Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



07/05/2013

Sistema de Navegação por Satélie



Sistema de navegação por satélite ("sat-nav")
são sistemas que estabelecem o posicionamento geo-espacial autônomo através do uso de satélites artificiais e com cobertura global. Esse tipo de sistema permite que pequenos aparelhos eletrônicos determinem a sua localização (longitude, latitude e altitude) a poucos metros, usando sinais horários transmitidos ao longo de uma linha de mira pelo rádio de satélites. Receptores calculam com precisão o tempo e a posição, que pode ser utilizado como referência para experiências científicas.

Em 2010, o Global Positioning System (GPS), dos Estados Unidos, e o GLONASS, da Rússia, eram os dois únicos sistemas de navegação por satélite inteiramente operacionais. O sistema de posicionamento Galileo, da União Europeia, é um sistema de navegação em fase inicial de implantação, previsto para entrar em operação em 2017. A República Popular da China indicou que vai ampliar seu sistema de navegação regional, o BeiDou, para um sistema de navegação global, o Compass, em 2020.1 A Índia também está em desenvolvimento do IRNSS, que deve entrar em operação até 2015.

A cobertura global para cada sistema é geralmente atingida por uma constelação de 20 a 30 satélites em órbitas circulares médias, entre vários planos orbitais. Os atuais sistemas variam, mas usam as inclinações de órbita de >50° e períodos orbitais de cerca de 12 horas (altura 20000 km).

geoespacial de um objeto na superfície da Terra através do uso de satélites artificiais que orbitam ao redor do planeta.

Sistemas de navegação por satélite

GPS
O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), é um sistema composto por satélites com função básica de prestar informações sobre o posicionamento de um equipamento que seja capaz de receber os sinais enviados por eles.


GLONASS
O GLONASS é a alternativa Russa de posicionamento global por satélites e vem sendo desenvolvido desde 1976, e assim como o GPS, concebido para fins militares. O projeto ficou abandonado por anos devido ao fim da URSS, mas durante a última década, sob o governo de Vladimir Putin, o projeto foi restaurado com grande prioridade, e em 2010 chegou a custar um terço do orçamento total da Agência Espacial Federal Russa. Hoje o GLONASS já conta com cobertura global e precisão superior ao GPS.

GALILEO
O GALILEO é o sistema de navegação por satélites que está sendo desenvolvida pela União Europeia e pretende se tornar líder no setor de posicionamento global, oferecendo alta precisão a nível civil. Diferente do GPS e GLONASS que foram criados visando o uso militar, o GALILEO foi concebido para o uso civil.
 
Fontes:
Wikipedia
Oficina da Net

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec