Tecnologia IMAX
Tela Imax |
IMAX
Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes.
Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (52,8 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX é o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes. Em Março de 2007, havia 280 cinemas IMAX em 39 países (60% deles localizados no Canada e Estados Unidos). Metade desses cinemas é comercial e metade é educacional.
Variações do formato tradicional IMAX incluem IMAX Dome (usando uma platéia inclinada), IMAX 3D e IMAX Digital. A mais larga tela de IMAX Dome no mundo são os Big Cinemas IMAX em Mumbai, India com uma área de tela de 1.180 m2 (12.700 pés quadrados). A mais larga tela retangular de IMAX no mundo está localizada no IMAX Theatre Sydney em Sydney, Austrália, de tamanho 1.051 m2 (11.315 pés quadrados) e também equipada para mostrar filmes.
Saiba mais
IMAX (Padrão: 22 x 16) m
Largura=22 m
Altura=16 m
O que é IMAX?
A idéia de “pegar um cineminha” vai mudar com a vinda dos cinemas IMAX ao Brasil. Esta nova tecnologia traz, além de uma tela muito maior que a convencional, som e imagem de altíssima definição.
O que é? Como funciona?
Os cinemas com a tecnologia IMAX possuem, normalmente, telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de largura por 20 metros de comprimento dos cinemas normais. Assim, a tela torna-se grande o bastante para preencher todo o campo de visão, dando ao espectador uma incrível sensação de imersão no filme.
Para que esta gigantesca tela seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem é preciso que o filme seja gravado em outro formato. Assim, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70mm (únicos na indústria), enquanto os longas-metragens convencionais são impressos em filmes de 35mm.
Outra característica marcante desta tecnologia é a alta qualidade de som e imagem. Hoje existem ao todo 280 salas IMAX, sendo que 60% delas estão concentradas nos Estados Unidos e no Canadá.
No Brasil, as primeiras salas estão sendo construídas em São Paulo, no Shopping Bourbon Pompéia, e em Curitiba, no Palladium Shopping Center.
Gravação complicada
Se assistir um filme IMAX já é uma experiência incrível, imagine produzi-lo! A complexidade por traz de uma produção deste tipo de filme é muito maior. Veja os motivos:
- A câmera para gravação é imensa e pesa 109 quilos, além de barulhenta. Para poder movimentar uma câmera com estas proporções é preciso suportes e aparelhos especiais, sem falar em todo o trabalho sonoro necessário para eliminar os ruídos e barulhos que o próprio equipamento produz.
- Devido o tamanho da tela e ao detalhamento da imagem, a qualidade dos efeitos especiais e computadorizados precisa ser perfeita e impressionante, o que significa que é preciso muito mais energia do computador para fazê-lo.
- O custo para se gravar um filme IMAX é enorme. Enquanto em um longa-metragem normal gravar dez cenas por dia é normal, esta nova tecnologia não permite que este número passe de quatro cenas por dia. E como diz o ditado: “Tempo é dinheiro”.
Apesar de todas estas complicações, assistir a um filme IMAX é uma experiência inigualável. Se você tiver a oportunidade de assistir, não a deixe passar, quem já viu garante que a recompensa é grande.
Tecnologia Imax |
Imax
Wikipedia
Tecmundo
Techtudo
pernambuco.com
Cineplayers
Nenhum comentário:
Postar um comentário