A tecnologia na educação sempre esteve presente como forma de auxílio no processo tanto de aprendizagem quanto de ensino; desde em aparelhos rudimentares como o ábaco aos computadores pessoais.
Essas tecnologias estão possibilitando não só novas formas de ensino através de novos recursos, como também processos de aprendizagem diferente dos tradicionais.
A inserção da tecnologia na educação apresenta um evolução tão grandiosa que chegou ao ponto da importância da figura física do professor ser colocada em questionamento.
Tecnologia no método de ensino
O processo de ensino sofre constante mutação e sempre busca novas soluções para tornar essa prática mais fácil, interativa e até mesmo divertida para as pessoas.
Muitas formas surgiram ao longo dos tempos, desde o giz e o quadro-negro, passando por livros, cursos por correspondências, rádio-aula, tele-aula, aulas através de midias(videocassete, dvd's), projetores, entre outras.
Muitos desses métodos procuram contudo, também atender as várias necessidades do aluno, como falta de tempo, local apropriado, facilidade de obtenção desses meios
Esses recursos foram bastante utilizados até o fim do século passado, porém com a popularização dos computadores a metodologia de ensino, principalmente nas escolas, teve uma grande mudança, pois eles auxiliam os professores a ministrar suas matérias de forma mais dinâmica e divertida e os alunos passaram a possuir novos meios de interação com a matéria.
Até mesmo a necessidade atual de dominar essa tecnologia levou muitas escolas a colocar como obrigatória, aulas de informática.
Outra invenção de bastante impacto no processo de ensino foi a internet, que passou a integrar os diversos meios de comunicação fazendo com que as informações antes obtidas de diversas fontes possam agora serem encontradas em um único lugar de fácil acesso. Isso ajudou no processo de 'disseminação' do ensino, pois qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode obter o conhecimento sem necessitar do tradicional modelo de ensino formal, através de instituições físicas como escolas e universidades.
Saiba mais
Eduacão à distância
A EaD (Educação à Distância), em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
A EaD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais
Saiba mais
Mobilidade impulsiona ensino à distância
A demanda pelo uso da tecnologia na Educação cresce
todos os dias em todo o mundo.
De um lado, universidades e instituições
de ensino querem oferecer o que há de mais moderno tanto nas salas de
aulas como no ensino à distância.
De outro, estudantes querem as melhores ferramentas para aprender e já vivem em um mundo totalmente conectado; ou seja, por que teria que ser diferente na hora de estudar?!
De outro, estudantes querem as melhores ferramentas para aprender e já vivem em um mundo totalmente conectado; ou seja, por que teria que ser diferente na hora de estudar?!
Mais recentemente, a mobilidade também mudou um pouco a
forma de aprender. Aplicativos para dispositivos móveis e plataformas
online permitem que você transforme qualquer lugar como uma extensão da
sala de aula.
O ensino a distância não é novidade, e há muito tempo
forma profissionais em todo o mundo. Todo o conteúdo, que no início era
transmitido pelo rádio, hoje – claro – é 100% digital e online. E é nas
salas de aulas virtuais, mais conhecidas como ambientes virtuais de
aprendizagem, que tudo acontece.
As principais universidades do mundo já oferecem
cursos completos a distância. E mais do que nos cursos superiores, a
tecnologia também facilita a vida dos alunos dos ensinos médio e
fundamental; principalmente os de pós-graduação.
Um dos maiores sucessos do ensino a distância é a Khan Academy, uma plataforma de videoaulas criada pelo americano Salman Khan em 2008. O que no início era um projeto despretensioso apenas com aulas de matemática postadas no YouTube para auxiliar seus familiares se tornou um enorme projeto mundial. Mais de seis milhões de pessoas já visitaram a sala de aula virtual criada por Khan.
Um dos maiores sucessos do ensino a distância é a Khan Academy, uma plataforma de videoaulas criada pelo americano Salman Khan em 2008. O que no início era um projeto despretensioso apenas com aulas de matemática postadas no YouTube para auxiliar seus familiares se tornou um enorme projeto mundial. Mais de seis milhões de pessoas já visitaram a sala de aula virtual criada por Khan.
A missão da Khan Academy é oferecer educação de alto
nível para qualquer pessoa em qualquer lugar. Todo conteúdo é aberto e
gratuito. Atualmente há mais de 600 aulas em português e outros 400
vídeos serão publicados até o final do ano. O formato inspirou muita
gente mundo afora; aqui no Brasil, este portal oferece – em vídeo – as
resoluções de provas dos vestibulares mais concorridos do país e também
do Enem. (Exame Nacional do Ensino Médio)
A tecnologia mudou um pouco o papel do professor na sala de aula.
Especialistas acreditam que hoje, apenas 20% do tempo do professor é
realmente dedicado à construção de um relacionamento com o aluno. A
tecnologia permite que o tempo em sala de aula seja bem melhor
aproveitado do que sempre foi.
Importante é lembrar que, assim como no ensino tradicional existem
universidade e escolas boas e outras nem tanto, no ensino a distância, a
lógica é a mesma. É preciso avaliar as ferramentas disponíveis e os
cursos pretendidos para não perder tempo.
Fonte
Wikipedia
Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário