Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



03/04/2014

Tecnologia IMAX

Tecnologia IMAX
 
Tela Imax

IMAX 


Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes.

Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (52,8 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX é o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes. Em Março de 2007, havia 280 cinemas IMAX em 39 países (60% deles localizados no Canada e Estados Unidos). Metade desses cinemas é comercial e metade é educacional.
Variações do formato tradicional IMAX incluem IMAX Dome (usando uma platéia inclinada), IMAX 3D e IMAX Digital. A mais larga tela de IMAX Dome no mundo são os Big Cinemas IMAX em Mumbai, India com uma área de tela de 1.180 m2 (12.700 pés quadrados). A mais larga tela retangular de IMAX no mundo está localizada no IMAX Theatre Sydney em Sydney, Austrália, de tamanho 1.051 m2 (11.315 pés quadrados) e também equipada para mostrar filmes.
Saiba mais

IMAX (Padrão: 22 x 16) m
Largura=22 m
Altura=16 m

O que é IMAX?

A idéia de “pegar um cineminha” vai mudar com a vinda dos cinemas IMAX ao Brasil. Esta nova tecnologia traz, além de uma tela muito maior que a convencional, som e imagem de altíssima definição.

O que é? Como funciona?
Os cinemas com a tecnologia IMAX possuem, normalmente, telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de largura por 20 metros de comprimento dos cinemas normais. Assim, a tela torna-se grande o bastante para preencher todo o campo de visão, dando ao espectador uma incrível sensação de imersão no filme.

Para que esta gigantesca tela seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem é preciso que o filme seja gravado em outro formato. Assim, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70mm (únicos na indústria), enquanto os longas-metragens convencionais são impressos em filmes de 35mm.

Outra característica marcante desta tecnologia é a alta qualidade de som e imagem. Hoje existem ao todo 280 salas IMAX, sendo que 60% delas estão concentradas nos Estados Unidos e no Canadá.
No Brasil, as primeiras salas estão sendo construídas em São Paulo, no Shopping Bourbon Pompéia, e em Curitiba, no Palladium Shopping Center.



Gravação complicada
Se assistir um filme IMAX já é uma experiência incrível, imagine produzi-lo! A complexidade por traz de uma produção deste tipo de filme é muito maior. Veja os motivos:
  • A câmera para gravação é imensa e pesa 109 quilos, além de barulhenta. Para poder movimentar uma câmera com estas proporções é preciso suportes e aparelhos especiais, sem falar em todo o trabalho sonoro necessário para eliminar os ruídos e barulhos que o próprio equipamento produz.
  • Devido o tamanho da tela e ao detalhamento da imagem, a qualidade dos efeitos especiais e computadorizados precisa ser perfeita e impressionante, o que significa que é preciso muito mais energia do computador para fazê-lo.
  • O custo para se gravar um filme IMAX é enorme. Enquanto em um longa-metragem normal gravar dez cenas por dia é normal, esta nova tecnologia não permite que este número passe de quatro cenas por dia. E como diz o ditado: “Tempo é dinheiro”.

Apesar de todas estas complicações, assistir a um filme IMAX é uma experiência inigualável. Se você tiver a oportunidade de assistir, não a deixe passar, quem já viu garante que a recompensa é grande.

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/conheca-a-tecnologia-imax.html
Tecnologia Imax

Recife ganha sala de cinema IMAX nesta sexta (04/04)
(Equipamento funcionará apenas no Kinoplex UCI de Boa Viagem)

Recife ganha, nesta semana, sua primeira sala de cinema com tecnologia IMAX. Trata-se basicamente de uma tela gigante, que ocupa a parede do chão ao teto. O único local da cidade com o equipamento de projeção será o Kinoplex UCI do Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem. O primeiro filme a ser exibido é Noé, de Darren Aronofsky, com o ator Russel Crowe.

A sala de projeção já está pronta, mas só será aberta ao público na sexta-feira. As informações foram confirmadas nesta terça pela assessoria de imprensa da rede UCI.

Além da tela imensa, um sistema de projeção digital especial garante a alta resolução da imagem. Os filmes podem ser exibidos em 3D e em 2D.

O IMAX (sigla para Image Maximum) foi criado em 1968 no Canadá e apresentado pela primeira vez em 1970, mas sua tecnologia tem sido desenvolvida ao longo dos anos e continua a ser aperfeiçoar até hoje com as novas tecnologias 3D.
 
Fonte:
Imax
Wikipedia
Tecmundo
Techtudo
pernambuco.com
Cineplayers

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec