Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



13/11/2013

Microsoft




A história do Windows


Estamos na década de 1970. No trabalho, usamos máquinas de escrever. Se nós precisarmos copiar um documento, provavelmente vamos usar um mimeógrafo ou papel carbono. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, (fundadores da Microsoft) percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro.

Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão "um computador em cada mesa e em cada casa." Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.

Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a cuidar da companhia. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como processadores de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamaram o novo sistema operacional de "MS-DOS".

Quando o IBM PC com MS-DOS começou a ser vendido, em 1981, ele apresentou uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas descobriram a tecla da barra invertida (\).

O MS-DOS é eficiente, mas ele também acaba sendo difícil de entender, para muitas pessoas. Tem que haver um jeito melhor de fazer um sistema operacional.

Trívia geek:
MS‑DOS significa Sistema Operacional em Disco da Microsoft.

Completados neste mês, o Windows comemora os 30 anos do lançamento de seu primeiro projeto.

Atualmente é impossível encontrar alguém que ao menos não viu ou teve contato com alguma das versões do Windows. Conhecido mundialmente e com o lançamento da primeira versão em Windows 1.0 (10 de novembro 1983), que posteriormente mudou de nome passando a se chamar Windows 1.0, acabou de completar, no último domingo, 30 anos de existência.

Com início do projeto em setembro de 1981 e sob o nome de ‘Interface Manager’, o sistema somente passou a ser chamado de Windows 1.0 no ano de 1985, dois anos após o seu lançamento oficial. No entanto, este grande protótipo, idealizado pelo "Miclegendário" Bill Gates, tratava-se apenas de um ambiente gráfico com 16 bits que rodava em cima do DOS e não um sistema operacional completo como as suas versões posteriores. Contudo, uma de suas peculiaridades consistia na não necessidade de digitar os comandos no prompt do MS-DOS, bastava-se apenas clicar com o mouse, ato considerado um grande avanço para a época.


Windows 1.0 (11/1983)

Surgimento do Windows 1.0 (1982 - 1985)
A Microsoft trabalha na primeira versão de um novo sistema operacional. Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computação que são fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os céticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).

Em 20 de novembro de 1985, dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. 

Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que "é um software único, projetado para aqueles que realmente usam computador..."
Há menus suspensos, barras de rolagem, ícones e caixas de diálogo que deixam os programas mais fáceis de aprender e usar. Você pode alternar entre vários programas sem precisar sair e reiniciar cada um. O Windows 1.0 vem com vários programas, incluindo o gerenciamento de arquivos MS‑DOS, o Paint, o Windows Writer, o Bloco de Notas, a Calculadora, um calendário, um arquivo de cartões e um relógio, para ajudar você a gerenciar as atividades do dia a dia. Tem até um jogo - Reversi.
Trívia geek: lembra-se dos discos flexíveis e dos quilobytes?  
O Windows 1.0 requer um mínimo de 256 KB (quilobytes), duas unidades de disquete de dupla face e uma placa de adaptador gráfico. Para executar vários programas ou usar o DOS 3.0 ou superior, recomenda-se um disco rígido e 512 KB de memória. 

Windows 2.0 (09/12/1987)

Mais janelas, mais velocidade


Windows 2.0 (1987 - 1992)
Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com ícones de área de trabalho e memória expandida. Com maior suporte a gráficos, você pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para agilizar o seu trabalho. Alguns desenvolvedores de software escrevem seus primeiros programas baseados em Windows para este lançamento. 

Windows 2.0 O foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 é lançado, o Windows/386 vem logo em seguida, para aproveitar os recursos de memória estendida. As versões subsequentes do Windows continuam a melhorar a velocidade, a confiabilidade e a usabilidade do PC.
Em 1988, a Microsoft se torna a maior companhia de software para PCs do mundo, com base em suas vendas. Os computadores começam a se tornar parte do cotidiano de alguns escritórios.
Trívia geek: 
o Painel de Controle aparece pela primeira vez no Windows 2.0.

Windows 3.0 (22/05/1990)


Windows 3.0Windows NT (1990 /1994) 
chegam os elementos gráficos
Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhões de cópias nos dois primeiros anos. O sistema operacional Windows passa a ser o mais usado até então. Tamanho sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memória Virtual melhora os gráficos. Em 1990, o Windows começa a se parecer com as versões que viriam depois.
Windows O , agora, tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de PCs 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas funcionam muito mais rápido. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impressão são apresentados no Windows 3.0

O Windows é instalado através de disquetes adquiridos em grandes caixas, com pesados manuais de instrução.
A popularidade do Windows 3.0 cresce com o lançamento de um novo kit para desenvolvimento de software (software development kit, SDK) para Windows, que ajuda os desenvolvedores a se concentrarem mais em escrever programas e menos em escrever drivers de dispositivo.
Windows O é cada vez mais usado em casa e no trabalho, e agora vem com jogos como Paciência, Espadas e Campo Minado. Um anúncio: “Agora, você pode usar o incrível poder do Windows 3.0 para relaxar no trabalho.”
Windows O for Workgroups 3.11 vem com suporte a grupos de trabalho ponto a ponto e redes em domínio e, pela primeira vez, os PCs se tornam uma parte integrante da evolução da computação cliente/servidor emergente.


Windows NT (27/07/1993)
Quando o Windows NT é lançado, em 27 de julho de 1993, a Microsoft alcança um importante marco: a conclusão de um projeto iniciado no final da década de 1980, para construir um novo e avançado sistema operacional a partir do zero. "O Windows NT representa nada menos do que uma mudança fundamental no jeito como as empresas podem cuidar de suas necessidades de computação comercial", afirma Bill Gates no lançamento.
Diferente do Windows 3.1Windows NT, entretanto, o 3.1 é um sistema operacional de 32 bits, o que faz dele uma plataforma de negócios estratégica que suporta os mais avançados programas técnicos e científicos.
Trívia geek: 
o grupo que desenvolve o Windows NT era originalmente chamado de equipe de "Sistemas Portáteis".

Windows 95  (24/08/1985)


Windows 95 (1995 - 2001)
o computador atinge a maioridade (e não se esqueça da Internet)
Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. É o lançamento da Microsoft com mais publicidade, até então. Os comerciais de televisão trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo botão Iniciar (em inglês, "Start"). O press release começa simplesmente dizendo: “Chegou.”

É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incríveis jogos multimídia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado à Internet, à rede de conexão discada e a novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos para computação móvel e redes integradas.

Quando o Windows 95 foi lançado, os sistemas operacionais Windows e MS‑DOS anteriores estavam presentes em cerca de 80% dos computadores do mundo. O Windows 95 é a atualização desses sistemas operacionais. 
Para usar o Windows 95, você precisa de um PC com um processador 386DX ou superior (recomenda-se um 486) e, pelo menos, 4 MB de RAM (recomendam-se 8 MB de RAM). 
As versões para atualização estão disponíveis tanto em disquete quanto em CD-ROM. O sistema está disponível em 12 idiomas.
A marca foi a primeira aparição do menu Iniciar, da barra de tarefas e dos botões minimizar, maximizar e fechar em cada janela.

Pegando a onda da Internet
No início dos anos 90, o pessoal que entendia mais de tecnologia estava falando sobre a Internet - uma rede de redes que poderia conectar computadores por todo o mundo. Em 1995, Bill Gates escreve um memorando chamado "The Internet Tidal Wave" ("A Gigantesca Onda da Internet", em que declara que a Internet é "o mais importante avanço desde o advento do PC."
No segundo semestre de 1995, é lançada a primeira versão do Internet Explorer. O navegador se junta àqueles que competiam por espaço na Internet.
 
Trívia geek: 
em 1996, a Microsoft lança o Flight Simulator para Windows 95, pela primeira vez, em seus 14 anos, disponibilizado para o Windows.

Windows 98, Windows 2000, Windows Me 

1998 / 2000 


Windows 98 (25/06/1998)
Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já imperam no trabalho e nas residências, e as cafeterias, onde se pode usar a Internet, começam a surgir. O Windows 98 é descrito como um sistema operacional que “funciona melhor”.
Com o Windows 98, você pode achar informações mais facilmente, tanto no seu PC quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente e suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa versão é a barra de Início rápido, que permite que você execute programas sem ter que navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na área de trabalho.
 
Trívia geek: 
o Windows 98 é a última versão baseada em MS‑DOS.


Windows Me (uso doméstico)
Projetado para uso doméstico, o Windows Me vem com vários aperfeiçoamentos em música, vídeo e rede doméstica, além de melhorias em confiabilidade, quando comparado com as versões anteriores.
Primeiras aparições: a Restauração do Sistema, um recurso que permite reverter a configuração de software do computador para uma data ou hora anterior a um problema ocorrido. O Movie Maker oferece, aos usuários, as ferramentas para editar, salvar e compartilhar digitalmente vídeos domésticos. E, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, você pode localizar, organizar e reproduzir mídia digital.
 
Trívia geek: 
tecnicamente falando, o Windows Me foi o último sistema operacional da Microsoft a ser feito em cima do código-base do Windows 95. A Microsoft anuncia que todos os futuros produtos de sistema operacional seriam baseados no kernel do Windows NT e do Windows 2000.

Windows 2000 Professional
Mais do que apenas uma atualização para o Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi feito para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e laptops comerciais. Feito em cima do confiável código-base do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeiçoamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte a computação móvel.
Dentre outros aperfeiçoamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware, adicionando suporte a uma vasta gama de novo hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avançados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.
 
Trívia geek: 
o teste de estresse noturno executado no Windows 2000 durante o desenvolvimento equivale a três meses de tempo de execução em até 1.500 computadores.

Windows XP (2001 - 2005) 

estável, utilizável e rápido


Windows XP (25/10/2001)
Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde o meio da década de 1970 até o lançamento do Windows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo todo.
Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é mais intuitivo. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase na Ajuda e Suporte.

Windows XP O Home Edition oferece um visual mais limpo, simplificado que deixa os recursos mais usados facilmente acessíveis. Projetado para uso doméstico, o Windows XP oferece aperfeiçoamentos como o Assistente para Configuração de Rede, o Windows Media Player, o Windows Movie Maker e recursos aperfeiçoados para fotos digitais.

O Windows XP, Windows 2000 Professional traz as bases sólidas do aos desktops, aperfeiçoando a confiabilidade, a segurança e o desempenho. Com um visual novo, o Windows XP Professional inclui recursos para empresas e computação doméstica avançada, incluindo suporte a área de trabalho remota, um sistema de arquivos com criptografia e recursos de restauração do sistema e redes avançadas. Os principais aperfeiçoamentos para os usuários móveis incluem suporte a redes sem fio 802.1x, o Windows Messenger e a Assistência Remota.

Windows Vista (2006 - 2008) 

segurança inteligente

 
Windows Vista (2006)
Windows Vista O é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador, à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.

O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as margens das janelas ganham um visual novo em folha. A pesquisa ganha nova ênfase e ajuda as pessoas a encontrarem arquivos em seus computadores mais rápido. O Windows Vista apresenta novas edições, cada qual com diferentes combinações de recursos. O sistema está disponível em 35 idiomas. O botão Iniciar redesenhado aparece pela primeira vez no Windows Vista.
 
Trívia geek: 
mais de 1,5 milhão de dispositivos eram compatíveis com o Windows Vista no lançamento.
 

Windows 7 (2009)


O Windows 7 foi criado para o mundo sem fio, que chega no final do ano 2000. Quando o novo sistema operacional foi lançado, os notebooks vendiam mais do que os desktops. Está na moda usar a Internet em pontos públicos de acesso sem fio, como as cafeterias, e em redes privadas sem fio nas residências.
O Windows 7 incluía novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoravam a funcionalidade e tornavam o uso da interface mais divertido. Ele também marcou o início do Windows Touch, que permitia aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.
 
Trívia geek: 
antes de ser lançado, o Windows 7 foi avaliado por 8 milhões de beta testers no mundo todo.
 

Windows 8 (2012)


O Windows 8 é o Windows reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário. Ele funciona como tablet, para diversão, e como computador totalmente equipado, para maior produtividade. Ele apresenta uma interface totalmente nova, para toque e para uso com mouse e teclado. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows, com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.
O Windows 8 apresenta uma tela inicial com blocos que conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. Existe um novo local de onde se pode baixá-los, a Windows Store, posicionada logo na tela inicial.
Com o Windows 8, a Microsoft também lançou o Windows RT, que roda em alguns tablets e computadores. O Windows RT foi projetado para dispositivos elegantes, com bateria de longa duração, e só executa aplicativos da Windows Store. Ele também vem com uma versão integrada do Office, otimizada para telas sensíveis ao toque.
 
Trívia geek: 
usuários avançados perceberão que o Windows 8 tornou a detecção e a correção de erros do sistema de arquivos mais transparentes e menos intrusivas.

Fonte
 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec