depressão
Doença grave que afeta o dia a dia das pessoas e destrói famílias.
O transtorno depressivo maior, também chamado de perturbação depressiva major em Portugal, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).
Depressão
Ou transtorno depressivo, é uma doença que freqüentemente
está associada à incapacitação funcional e comprometimento da saúde
física.
Estimativas apontam que em 2020 será segunda maior causa de
incapacidade. Também conhecido como depressão unipolar, depressão maior.Depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento do indivíduo, causando grande sofrimento emocional e prejuízos para vida pessoal, social e profissional.
A depressão não é simplesmente um momento de tristeza, algo normal para todas as pessoas. É um estado que realmente interfere no próprio organismo e nas relações do indivíduo com o trabalho, lazer e família.
O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste", que afeta a maioria das pessoas regulamente, por se tratar de uma condição duradoura (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 semanas), de maior intensidade ou mesmo por uma tristeza de qualidade diferente da tristeza habitual, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. A distimia é um outro tipo de transtorno depressivo caracterizado por sintomas de menor intensidade, mas com caráter bastante crônico (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 anos). Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, sexualidade, rejeição e principalmente Bullying. A prevalência-ano para a depressão maior, é de 0,4 a 3,0% em crianças e de 3,3 a 12,4% em adolescentes (Epidemiologia da depressão)
Estima-se que o risco de desenvolver depressão, ao longo da vida, seja de 10% para os homens e de 20% para as mulheres. (depressão em mulheres) É mais frequente em países frios.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.
Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.
Tristeza com pensamentos negativos
pode ser sinal de depressão
Especialistas garantem que doença tem tratamento e até cura
Nesta semana, o ator Robin Williams foi encontrado morto dentro de sua casa. Segundo informações preliminares, ele teria cometido suicídio. De acordo com o agente do ator, Mara Buxbaum, o astro estaria com um quadro de "depressão severa".
Após a confirmação de que Robin Williams será homenageado pela Blizzard em World of Warcraft, o ator, que foi encontrado morto na semana passada, também será lembrado pela Nintendo em Legend of Zelda.
Em nota enviada ao Wall Street Journal,
a companhia disse que agradece o interesse da comunidade de jogadores
em prestar uma homenagem e confirma que algo será feito, num momento
mais oportuno. "Não discutiremos o que pode ser possível futuramente nos
jogos durante esta época difícil", comentou.
No caso de World of Warcraft, a Blizzard também respondeu a
uma petição, informando que Robin Williams será transformado em um
personagem não jogável, o que pode ocorrer também em Legend of Zelda.
Muitos não sabem, mas o astro de Hollywood Robin Williams, encontrado morto na segunda-feira, era fã de videogames. Um de seus jogos favoritos era o MMORPG World of Warcraft, da Blizzard, empresa que não deve deixar o acontecimento passar batido. O game deve ser utilizado para homenagear o artista de alguma forma ainda não revelada.
A ideia, no entanto, partiu da comunidade de jogadores, que organizou uma petição online pedindo à Blizzard algum tipo de homenagem no jogo. A empresa prontamente respondeu positivamente ao pedido e chegou a tuitar uma mensagem para o perfil do ator dizendo a frase “nos vemos no jogo”.
Fonte:
Wikipedia
Banco de saude
Oficina de psicologia
Vida de qualidade
R7
Cinema.uol
Wsj online
Change.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário