Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



29/11/2013

Black Friday




Black Friday, 

lista de sites não recomendados do Procon

Diante da grande expectativa de consumidores e comerciantes com as vendas do Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29/11), o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) faz um alerta sobre falsas promoções. Além de acompanhar os preços dos produtos que pretende comprar, as pessoas podem consultar uma lista de sites que o órgão classifica como não confiáveis.


Segundo o Procon, os órgãos de todo o País já identificaram a prática de maquiagem de preços: (SEMPRE DESCONFIEM  A ESSES DESCONTOS) as lojas elevam o valor dos produtos antes da realização da promoção, fazendo com que o desconto não seja sobre o valor real. O consumidor deve ficar atento principalmente em relação a eletrodomésticos e equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, celulares, tablets.

O órgão também alerta que a pesquisa de preços deve incluir as lojas físicas, onde as condições de pagamento podem ser mais atraentes e negociadas. (VERIFIQUE SE EXISTE O TAL SITE)

Caso a compra seja de fato online, as pessoas podem consultar a lista que é periodicamente atualizada no site do Procon. Lá está uma relação de endereços fraudulentos, que devem ser evitados.

Além de todos esses alertas, o Procon também lançou uma cartilha com dicas para quem deseja comprar produtos online.


SEGURANÇA E PROCEDÊNCIA DO SITE
  • Busque sempre informações sobre o site, verificando se há reclamações contra ela no PROCON de seu Estado ou Município; 
  • Pesquise referências da empresa com amigos ou em outros sites com comentários de usuários, como o Reclame aqui; 
  • Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários (Recomendado); 
  • Se possível verifique se o site usa certificados de segurança onde os dados enviados pelo formulário de seu computador até o servidor são criptografados (codificados). Para isso basta olhar no endereço se está como “https://, Navegação com segurança” em vez de “http://”; 
  • (ATENÇÃO PERANTE A ISSO) Não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra, INFORME SÓ O NECESSÁRIO
  • Identifique o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Verifique no site da Receita Federal se o CNPJ da empresa confere com o endereço fornecido; 
  • O consumidor pode ainda, checar os dados cadastrais do site da empresa acessando registro.br; (verificando de a empresa é cadastrada); 
  • Verifique se existe telefone fixo ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas ou reclamações; É recomendável que desconfie ou fuja de sites que possuem apenas telefones celulares.
Saiba mais

Direito do consumidor

O direito do consumidor é um ramo do direito que lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos países com sociedades de consumo e sistemas legais funcionais.

Fonte
Ne10
Wikipedia

26/11/2013

Cyberbullying


É CRIME QUEM COMETE



http://www.multiplemayhemmamma.com/2013/04/kids-cyber-bullying-social-media.html#sthash.pE34QO62.0BvAj9jk.dpbs

  

Cyberbulliyng 

(Bullying virtual)


Cyberbullying - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Como tem se tornado mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens. Atualmente legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo.

É definido como

"Quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa."

O "cyberbullying" pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não querem mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.

Os cyberbullies podem divulgar os dados pessoais das vítimas (como nome, endereço ou o local de trabalho ou de estudo, por exemplo) em sites ou fóruns, ou publicar material em seu nome que o difame ou ridicularize-o. Alguns cyberbullies também podem enviar e-mails e mensagens instantâneas ameaçando e assediando as vítimas, postar rumores e boatos e instigar os outros para cima da vítima.
Saiba mais

O Cyberbullying, decorrente do famoso bullying sofrido por jovens em escolas, por exemplo, se disseminou nas redes sociais e demais meios de comunicação virtuais se tornando uma arma usada para agressões psicológicas, xingamentos e calúnias, tudo de forma anônima.

O Bullying, como todos sabem, é o ato de agredir psicologicamente outra pessoa, através de apelidos pejorativos e outros constrangimentos, ou ainda, em alguns casos, agressões físicas por parte do praticante. Esta prática, não muito conhecida há alguns anos, está bem popular hoje, principalmente entre adolescentes e até mesmo crianças, tanto no ambiente escolar quanto social.

O cyberbullying, por sua vez, possui a mesma nascente do anterior, só que ao invés dos insultos e agressões serem cometidos pessoalmente, este é realizado de forma ‘virtual’, através de redes sociais, blogs e fotoblogs, e-mails, mensageiros instantâneos, entre outros, com uma velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual.

Sua prática, portanto, vem preocupando especialistas, pais e educadores de todo o mundo, pois devido a velocidade com que a internet está crescendo e se disseminando, a usabilidade destas ferramentas e meios de comunicação modernos passaram a causar um efeito multiplicador no sofrimento das vítimas.

Estes insultos e agressões psicológicas, transmitidas no ambiente virtual, são postados na internet através de comunidades em praticamente todas as redes sociais, muitas vezes criadas especificamente para este fim, onde os usuários criam os insultos em forma de calúnias, ofensas, perseguições, rumores, boatos maldosos e imagens forjadas sobre a vítima. Outra maneira utilizada é através de e-mails e mensagens instantâneas que são enviadas por pessoas de forma anônima, onde disseminam-se intrigas e fofocas.

Cyberbullying em nove formas mais comuns
cyberbullying pode assumir muitas formas. No entanto, existem nove formas que são as mais comuns:


  1. Injúria: enviar repetidamente e-mail, scrap ou mensagem para uma pessoa dizendo que ela é “imbecil, asquerosa, nojenta”. 
  2. Difamação: enviar repetidamente e-mail, scrap ou mensagem para várias pessoas dizendo que “fulano é burro porque foi mal na prova”. 
  3. Ofensa: enviar mensagens eletrônicas repetidamente com linguagem vulgar 
  4. Falsa identidade: fazer-se passar por outra pessoa para obter vantagem ou por ato ilícito.  
  5. Calúnia: publicar uma mensagem na comunidade virtual da escola dizendo “fulano roubou minha carteira”.  
  6. Ameaça: enviar repetidamente mensagens que incluem ameaças de danos físicos, fazendo a vítima temer por sua segurança.  
  7. Racismo: preconceito ou discriminação em relação a indivíduos considerados de outra raça.  
  8. Constrangimento ilegal: perseguição; pudor que sente quem foi desrespeitado ou exposto a algo indesejável.  
  9. Incitação ao suicídio: instigar, impelir, suscitar alguém a dar a morte a si mesmo.

Há casos, também, em que fotografias são tiradas, com ou sem o consentimento das vítimas, e são alteradas através de montagens constrangedoras, incluindo ofensas, piadinhas, comentários sexistas ou racistas, (Cyberbullying.)
Essas imagens são divulgadas em sites, colocadas em newsgroups, em redes de serviços, ou até divulgadas através de materiais impressos espalhados nos corredores e banheiros, sem o conhecimento das vítimas. Quando estas descobrem, seu nome e imagens já estão em rede mundial, sendo muito difícil sair ileso desta situação.

Características do cyberbullying
cyberbullying tem algumas características bastante peculiares que são diferentes do bullying tradicional:
  1. Anonimato: O agressor é muitas vezes anônimo. A vítima fica se perguntando quem é o cyberbully, o que pode causar um grande estresse.
  2. Acessibilidade: Há geralmente um período padrão de tempo durante o qual os agressores têm acesso a suas vítimas. Os cyberbullies podem causar sofrimento a qualquer hora do dia ou da noite. 
  3. Medos de punição: Muitas vezes as vítimas do cyberbullying não denunciam por medo de represálias de seus agressores e medo de que seus privilégios relativos ao computador ou telefone lhes sejam tirados. Geralmente as respostas dos adultos para cyberbullying são tirar o celular e o computador de uma vítima, que em seu entendimento pode ser visto como punição. 
  4. Espectadores: O fenômeno de ser um espectador no mundo cibernético é diferente na medida em que se pode receber e transmitir e-mails, páginas da Web, imagens etc. O número de espectadores no mundo cibernético pode chegar a milhões. 
  5. Desinibição: O anonimato proporcionado pela internet pode levar os jovens a ter comportamentos que não podem realizar face a face. Ironicamente, é o seu próprio anonimato que permite a alguns indivíduos intimidar outros.
Sabe-se que ferramentas tecnológicas mais sofisticadas começaram a ser utilizadas recentemente pelos responsáveis de cometer o cyberbullying. Fato este que está adentrando de forma lenta na opinião pública, devido a deficiência de informações abordadas pela mídia, o que faz com que muitas pessoas, alvos desta prática, nem tomem conhecimento da utilização de seu nome, informações ou imagens; e quando esta acaba por descobrir, muitas vezes já é tarde demais. Porém, espera-se que este seja um assunto mais abrangido entre a geração jovem que está se formando hoje, onde a informação e o esclarecimento dos resultados e danos que o cyberbullying podem causar às pessoas, são de extrema importância.

Saiba mais
e como prevenir

Fonte
Wikipedia
Oficina da Net
multiplemayhemmamma
Bullying / Cyberbullying

Lista negra I


http://www.tudoemtecnologia.com/procon-sp-divulga-lista-negra-com-323-sites/


Comércio eletrônico 

Lista negra


Atenção consumidores: Procon divulga lista de lojas virtuais não recomendadas para compras.
 
O Procon divulgou uma lista de lojas virtuais que tiveram reclamações junto ao órgão de defesa dos consumidores e não resolveram o problema apontado. Do total,  325 sites não são recomendados para fazer compras online.
No geral, as queixas dizem respeito a alguma irregularidade, como a falta de entrega do produto, a loja não trocar em virtude de defeito, entre outras.

ATENÇÃO AO FAZER COMPRAS ON LINE


O Procon alerta os consumidores que com a chegada do Natal é necessário ficar atento na hora da compra pela internet. Por isso é preciso verificar a identificação da loja, como CNPJ, telefone, e-mail, e acima de tudo desconfiar quando a oferta é muito vantajosa ao consumidor.

Outra dica que o órgão fornece é ter cuidado em comprar em lojas virtuais que oferecem apenas o boleto bancário e depósito em conta como opção de pagamento; ATENTOS A GOLPES VIRTUAIS 

Confira também a 2ª listra negra (Procon)
Fonte: 
Oficina da Net
Tudo em tecnologia

25/11/2013

Verão 2014




Saúde

Guia de proteção solar


O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Entretanto, a loção de bronzeamento é um termo incorreto para o filtro solar, já que sua função é completamente diferente. A loção de bronzeamento é usada para atrair raios ultravioleta visando atingir um melhor bronzeado. Esta é comumente projetada para o uso em piscinas e se projetada ao ar livre pode ou não ter protecção FPS.

Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), que pode causar queimaduras solares, e UVA (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 320 e 400 nanometros), que é responsável pelo bronzeamento, além de ser o principal causador de efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele.



UVB (290 x 10 -9) à (320 x 10  -9)
UVA (320 x 10 -9) à (400 x 10  -9)

Saiba mais

No Brasil, o câncer mais freqüente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico.

De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Em decorrência da destruição da camada de ozônio (Ozonosfera), os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidência dos raios UV-C, que são potencialmente mais carcinogênicos do que os UVB.Por sua vez, os raios UV-A independem desta camada, e causam câncer de pele em quem se expõe a eles em horários de alta incidência, (10:00 h às 16:00 h) continuamente e ao longo de muitos anos.

As pessoas de pele clara que vivem em locais de alta incidência de luz solar são as que apresentam maior risco. Como mais de 50% da população brasileira têm pele clara e se expõem ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho, seja por lazer, e o país situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultra-violeta, nada mais previsível e explicável do que a alta ocorrência do câncer de pele entre nós.

Como se proteger
As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e freqüente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele clara.

Sob circunstâncias normais, as crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que os adultos. Pesquisas indicam que a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele,mostrando ser a infância uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol.

O clima tropical, a grande quantidade de praias, a idéia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva à radiação solar.

Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas.

Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados.

Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição solar é cumulativo, é importante que cuidados especiais sejam tomados desde a infância mais precoce.
Saiba mais


Fonte
Wikipedia 
INCA (radiação)

24/11/2013

Educação digital - parte 2

Educação digital

(parte 2)


Tecnologia na educação



A tecnologia na educação sempre esteve presente como forma de auxílio no processo tanto de aprendizagem quanto de ensino; desde em aparelhos rudimentares como o ábaco aos computadores pessoais.

Essas tecnologias estão possibilitando não só novas formas de ensino através de novos recursos, como também processos de aprendizagem diferente dos tradicionais.  

A inserção da tecnologia na educação apresenta um evolução tão grandiosa que chegou ao ponto da importância da figura física do professor ser colocada em questionamento.

Tecnologia no método de ensino
O processo de ensino sofre constante mutação e sempre busca novas soluções para tornar essa prática mais fácil, interativa e até mesmo divertida para as pessoas.  

Muitas formas surgiram ao longo dos tempos, desde o giz e o quadro-negro, passando por livros, cursos por correspondências, rádio-aula, tele-aula, aulas através de midias(videocassete, dvd's), projetores, entre outras.

Muitos desses métodos procuram contudo, também atender as várias necessidades do aluno, como falta de tempo, local apropriado, facilidade de obtenção desses meios

Esses recursos foram bastante utilizados até o fim do século passado, porém com a popularização dos computadores a metodologia de ensino, principalmente nas escolas, teve uma grande mudança, pois eles auxiliam os professores a ministrar suas matérias de forma mais dinâmica e divertida e os alunos passaram a possuir novos meios de interação com a matéria.

Até mesmo a necessidade atual de dominar essa tecnologia levou muitas escolas a colocar como obrigatória, aulas de informática.

Outra invenção de bastante impacto no processo de ensino foi a internet, que passou a integrar os diversos meios de comunicação fazendo com que as informações antes obtidas de diversas fontes possam agora serem encontradas em um único lugar de fácil acesso. Isso ajudou no processo de 'disseminação' do ensino, pois qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode obter o conhecimento sem necessitar do tradicional modelo de ensino formal, através de instituições físicas como escolas e universidades.
Saiba mais

Eduacão à distância


Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

A EaD (Educação à Distância), em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

A EaD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais
Saiba mais

Mobilidade impulsiona ensino à distância



As principais universidades do mundo já oferecem cursos completos a distância. E mais do que nos cursos superiores, a tecnologia também facilita a vida dos alunos dos ensinos médio e fundamental; principalmente os de pós-graduação.

Um dos maiores sucessos do ensino a distância é a Khan Academy, uma plataforma de videoaulas criada pelo americano Salman Khan em 2008. O que no início era um projeto despretensioso apenas com aulas de matemática postadas no YouTube para auxiliar seus familiares se tornou um enorme projeto mundial. Mais de seis milhões de pessoas já visitaram a sala de aula virtual criada por Khan.


Fonte
Wikipedia
Olhar Digital

21/11/2013

Snapchat



http://mastersofmedia.hum.uva.nl/2013/09/11/our-future-will-last-up-to-ten-seconds-could-snapchat-be-used-as-a-revolutionary-tool/


Snapchat é um aplicativo de mensagens a base de imagens, criado e desenvolvidos por estudantes da Universidade de Stanford. Com o aplicativo, usuários podem tirar fotos, gravar videos e adicionar texto e desenhos à imagem, escolher o tempo que a imagem ficará viva e manda-la para qualquer um de sua lista de amigos. O tempo de cada snap é de 1 à 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista pelo tempo escolhido pelo enviador. A imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores 

O Snapchat é um app de conversas instantâneas, onde os usuários podem tirar fotos, gravar vídeos, textos e imagens. Os Snaps enviados são removidos do aparelho móvel depois que a pessoa o vê.

O Snapchat é um app de conversas instantâneas, similar ao Whatsapp, no qual os usuários podem tirar fotos, gravar vídeos e adicionar textos e desenhos à imagem, além de escolher o tempo que a imagem ficará ativa e mandá-la para qualquer um de sua lista de amigos. O tempo de cada snap é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista por quem as recebe pelo tempo pré-determinado. Após o tempo limite, a imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores.

Saiba mais

Fonte
Master of media
Wikipedia
Oficina da Net 

20/11/2013

Internet via rádio





Internet via rádio

(os primódios da internet)


Internet via rádio consiste em distribuir o sinal da Internet captado por um link dedicado utilizando antenas e distribuindo-o através de POPs (Point of Presence) espalhados pela cidade, formando uma grande rede de usuários.

Esta tecnologia está se espalhando pelo interior do Brasil, devido ao baixo custo de manutenção e boas taxas de preço e velocidade. É muito comum haver grupos de assinantes — condomínios por exemplo — que juntos custeam e dividem o custo de todo o equipamento necessário para levar o sinal até suas residências, tornando o preço individual ainda mais baixo.

A velocidade de acesso corresponde à contratada pelo assinante com o provedor de acesso à Internet.

A internet, como muitos sabem, é o melhor meio de comunicação e transmissão de dados, e hoje, com suas grandes evoluções tecnológicas, dispomos de várias maneiras de conexão. Internet via rádio, telefônica e 3G (Telefonia móvel de 3ª geração), por exemplo, são formas de se conectar mais comuns entre as pessoas; todas criadas e desenvolvidas de modo a facilitar e tornar eficiente o acesso de seus usuários.

Antes de tudo, pode esquecer o rádio comum. Sua internet não tem nada a ver com rádio AM/FM nem com os locutores que invadem sua casa todos os dias. O funcionamento da internet via rádio é (razoavelmente) simples de entender. É tudo feito por torres (que transmitem o sinal) e antenas (que recebem), além de outros aparelhos, como o modem, que torna possível a sua conexão à rede mundial de computador. Sabe-se, contudo, que velocidade de conexão pode chegar a 11 Megabits, sendo 200 vezes mais rápido do que a conexão via linha telefônica. (V = 11 Mbps)


A internet via rádio é usada atualmente por uma vasta parte da população, tanto em seus trabalhos quanto em suas casas. Independentemente qual seja o seu compromisso com a rede, os usuários buscam uma boa velocidade onde possam navegar na internet e ter acesso a tudo que esse mundo virtual lhe oferece, tudo isso com rapidez. E, para isso, o mesmo precisa, além de um bom sinal, um bom provedor e empresa, responsáveis por este serviço.

Algo que atrai os usuários para com o uso deste sistema de internet é a questão do custo deste ser baixo, em relação a internet 3G, ou até mesmo através de um modem DLS, por exemplo. No que tange a oscilação de sinal, devemos deixar claro que todos os tipos de conexão caem. Muitas pessoas preferem utilizar o Speedy, por estar mais tempo no mercado e terem mais credibilidade; no entanto, antes de mais nada, se deve analisar os planos de conexão e velocidade de cada empresa, fazendo uma pesquisa e realizando uma simples comparação custo/benefício.

É importante saber que o provedor de internet deve ter várias torres de internet distribuídas pela cidade, cada uma responsável por transmitir para uma parte da mesma. Essas torres são conhecidas como POPs, e são elas que transmitem o sinal da internet.

Quando se adquire a internet via rádio, é feita a instalação de uma antena no local Ela deve ser colocada da maneira mais precisa possível para que fique perfeitamente alinhada com a torre (ou seja, deve ser possível enxergar a torre sem nenhum obstáculo na frente). Daí o motivo de sempre ser instalada no topo das residências e prédios.

A antena recptora receberá o sinal emitido pela torre e, através de um cabo, o transportará ao modem. Algumas vezes esse aparelho, o modem, fica próximo à antena ou junto ao computador. Esse aparelho realiza as funções e é conectado à placa de rede do computador, que permite a conexão com a internet!  
 
Atenção: Algumas vezes o cabo da antena é transmitido diretamente ao computador, mas isso não é mais recomendável devido à perda de qualidade.

Fonte
Wikipedia
Oficina da Net

Supercomputador Watson




http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-watson-vence-humanos-jogo-perguntas
Supercomputador Watson




Supercomputador 

Watson


Watson é um supercomputador desenvolvido para diagnóstico clínicos; Foi projetado em 2007 por uma equipe composta por 30 cientistas. Também tem o título de computador mais potente do mundo com quinze trilhões de bytes, equivalente a 2800 computadores juntos.

Em 2011, ele venceu os dois melhores jogadores humanos do programa Jeopardy, um game show da TV americana.

Dividida em duas grandes unidades, cada uma com cinco torres, 10 servidores IBM Power750 e dois grandes refrigeradores.

Criação do supercomputador Watson auxilia médicos em diagnósticos, além de proporcionar um imenso banco de dados e uma enorme agilidade na interação e busca de informações.

O mundo da tecnologia e do desenvolvimento de novos computadores e meios de se comunicar e interagir estão em crescente evolução. Com a criação de óculos de realidade virtual, como Google Glass (é um projeto em desenvolvimento da Google que consiste num par de óculos conectados à Internet que usam uma tecnologia futurista de realidade aumentada), por exemplo, fez da relação homem/máquina cada vez mais íntima e dependente. Como se não bastasse, a IBM criou um supercomputador, denominado Watson, que acabou por renovar e transformar todos os conceitos de tecnologia e inteligência empregados em máquinas até hoje.

Este supercomputador foi projetado em 2007 por uma equipe de 30 cientistas que tornaram da máquina a mais potente do mundo. Batizada com este nome como homenagem ao fundador da multinacional IBM, (International Business Machines,) a máquina foi criada com objetivo de auxiliar em diagnósticos médicos. 
Watson foi programado para encontrar respostas em até 3 segundo, isto devido ao seu amplo banco de dados com mais de 6 milhões de livros, enciclopédias e páginas. Esta incrível máquina é capaz de criar um leque de possibilidades a partir de uma determinada constatação e informar, rapidamente, como uma doença pode se desdobrar, trabalhando sempre em cima de dados e resultados probabilísticos. Segundo o cientista criador, este computador possui uma porcentagem de 75% de acerto, deixando a cargo do profissional final, médicos no caso, a escolherem o melhor caminho dentre os vários retornados pela máquina.

"Uma nova era na informática com máquinas que podem aprender, 
imitando algumas das funções do cérebro humano 
e que poderão ajudar a descobrir coisas novas" 
Mark Ritter - diretor da divisão de análise e processo 
(IBM Research)

Fonte

19/11/2013

Energia Eólica





Energia eólica é a conversão da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores (Parques Eólicos) para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas. As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aerogeradores domésticos. Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e mais estável que em terra e o conjunto tem menor impacto visual, embora o custo de manutenção seja bastante superior. Em 2010, a produção de energia eólica era responsável por mais de 2,5% da eletricidade consumida à escala global, apresentando taxas de crescimento na ordem dos 25% por ano. A energia eólica faz parte da infraestrutura elétrica em mais de oitenta países. Em alguns países, como a Dinamarca, representa mais de um quarto da produção de energia.

Aprenda mais

Parques Eólicos


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi a grande vencedora do leilão A-3 realizado nesta segunda-feira (18) pelo governo federal. A estatal, em parceria com outras empresas, vai implementar 12 parques eólicos que vão demandar R$ 1,185 bilhão em investimentos até janeiro de 2016, quando devem entrar em operação. Juntos, os parques da Chesf terão capacidade instalada para produzir 338 megawatts (MW), o que corresponde a 38% do que foi comercializado na disputa e o suficiente para abastecer 1 milhão de casas populares. O leilão vendeu energia de 39 empreendimentos a serem implantados na Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul, que resultarão num investimento de R$ 3,3 bilhões.

Os 12 parques da estatal estão todos no Nordeste: quatro em Pernambuco, dois na Bahia e seis no Piauí. “A empresa precisa crescer. A energia eólica é uma oportunidade de expansão no Nordeste, região em que há pequenos recursos hidrelétricos ainda disponíveis”, resumiu o assessor da superintendência de Projetos e Construção de Geração da Chesf, Manoel Andrade. O investimento em eólicas é o começo de uma diversificação que vai fazer a estatal ter outra fonte para gerar energia além da água dos reservatórios das hidrelétricas. Há “complementaridade” nessas fontes, porque o Nordeste tem mais vento justamente quando está mais seco (sem chuvas).

Saiba mais

Fonte
Wikipedia
mme (Ministério das Minas e Energia)
Ne10

17/11/2013

Educação digital - parte 1


Educação digital


(parte 1)

http://www.blumenauti.com.br/noticia/educacao-digital-uma-nova-lente-e-um-novo-olhar

Pessoas multitarefas


Educação digital refere-se ao uso de tecnologias e recursos educacionais para o preparo do indivíduo para a vida na Sociedade da Informação.


Trata-se do instituto que tem, dentre muitos objetivos, o de proporcionar a inclusão social de pessoas no mundo digital, assegurando sociabilidade, cultura e aprendizagem em relação às características de uma sociedade onde informação é o bem precioso e fonte de riqueza.

Educação digital não se confunde com "Educação em informática", pois enquanto esta é focada no ensino puro do uso da informática no dia-a-dia, aquela, preocupa-se em formar cidadãos conscientes das características da vida online, seus riscos, detalhes, direitos e obrigações.

Dentre as lições integrantes da educação digital, encontram-se (rol meramente exemplificativo):
  • Ética e disciplina
  • Uso adequado da Internet
  • Segurança da informação
  • Privacidade
  • Cidadania digital
(educação digital: parte 1)




Quando uma pessoa executa mais de uma tarefa simultaneamente, é difícil se concentrar em apenas uma. E se o assunto é educação, vale destacar que todo processo pedagógico é baseado em apenas uma coisa de cada vez. Na escola, por exemplo, uma criança que se distrai com algo paralelo e perde o fio da meada pode deixar de aprender algo muito importante naquele momento. A dica é fragmentar momentos de atenção.


Ainda que hoje vivamos em uma sociedade totalmente conectada, que nos bombardeia informação por todos os lados, o tempo todo, é preciso ter foco! Você precisa saber se ser assim, multitarefa, não prejudica a qualidade dos seus afazeres e, mais do que isso, se você consegue mesmo viver assim.

Fonte:
Wikipedia
Blumenauti
Olhar digital

Publicidade on line





A publicidade online tem como propósito influenciar a compra de produtos ou contratação de serviços por meio de anúncios na internet.

Surgiu em 1993, quando foi liberado o uso da internet como meio comercial. (e-commerce)
Com o lançamento do Mosaic em Abril de 1993, surgiram os primeiros sites de publicidade, com a Microsoft e o MCI como anunciantes.

Saiba mais

Publicidade on line - como funciona


Fonte
Wikipedia
Olhar Digital

Rede WI-FI





Uma rede sem fio (ou comunicação sem fio) refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência:
  • redes pessoais ou curta distância: 
WPAN, (Wireless Personal Area Network),
  • redes locais 
WLAN, (Wireless Local Area Network)),

  • redes metropolitanas 
WMAN, (Wireless Metropolitan Area Network) e

  • redes geograficamente distribuídas ou de longa distância 
WWAN, (Wireless Wide Area Network).

Saiba mais

Como configurar a rede sem fio



Fonte:
Wikipedia
Olhar Digital

13/11/2013

Microsoft




A história do Windows


Estamos na década de 1970. No trabalho, usamos máquinas de escrever. Se nós precisarmos copiar um documento, provavelmente vamos usar um mimeógrafo ou papel carbono. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, (fundadores da Microsoft) percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro.

Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão "um computador em cada mesa e em cada casa." Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.

Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a cuidar da companhia. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como processadores de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamaram o novo sistema operacional de "MS-DOS".

Quando o IBM PC com MS-DOS começou a ser vendido, em 1981, ele apresentou uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas descobriram a tecla da barra invertida (\).

O MS-DOS é eficiente, mas ele também acaba sendo difícil de entender, para muitas pessoas. Tem que haver um jeito melhor de fazer um sistema operacional.

Trívia geek:
MS‑DOS significa Sistema Operacional em Disco da Microsoft.

Completados neste mês, o Windows comemora os 30 anos do lançamento de seu primeiro projeto.

Atualmente é impossível encontrar alguém que ao menos não viu ou teve contato com alguma das versões do Windows. Conhecido mundialmente e com o lançamento da primeira versão em Windows 1.0 (10 de novembro 1983), que posteriormente mudou de nome passando a se chamar Windows 1.0, acabou de completar, no último domingo, 30 anos de existência.

Com início do projeto em setembro de 1981 e sob o nome de ‘Interface Manager’, o sistema somente passou a ser chamado de Windows 1.0 no ano de 1985, dois anos após o seu lançamento oficial. No entanto, este grande protótipo, idealizado pelo "Miclegendário" Bill Gates, tratava-se apenas de um ambiente gráfico com 16 bits que rodava em cima do DOS e não um sistema operacional completo como as suas versões posteriores. Contudo, uma de suas peculiaridades consistia na não necessidade de digitar os comandos no prompt do MS-DOS, bastava-se apenas clicar com o mouse, ato considerado um grande avanço para a época.


Windows 1.0 (11/1983)

Surgimento do Windows 1.0 (1982 - 1985)
A Microsoft trabalha na primeira versão de um novo sistema operacional. Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computação que são fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os céticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).

Em 20 de novembro de 1985, dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. 

Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que "é um software único, projetado para aqueles que realmente usam computador..."
Há menus suspensos, barras de rolagem, ícones e caixas de diálogo que deixam os programas mais fáceis de aprender e usar. Você pode alternar entre vários programas sem precisar sair e reiniciar cada um. O Windows 1.0 vem com vários programas, incluindo o gerenciamento de arquivos MS‑DOS, o Paint, o Windows Writer, o Bloco de Notas, a Calculadora, um calendário, um arquivo de cartões e um relógio, para ajudar você a gerenciar as atividades do dia a dia. Tem até um jogo - Reversi.
Trívia geek: lembra-se dos discos flexíveis e dos quilobytes?  
O Windows 1.0 requer um mínimo de 256 KB (quilobytes), duas unidades de disquete de dupla face e uma placa de adaptador gráfico. Para executar vários programas ou usar o DOS 3.0 ou superior, recomenda-se um disco rígido e 512 KB de memória. 

Windows 2.0 (09/12/1987)

Mais janelas, mais velocidade


Windows 2.0 (1987 - 1992)
Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com ícones de área de trabalho e memória expandida. Com maior suporte a gráficos, você pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para agilizar o seu trabalho. Alguns desenvolvedores de software escrevem seus primeiros programas baseados em Windows para este lançamento. 

Windows 2.0 O foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 é lançado, o Windows/386 vem logo em seguida, para aproveitar os recursos de memória estendida. As versões subsequentes do Windows continuam a melhorar a velocidade, a confiabilidade e a usabilidade do PC.
Em 1988, a Microsoft se torna a maior companhia de software para PCs do mundo, com base em suas vendas. Os computadores começam a se tornar parte do cotidiano de alguns escritórios.
Trívia geek: 
o Painel de Controle aparece pela primeira vez no Windows 2.0.

Windows 3.0 (22/05/1990)


Windows 3.0Windows NT (1990 /1994) 
chegam os elementos gráficos
Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhões de cópias nos dois primeiros anos. O sistema operacional Windows passa a ser o mais usado até então. Tamanho sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memória Virtual melhora os gráficos. Em 1990, o Windows começa a se parecer com as versões que viriam depois.
Windows O , agora, tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de PCs 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas funcionam muito mais rápido. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impressão são apresentados no Windows 3.0

O Windows é instalado através de disquetes adquiridos em grandes caixas, com pesados manuais de instrução.
A popularidade do Windows 3.0 cresce com o lançamento de um novo kit para desenvolvimento de software (software development kit, SDK) para Windows, que ajuda os desenvolvedores a se concentrarem mais em escrever programas e menos em escrever drivers de dispositivo.
Windows O é cada vez mais usado em casa e no trabalho, e agora vem com jogos como Paciência, Espadas e Campo Minado. Um anúncio: “Agora, você pode usar o incrível poder do Windows 3.0 para relaxar no trabalho.”
Windows O for Workgroups 3.11 vem com suporte a grupos de trabalho ponto a ponto e redes em domínio e, pela primeira vez, os PCs se tornam uma parte integrante da evolução da computação cliente/servidor emergente.


Windows NT (27/07/1993)
Quando o Windows NT é lançado, em 27 de julho de 1993, a Microsoft alcança um importante marco: a conclusão de um projeto iniciado no final da década de 1980, para construir um novo e avançado sistema operacional a partir do zero. "O Windows NT representa nada menos do que uma mudança fundamental no jeito como as empresas podem cuidar de suas necessidades de computação comercial", afirma Bill Gates no lançamento.
Diferente do Windows 3.1Windows NT, entretanto, o 3.1 é um sistema operacional de 32 bits, o que faz dele uma plataforma de negócios estratégica que suporta os mais avançados programas técnicos e científicos.
Trívia geek: 
o grupo que desenvolve o Windows NT era originalmente chamado de equipe de "Sistemas Portáteis".

Windows 95  (24/08/1985)


Windows 95 (1995 - 2001)
o computador atinge a maioridade (e não se esqueça da Internet)
Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. É o lançamento da Microsoft com mais publicidade, até então. Os comerciais de televisão trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo botão Iniciar (em inglês, "Start"). O press release começa simplesmente dizendo: “Chegou.”

É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incríveis jogos multimídia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado à Internet, à rede de conexão discada e a novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos para computação móvel e redes integradas.

Quando o Windows 95 foi lançado, os sistemas operacionais Windows e MS‑DOS anteriores estavam presentes em cerca de 80% dos computadores do mundo. O Windows 95 é a atualização desses sistemas operacionais. 
Para usar o Windows 95, você precisa de um PC com um processador 386DX ou superior (recomenda-se um 486) e, pelo menos, 4 MB de RAM (recomendam-se 8 MB de RAM). 
As versões para atualização estão disponíveis tanto em disquete quanto em CD-ROM. O sistema está disponível em 12 idiomas.
A marca foi a primeira aparição do menu Iniciar, da barra de tarefas e dos botões minimizar, maximizar e fechar em cada janela.

Pegando a onda da Internet
No início dos anos 90, o pessoal que entendia mais de tecnologia estava falando sobre a Internet - uma rede de redes que poderia conectar computadores por todo o mundo. Em 1995, Bill Gates escreve um memorando chamado "The Internet Tidal Wave" ("A Gigantesca Onda da Internet", em que declara que a Internet é "o mais importante avanço desde o advento do PC."
No segundo semestre de 1995, é lançada a primeira versão do Internet Explorer. O navegador se junta àqueles que competiam por espaço na Internet.
 
Trívia geek: 
em 1996, a Microsoft lança o Flight Simulator para Windows 95, pela primeira vez, em seus 14 anos, disponibilizado para o Windows.

Windows 98, Windows 2000, Windows Me 

1998 / 2000 


Windows 98 (25/06/1998)
Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já imperam no trabalho e nas residências, e as cafeterias, onde se pode usar a Internet, começam a surgir. O Windows 98 é descrito como um sistema operacional que “funciona melhor”.
Com o Windows 98, você pode achar informações mais facilmente, tanto no seu PC quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente e suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa versão é a barra de Início rápido, que permite que você execute programas sem ter que navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na área de trabalho.
 
Trívia geek: 
o Windows 98 é a última versão baseada em MS‑DOS.


Windows Me (uso doméstico)
Projetado para uso doméstico, o Windows Me vem com vários aperfeiçoamentos em música, vídeo e rede doméstica, além de melhorias em confiabilidade, quando comparado com as versões anteriores.
Primeiras aparições: a Restauração do Sistema, um recurso que permite reverter a configuração de software do computador para uma data ou hora anterior a um problema ocorrido. O Movie Maker oferece, aos usuários, as ferramentas para editar, salvar e compartilhar digitalmente vídeos domésticos. E, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, você pode localizar, organizar e reproduzir mídia digital.
 
Trívia geek: 
tecnicamente falando, o Windows Me foi o último sistema operacional da Microsoft a ser feito em cima do código-base do Windows 95. A Microsoft anuncia que todos os futuros produtos de sistema operacional seriam baseados no kernel do Windows NT e do Windows 2000.

Windows 2000 Professional
Mais do que apenas uma atualização para o Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi feito para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e laptops comerciais. Feito em cima do confiável código-base do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeiçoamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte a computação móvel.
Dentre outros aperfeiçoamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware, adicionando suporte a uma vasta gama de novo hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avançados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.
 
Trívia geek: 
o teste de estresse noturno executado no Windows 2000 durante o desenvolvimento equivale a três meses de tempo de execução em até 1.500 computadores.

Windows XP (2001 - 2005) 

estável, utilizável e rápido


Windows XP (25/10/2001)
Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde o meio da década de 1970 até o lançamento do Windows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo todo.
Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é mais intuitivo. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase na Ajuda e Suporte.

Windows XP O Home Edition oferece um visual mais limpo, simplificado que deixa os recursos mais usados facilmente acessíveis. Projetado para uso doméstico, o Windows XP oferece aperfeiçoamentos como o Assistente para Configuração de Rede, o Windows Media Player, o Windows Movie Maker e recursos aperfeiçoados para fotos digitais.

O Windows XP, Windows 2000 Professional traz as bases sólidas do aos desktops, aperfeiçoando a confiabilidade, a segurança e o desempenho. Com um visual novo, o Windows XP Professional inclui recursos para empresas e computação doméstica avançada, incluindo suporte a área de trabalho remota, um sistema de arquivos com criptografia e recursos de restauração do sistema e redes avançadas. Os principais aperfeiçoamentos para os usuários móveis incluem suporte a redes sem fio 802.1x, o Windows Messenger e a Assistência Remota.

Windows Vista (2006 - 2008) 

segurança inteligente

 
Windows Vista (2006)
Windows Vista O é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador, à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.

O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as margens das janelas ganham um visual novo em folha. A pesquisa ganha nova ênfase e ajuda as pessoas a encontrarem arquivos em seus computadores mais rápido. O Windows Vista apresenta novas edições, cada qual com diferentes combinações de recursos. O sistema está disponível em 35 idiomas. O botão Iniciar redesenhado aparece pela primeira vez no Windows Vista.
 
Trívia geek: 
mais de 1,5 milhão de dispositivos eram compatíveis com o Windows Vista no lançamento.
 

Windows 7 (2009)


O Windows 7 foi criado para o mundo sem fio, que chega no final do ano 2000. Quando o novo sistema operacional foi lançado, os notebooks vendiam mais do que os desktops. Está na moda usar a Internet em pontos públicos de acesso sem fio, como as cafeterias, e em redes privadas sem fio nas residências.
O Windows 7 incluía novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoravam a funcionalidade e tornavam o uso da interface mais divertido. Ele também marcou o início do Windows Touch, que permitia aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.
 
Trívia geek: 
antes de ser lançado, o Windows 7 foi avaliado por 8 milhões de beta testers no mundo todo.
 

Windows 8 (2012)


O Windows 8 é o Windows reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário. Ele funciona como tablet, para diversão, e como computador totalmente equipado, para maior produtividade. Ele apresenta uma interface totalmente nova, para toque e para uso com mouse e teclado. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows, com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.
O Windows 8 apresenta uma tela inicial com blocos que conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. Existe um novo local de onde se pode baixá-los, a Windows Store, posicionada logo na tela inicial.
Com o Windows 8, a Microsoft também lançou o Windows RT, que roda em alguns tablets e computadores. O Windows RT foi projetado para dispositivos elegantes, com bateria de longa duração, e só executa aplicativos da Windows Store. Ele também vem com uma versão integrada do Office, otimizada para telas sensíveis ao toque.
 
Trívia geek: 
usuários avançados perceberão que o Windows 8 tornou a detecção e a correção de erros do sistema de arquivos mais transparentes e menos intrusivas.

Fonte
 

Total de visualizações InfoTec