Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



01/04/2014

Overclock



http://pclouco.com/oque-e-overclock/



Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante (Recomendo colocar em <auto>). Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.

Cuidado ao manuseá-lo de maneira imprópria

O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.

A velocidade padrão de um componente está assegurada pela tensão (Volt) a que ele está definido para trabalhar. Existe uma margem ascendente (às vezes grande) de frequência que o componente tolera com essa mesma tensão até chegar a uma frequência onde é perdida a estabilidade, sendo necessário compensá-la com o incremento de tensão, aumentando consequentemente a temperatura.

O overclock pode ser aplicado basicamente a quatro componentes de hardware:

Nota-se que quem procura o overclock é o gamer, entusiasta ou utilizador de software que realmente requeira grandes recursos computacionais. Caso o usuário utilize o PC apenas em tarefas rotineiras de baixo desempenho como navegar na Internet, ouvir música, ver vídeos e fazer as coisas pessoais, não é necessário nem recomendável o overclock.


A velocidade do clock num processador é definida multiplicando a velocidade da BUS pelo multiplicador, os quais estão definidos de fábrica (às vezes a velocidade da BUS pode ser designada por outros termos ou siglas, como HTT ou FSB (Front Side Bus).

O overclock está diretamente relacionado com o aumento de consumo de energia, sendo necessário ter a certeza de que a fonte de alimentação consegue alimentar (de forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema em overclock. Ao consumir mais energia irá, obviamente, ter que dissipá-la por forma de calor, portanto é necessária uma boa refrigeração. Portanto, se quer iniciar no overclock, a fonte de alimentação e a refrigeração serão as primeiras etapas.

O sucesso do overclock está dependente das potencialidades de todo o hardware envolvido, onde o essencial, em primeiro lugar é a placa-mãe, depois o processador e só então a memória. Recomenda-se que seja feito a partir da BIOS mas também é possível fazê-lo por software ou alterando fisicamente os componentes.

Mas overclock não trata apenas de aumento em MHz ou em multiplicação, nos processadores também podem ser alteradas suas diferenças de potencial para aumento de carga ou sua diminuição (underclock). Isso pode ter certas consequências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo até provocar a fusão dos componentes do computador. Esse aumento da temperatura é solucionado com o resfriamento do hardware.


No Brasil comemora-se o "Dia Nacional do Overclock" em 4 de Agosto. Data comemorativa a todos os entusiastas e amantes do hardware mais agressivo.
Aprenda mais 

O que é overclock?
O Overclock é uma técnica usada para alterar a freqüência do processador, e assim, fazer com que ele funcione de forma mais rápida. 

Deste modo o processador terá um desempenho superior ao que foi projetado. A palavra Overclock costuma ser usada quando a frequência é alterada para mais do que o seu valor original. (overclock = acima da frequência normal)

O Overclock não pode ser realizado em todos os computadores, como muitos pensam. Existem muitos processadores que possuem um bloqueio para a prática. A tendência de bloqueio, conforme fabricantes, irá aumentar ainda mais. Para quem possui dúvidas sobre a “mágica” do aumento da velocidade dos processadores, muitos entendidos no assunto dizem que, as máquinas foram projetadas para ter uma velocidade superior a usada normalmente, assim, não haverá qualquer tipo de dano no equipamento. No entanto, outros pensam ao contrário.

Podemos dizer que Overclock é uma excelente maneira de melhorar o desempenho do equipamento. A grande vantagem de tudo isso é que não possui gastos. Para tanto, a grande vantagem não garante que o processo será nocivo, conforme outros especialistas. O Overclock pode causar uma certa instabilidade e, pode inclusive comprometer o processador.

Problemas que podem causar
O principal problema causado pelo processo é o grande aquecimento do processador. Um processador pode funcionar com segurança, sem danos, com temperaturas externas de no máximo 60 ou 70ºC, com temperatura ideal 50ºC. Acima da temperatura estipulada, o processador pode apresentar alguns travamentos. No entanto, quem ficou preocupado com a situação, saiba que, pequenos Overclocks não oferecem grandes riscos, e assim, são considerados seguros praticamente na sua totalidade, no entanto, quanto maior estímulo ao aumento da velocidade, maior risco está correndo de danificar o processador.

Não esqueça que, quanto maior for o aquecimento do processador irá diminuir a confiabilidade do equipamento como também a sua vida útil. Para entender o processo, ao aumentar a velocidade do sistema, os componentes do computador irão trabalhar de forma mais veloz. Com tudo isso, o sistema terá uma performance maior, com uma velocidade de processamento superior, velocidade das memórias, do HD, da placa de vídeo, enfim, de tudo.

Para quem ficou animado com todas as vantagens apresentadas, não fique tão feliz assim. Apesar da técnica ser bastante vantajosa, é necessário ter muitos cuidados ao realizar o Overclock. Caso não seja tomado todas as precauções necessárias, muitos inconvenientes poderão surgir. O principal problema encontrado é a redução do tempo de vida de uma máquina, como também poderá haver pane súbita, ocasionando inclusive, a queima do processador.

Um Overclock considerado seguro só pode ser feito em máquinas que sejam capazes de suportar um super aquecimento, deste modo, só pode ser realizado em processador de grande qualidade, com um cooler apropriado. Como sabemos que o aquecimento é inevitável, a ventilação precisa dar conta de tudo, e assim, dissipar o calor da placa-mãe. Assim, o aumento da velocidade aumenta, consequentemente o computador trabalha mais.O aquecimento não ocorre somente no processador, mas também nos periféricos. Para tanto, ter uma ótima ventilação é um fator determinante para o sucesso do Overclock.

Vida útil do processador
Quanto a vida útil do computador, vale ressalatar que muitos profissionais alegam que tudo depende da intensidade do Overclock. Em um processo mais simples, que não necessita aumento na voltagem do chip, terá um efeito quase imperceptível, ou mesmo, nenhum. Não podemos esquecer que nenhum fabricante de processador aconselha realizar o Overclock, justo por ser uma prática considerada de alto risco, podendo causar danos irreparáveis.

Não recomendado fazer overclocking

Se você possui a intenção de fazer Overclock em sua máquina, não deixe de fazer a seguinte pergunta a si mesmo: Será que realmente preciso fazer Overclock? Analise, se você possui um computador suficientemente bom para o seu uso, se pretende trocá-lo em breve, talvez seja desnecessário esse processo.

Porém, para aqueles que mesmo sabendo de todos os riscos pretendem realizar o Overclock é bom lembrar que, apesar do processo transformar a sua máquina em um equipamento muito mais veloz, recomendo a todos, que ao menos os interessados procurem ajuda profissional para saber se realmente sua máquina está preparada para realizar o processo, e também para ajudar na transformação. E não esqueça, a solução de hoje pode ser uma grande dor de cabeça amanhã. Então, esteja preparado para assumir todos os riscos citados na realização do Overclok.

 Fonte: 
PC louco
Wikipedia 
Oficina da Net

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec