correr na esteira, câmeras de infravermelho espalhadas por todos os lados captavam os movimentos que eram analisados em tempo real no computador.

"A gente consegue, em três planos, identificar como a articulação lesionada está se comportando durante a corrida e, com seu movimento, caso haja uma alteração. A gente consegue direcionar o tratamento que a pessoa estiver fazendo, com um fortalecimento ou atividade de controle motor"
conta a fisioterapeuta do Instituto Vita, Carla Arnoni

Depois da análise do movimento, esse outro equipamento faz uma baropodometria; uma avaliação que mostra a distribuição do peso corporal na planta do pé. Com o resultado é possível intervir na mecânica da corrida para prevenção ou reabilitação de lesões e ainda diagnosticar a necessidade do uso de palmilhas de correção. Ao pisar sobre a plataforma de força, a pressão aplicada sobre ela é detectada pelos sensores e os sinais elétricos são amplificados e registrados em um software específico que trata e analisa esses dados.

Por último, a avaliação de força. Neste equipamento, a ideia é medir a força máxima da articulação do joelho. Essa análise identifica qualquer desequilíbrio muscular entre os membros. Apesar da robustez do equipamento, aqui a tecnologia de ponta está nos softwares que processam as informações e devolvem os resultados em tempo real inclusive com gráficos para uma melhor avaliação do profissional.

"Os três softwares que nós usamos são utilizados no mundo inteiro. 
O que muda é o ano de produção do programa, que tem atualizações, e a marca do equipamento" 
conta a fisioterapeuta.

A tecnologia caminha lado a lado com o esporte; principalmente na prevenção e no tratamento de lesões, que são ainda mais comuns nos atletas amadores, que além de treinar, trabalham todos os dias e levam uma vida bastante agitada.

Esses foram exemplos do que há de mais moderno para avaliação física. São aparelhos capazes de oferecer um retrato fiel da composição física de atletas profissionais ou amadores. Mas, é claro que esses são aparelhos caros, e ainda raros no Brasil.

Correr na rua pode ser uma das boas atividades físicas à disposição de todo mundo. E se o seu negócio for pedalar...








Fonte: 
Wikipedia
On line vida
Olhar Digital
 

Smartphones


http://www.recantododragao.com.br/2013/10/23/qual-e-o-melhor-smartphone-conheca-alguns-fatores-importantes-a-serem-considerados-na-sua-compra/


Smartphones 
os tops de linha

Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telemóvel com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades, agregados em sites como o Google Play. Geralmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular – não é limitada a um número fixo de contatos. Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA.

No segundo trimestre de 2013, os smartphones superaram em vendas pela primeira vez na história os celulares tradicionais, também conhecidos como dumbphones. Os smartphones responderam por 51,8% das vendas de telefones móveis, com 225 milhões de unidades, segundo a consultoria Gartner.

Sistemas operacionais
Os principais sistemas operacionais existentes são:
Mozilla - Firefox OS,
RIM - Blackberry OS,
Microsoft - Windows Phone OS,
Apple - iOS,
Nokia - Symbian e
Google - Android.
Outros SO's a serem lançados são o Ubuntu Phone, Tizen e o Sailfish OS.

Saiba mais

Laboratório digital 
(Olhar digital)

Galaxy Note 3 (Samsung) 
o melhor smartphone entre os mais caros





Fonte:
Recanto do dragão
Wikipedia
Olhar digital

10/02/2014

Sistemas Operacionais móveis - Dicas de uso


http://pt.kioskea.net/faq/11106-sistemas-operacionais-para-celulares-e-dispositivos-moveis


Sistemas Operacionais de

telefonia móvel


Symbian



Symbian é um sistema operacional móvel (OS) e plataforma de computação, projetado para smartphones, sob conduta da Nokia é mantido pela Accenture desde 22 de junho de 2011. A plataforma Symbian é o sucessor do Symbian OS e Nokia Series 60 , Symbian OS, ao contrário, que precisava de um adicional de interface de usuário do sistema. A versão mais recente é Symbian ^ 3, foi lançada oficialmente no 4º trimestre de 2010, usado pela primeira vez no Nokia N8 . Em maio de 2011, uma atualização, Symbian Anna, foi anunciada oficialmente, seguido por Nokia Belle (anteriormente Symbian Belle) em agosto de 2011. O sistema Symbian OS foi originalmente desenvolvido pela Symbian Ltd. É um descendente de Psion 's EPOC e executa exclusivamente em processadores ARM. Atualmente Symbian ^3 é baseada na antiga interface da Nokia Séries 60, atual S60, e Symbian^2 na interface OPP produzida pela NTT DoCoMo.No dia 24 de janeiro de 2013 a nokia decidi não criar mais dipositivos com Symbian, mas ele deve ser mantido em atualizações básicas para os smartphones recentes como o Nokia 808 Pureview pelo menos até 2016.

A plataforma Symbian foi criado através da fusão e integração de ativos de software da Nokia, NTT DoCoMo , Sony Ericsson e Symbian Ltd., incluindo ativos da Symbian OS em seu núcleo, o S60 plataforma e partes dos UIQ e MOAP (S) interfaces de usuário .

Em dezembro de 2008, a Nokia comprou o Symbian Ltd., empresa por trás do Symbian OS, consequentemente, a Nokia se tornou o principal contribuinte para o código do Symbian, uma vez que então possuía os recursos de desenvolvimento, tanto para o núcleo do OS Symbian como a interface do usuário. Desde então, a Nokia tem vindo a manter seu repositório de código próprio para o desenvolvimento da plataforma, regularmente lançando seu desenvolvimento para o repositório público. Symbian foi destinado a ser desenvolvido por uma comunidade liderada pela Fundação Symbian , que foi anunciado pela primeira vez em junho de 2008 e que lançou oficialmente em abril de 2009. Seu objetivo era publicar o código-fonte para a plataforma Symbian inteira sob o OSI - e FSF - aprovado Eclipse Public License (EPL) . O código foi publicado sob EPL em 4 de Fevereiro de 2010;
No entanto, alguns componentes importantes dentro Symbian OS foram licenciadas de terceiros, o que impediu a fundação de publicar o código fonte completo sob EPL imediatamente, em vez disso grande parte da fonte foi publicada sob uma forma mais restritiva Symbian Foundation License (SFL) e acesso ao pleno fonte código foi limitado às empresas associadas só, embora a adesão estivesse aberta para qualquer organização.
Em novembro de 2010, a Symbian Foundation anunciou que, devido à falta de apoio dos membros de financiamento, que seria a transição para uma organização apenas de licenciamento, a Nokia anunciou que iria assumir a gestão da plataforma Symbian. Symbian Foundation continuará a ser o titular da marca e licenciamento entidade e terá apenas administradores não executivos envolvidos.

Em 11 de fevereiro de 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft que iria vê-lo adotar o Windows Phone 7 para smartphones, reduzindo o número de dispositivos que executam o Symbian nos próximos dois anos. Em 22 de junho de 2011 a Nokia fez um acordo com a Accenture para um programa de terceirização. Accenture irá fornecer Symbian o desenvolvimento do software e serviços de apoio para a Nokia até 2016, cerca de 2.800 funcionários da Nokia tornaram-se funcionários da Accenture em outubro de 2011. A transferência foi concluída em 30 de setembro de 2011.

Em 24 de Janeiro de 2013 a Nokia decidi que não irá mais produzir novos smartphones com o sistema Symbian, sendo o último o Nokia 808 Pureview,mesmo com essa decisão a Nokia irá dar suporte aos smartphones mais recentes como Nokia 701 e o Nokia 808 Pureview com pequenas atualizações pelo menos até 2016, vários modelos da Nokia com Symbian ainda são vendidos no pais.

Saiba mais

Symbian é o sistema operacional utilizado por boa parte dos telefones celulares, mas vem sendo substituído massivamente por outros SO's, como o Android. A Symbian Foundation era um aglomerado de empresas que compartilhava a licença do SO, mas, com as mudanças no mercado, a Nokia está sozinha no empreendimento.

Android

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google Inc.
Segundo o Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias, sendo utilizado por vários fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e etc

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia - EUA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pelo Google (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.). Então, após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007 o Google anunciou o Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.

Em 21 de outubro de 2008, o Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).

Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado comercialmente o primeiro aparelho móvel com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.

Em 2 de novembro de 2009, foi lançado o Motorola Droid ou Milestone, sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android, com ótimas críticas, sendo um dos celulares mais vendidos.

Em 5 de Janeiro de 2010, o Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One, sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a o Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).

Em 27 de maio de 2010, Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.
Saiba mais

Dicas para aproveitar o Android




Fonte:
Wikipedia
Techtudo
Kioskea

Big data


http://cloudtimes.org/2013/11/30/predictive-analytics-is-the-next-growing-sector-in-big-data-market/



Em tecnologia da informação, Big Data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. Podemos dizer que o Big Data se baseia em 5V’s; velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

O uso do Big Data pode ser uma arma contra os problemas socioeconômicos, onde ele é interpretado com clareza no filme “Moneyball” (O homem que mudou o jogo) com o ator Brad Pitt, no qual o gerente de um time de beisebol usa o Big Data para reunir um elenco de primeira linha sem gastar muito. Com a globalização e o modelo “just in time” a expansão virtual se tornou necessária; a partir da ultima década de 2000 houve uma crescente de dados exponencial que já preocupam os especialistas pela falta de espaço.
Segundo a IBM em 2008 foram produzidos cerca de 2,5 quintilhões de bytes todos os dias e surpreendentemente 90% dos dados no mundo foram criados nos últimos dois anos, decorrente a adesão das grandes empresas à internet, como exemplo as redes sociais, dados dos GPS, dispositivos embutidos e móveis.
Saiba mais

As aplicações reais do Big Data





Fonte:
Cloudtimes
Wikipedia
Olhar digital
Cineplayers

Mídia física e mídia digital



http://www.gameblast.com.br/2013/06/midia-fisica-x-midia-digital-e-o-gamer.html



O termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores, geralmente chamada de mídia digital

Genericamente, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc. Se opõe também às mídias analógicas, usufruindo assim das vantagens técnicas dos meios digitais como uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos. Além disso, o conteúdo pode ser reproduzido e reutilizado sem perda de qualidade, o que garante um fluxo de trabalho muito mais dinâmico e multimidiático, favorecendo assim a interdisciplinaridade ou a integração entre os diferentes meios, sendo essa uma característica marcante desse tipo de mídia e processo de trabalho.

Atualmente, no entanto, mídias digitais não se limita apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades não necessariamente são formatadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.






Fonte:
Gameblast
Wikipedia
Olhar Digital

Serviço de Streaming






http://prnethost.com.br/blog/streaming-de-audio-como-funciona/




Streaming (fluxo de média ou fluxo de mídia) é uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimedia em uma rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia através da Internet. Em streaming, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador não ocupando espaço no Disco Rigido (HD), ele recebe o "stream", a transmissão dos dados (a não ser a arquivação temporária na cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados) - a mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário, dependendo da largura de banda seja suficiente para reproduzir os conteúdos, se não for o suficiente ocorrerá interrupções na reprodução do arquivo (ver buffer ). Isso permite que um usuário reproduza conteúdos protegidos por direitos de autor, na Internet, sem a violação desses direitos, similar ao rádio ou televisão aberta diferentemente do que ocorreria no caso do Download do conteúdo,onde há o armazenamento da midia no HD configurando-se uma cópia ilegal. A informação pode ser transmitida em diversas arquiteturas, como na forma Multicast IP ou Broadcast. Exemplos de serviços como esse são o Netflix e o Hulu.
Saiba mais






Fonte:
Prnethost
Wikipedia
Olhar Digital

Riscos de usar o celular durante o vôo

RISCO DE INTERFERÊNCIA DE SINAL

 NÃO RECOMENDO O USO DE APARELHO CELULAR OU 
DE OUTRO QUALQUER APARELHO ELETRÔNICO DURANTE O VÔO, RISCO DE INTERFERÊNCIA DE SINAL

08/02/2014

Apple: primeira loja no Brasil


http://www.applegazette.com/apple-inc/a-visual-history-of-the-apple-logo/


Apple inaugura primeira loja no Brasil 
no dia 15 de fevereiro


Loja, que também será a primeira da América Latina, ficará instalada em um shopping da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

A Apple inaugura sua primeira loja no Brasil no dia 15 de fevereiro, um sábado, segundo informações da empresa. A loja própria da marca ficará localizada no shopping Village Mall, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, capital.

O Brasil é o 14º país a receber uma loja própria da marca. Atualmente, os produtos da empresa são vendidos no Brasil apenas por meio de revendas.
A Apple tem mais de 400 lojas espalhadas por todo o mundo. A loja carioca será também a primeira da Apple na América Latina.

A primeira loja física da Apple do Brasil – e também da América Latina – finalmente ganhou uma data oficial de abertura: será no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, às 11h. A informação já pode ser vista na página oficial da Apple Store brasileira e confirma a inauguração do espaço no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao jornal O Globo, Peter Oppenheimer, vice-presidente sênior e diretor financeiro da companhia, disse que o Brasil é um mercado cada vez mais importante para a empresa. "Lançamos nossa loja online em outubro de 2009 e ficamos muito orgulhosos de fazer negócios no país há mais de 20 anos", revelou. O executivo afirma que a Apple escolheu o Rio e não São Paulo porque quer que a loja esteja funcionando a tempo da realização da Copa do Mundo da FIFA, entre junho e julho deste ano, e dos Jogos Olímpicos em 2016.
Saiba mais

Fontes:

Total de visualizações InfoTec