ICQ é um programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet que pertence à companhia Mail.ru Group. A sigla "ICQ" é um acrónimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você", porém é popularmente conhecido no Brasil como "i-cê-quê".
Saiba mais
ICQ volta para recuperar o seu espaço
O velho e bom ICQ dos anos 90 está de volta, revitalisado e disposto a brigar diretamente com aplicativos móveis (concorrente do Whatsapp)
E ele está voltando ou poderíamos dizer que ele nunca se foi? Para muitos, o velho e bom ICQ dos anos 90 sempre esteve ai, mas esses mesmos o abandonaram por plataformas mais modernas como, por exemplo, o MSN e posteriormente o Facebook. O aplicativo foi revigorado em 2012, quando ganhou novas funcionalidades, bem como uma versão para dispositivos móveis.
Com sua última atualização, o ICQ dos anos 90 ficou mais parecido aos aplicativos móveis Line, Skype, Viber e o todo poderoso do momento, WhatsApp. Tanto que nesta última segunda-feira, 07 de julho, o grupo responsável pelo ICQ anunciou o lançamento de vários novos recursos para o aplicativo na versão web quanto para a versão para dispositivos móveis.
A partir de agora, além de permitir acesso ao app a partir do número de telefone, sem a necessidade de um código de acesso, o ICQ irá suportar o envio de vídeos e conversas em grupo, isso para rivalizar diretamente com o WhatsApp. A nova versão móvel do ICQ contará com chamadas de vídeo e voz, compartilhamento de arquivos e localização totalmente gratuito, além das tradicionais mensagens instantâneas de texto, fotos e vídeos.
No remodelado ICQ, o usuário poderá enviar mensagem a quem não possui o aplicativo, isso tudo via SMS gratuito. Em sua versão para computadores, o seu usuário poderá também realizar chamada de vídeo e ligações para telefones móveis e fixos, mas com uma taxa cobrada pelo próprio ICQ, bem ao estilo usado no Skype e Viber.
O ICQ está disponível para o uso em computadores através do ICQ (icq.com/pt) e em dispositivos móveis que usam as plataformas Android, BlackBerry, iOS e Windows.
WhatsApp ou ICQ?
Veja qual mensageiro para celular é o top
O renascimento do ICQ,
com o lançamento de uma versão mobile bastante completa, dá aos
usuários de smartphones uma nova e interessante opção de mensageiro para
o celular e para o WhatsApp um concorrente de peso. Por isso, o TechTudo compara os atrativos dos apps e responde qual deles é o melhor.
Interface: ICQ tem visual mais moderno
WhatsApp e ICQ têm visuais parecidos, porém com uma leve vantagem do ICQ, talvez pelo fato de ele ter sido lançado depois. Ele tem um layout mais moderno, até com uma série de emoticons novos. A página mostrando as mensagens é praticamente igual nos dois, e os menus também. A interna dos chats, porém, é melhor trabalhada no ICQ.
Desempenho: WhatsApp teve problemas recentemente (provavelmente por ocupar bastante memória)
Ainda não se sabe como será o desempenho do ICQ a longo prazo. Entretanto, ele se saiu muito bem suportando o “boom” da adoção dos usuários assim que foi lançado. A quantidade de downloads provavelmente foi bem grande, mas mesmo assim o serviço não caiu e continuou funcionando normalmente.
O WhatsApp, por outro lado, vem ficando famoso pelas suas falhas de desempenho. O mensageiro sofreu com muitas quedas de serviço nos últimos meses – especialmente após ser comprado pelo Facebook. Em condições normais, os dois são equivalentes e apresentam bom desempenho, mas é preciso ter atenção ao longo prazo.
Funcionalidades: Com chamadas de vídeo, ICQ leva a melhor
Aqui está a grande vantagem do ICQ. A começar pelas chamadas de vídeo, algo que o WhatsApp não oferece. O ICQ pode ser comparado mais com o Skype, já que o app é multiplataformas, tendo também uma versão web e programa para PC e possui opção de videoconferência. Além disso, ele envia mensagens SMS para os contatos.
Tudo o que o WhatsApp oferece, como bate-papo, troca de emoticons e também envio de arquivos, o ICQ também tem. E ainda adiciona uma série de recursos que fazem do aplicativo uma opção muito mais completa do que o mensageiro recém comprado pelo Facebook. Seu único problema é não ter gravação de clipes de áudio.
Usabilidade: WhatsApp tem menus mais simples
Ambos são extremamente simples de utilizar e nesta questão não há muita diferença. O WhatsApp é um programa com o qual todos já estão familiarizados. O ICQ tem um ar de “retrô” por ser a volta de um serviço que fez muito sucesso há algum tempo. Quem está na fase dos 20 – 30 anos atualmente, provavelmente ficou nostálgico com o seu retorno.
Em termos de facilidade para o usuário, ambos são bem fáceis de navegar. Porém, o WhatsApp tem menus de mais fácil acesso. O ICQ, dependendo do sistema, pode ser um pouco mais confuso, com opções escondidas, links para outros programas que seus desenvolvedores disponibilizam, então o WhatsApp leva a melhor.
Conclusão:
ICQ tem leve vantagem sobre o WhatsApp
O ICQ renasceu mais forte do que nunca. Ele chega com tudo para concorrer de igual para igual com WhatsApp e qualquer outro mensageiro instantâneo do mercado. Claro que neste ramo a concorrência é grande, e até parece não haver como inovar muito, mas o ICQ chega com pelo menos o que existe de melhor na área até o momento.
Na comparação direta com o WhatsApp ele, ICQ apresenta um visual mais moderno, com os seus emoticons atualizados, um desempenho mais sólido, sem queda de serviço até agora, e principalmente, funcionalidades mais robustas – especialmente as chamadas de vídeo. A única questão agora é aguardar a sua adoção pelo público. Muita gente já vem baixando e testando o aplicativo. Resta saber se continuarão com ele no celular.
Fonte:
Wikipedia
Oficina da Net
Techtudo
Infoescola
Nenhum comentário:
Postar um comentário