Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



14/10/2022

Consoles de jogos eletrônicos de primeira geração (1972 e 1977)

 

Consoles de jogos eletrônicos de primeira geração

 


Consoles de jogos eletrônicos de primeira geração (1972 e 1977)

 

 

Na história dos videogames, a era da primeira geração refere-se aos videogames, consoles de videogame e consoles de videogame portáteis disponíveis de 1972 e 1977. 

Essa primeira geração se encerrou com a popularização do uso de microprocessadores nos aparelhos posteriores (50 ANOS dos Microprocessadores! Conheça a história os dias atuais).

Consoles notáveis da primeira geração incluem: 

 

A geração terminou com o Computer TV-Game em 1980, mas muitos fabricantes deixaram o mercado antes devido ao declínio do mercado em 1977 (O crash da indústria de videogames de 1977) e ao início da segunda geração de consoles de videogame (1976 e 1984)

 

 

Computer TV-Game


 

O Nintendo Color TV Games Blockbreaker (Karā Terebi-Gēmu Burokku Kuzushi), um sistema de jogo dedicado que reproduz um imitador do Breakout. Lançado no Japão em 1979, o número do modelo é CTG-BK6 (versão Japão).

 

A maioria dos jogos desenvolvidos durante esta geração foram conectados nos consoles e, ao contrário das gerações posteriores, a maioria não estava contida em mídia removível que o usuário pudesse alternar (Video Games) Os consoles geralmente vinham com acessórios ou cartuchos que podiam alterar a maneira como o jogo era jogado para aprimorar a experiência de jogo (Antes do Crash: História dos primeiros videogames) , pois os recursos gráficos consistiam em geometria simples, como pontos, linhas ou blocos que ocupavam apenas uma única tela (Programação gráfica com JFC), Os consoles de primeira geração não eram capazes de exibir mais de duas cores até o final da geração, e os recursos de áudio eram limitados com alguns consoles sem som. 

Em 1972, dois grandes desenvolvimentos influenciaram o futuro do mercado de videogames domésticos. Em junho, Nolan Bushnell e Ted Dabney fundaram a Atari, que se tornaria uma das empresas de videogames mais conhecidas e desempenharia um papel vital nas primeiras gerações de consoles. Em setembro, a Magnavox, uma empresa de eletrônicos estabelecida, lançou o Odyssey (Magnavox Odyssey). Embora altamente limitado em suas capacidades em comparação com futuros consoles e um fracasso comercial, o Odyssey introduziu recursos que se tornaram padrões na indústria, incluindo cartuchos removíveis e vários controladores separados para dois jogadores. Inspirado pelo jogo de pingue-pongue do Odyssey, a Atari logo iria comercializar o jogo Pong nas versões arcade e doméstica; A Nintendo, uma empresa japonesa bem estabelecida que fez vários produtos diferentes, entrou no mercado de consoles de videogame pela primeira vez em 1977 com sua série Color TV-Game.


Nintendo Color TV-Game


 

O Nintendo Color TV Games Blockbreaker (Karā Terebi-Gēmu Burokku Kuzushi), um sistema de jogo dedicado que reproduz um imitador do Breakout. Lançado no Japão em 1979, o número do modelo é CTG-BK6.

 

 


História Consoles de jogos eletrônicos de primeira geração

O engenheiro de televisão Ralph Baer 

Ralph Baer, pioneiro dos jogos eletrônicos (Ralph Baer, pioneiro dos videogames) Desenvolveu em 1969, por conta própria, a primeira ideia para um console de videogame doméstico, o Magnavox Odyssey

 

Magnavox Odyssey


 

O Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame. Lançado em 1972, o Odyssey era um dispositivo simples e grosseiro que gerava formas na televisão que podiam ser controladas e interagidas. Produzia apenas gráficos em preto e branco e não tinha som, mas limitava-se a usar apenas componentes discretos como diodos e transistores. Foi substituído em 1975 pela série Magnavox Odyssey, uma linha de consoles Pong dedicados.

 

Magnavox Odyssey foi o primeiro videogame comercial da história. Foi apresentado pela primeira vez em abril de 1972 (PONG-Story : Magnavox Odyssey - o primeiro sistema de videogame) e lançado em setembro do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do Atari



Pong


 

Gabine de Pong assinado pelo criador de Pong Allan Alcorn na exposição 'Golden Age of Video Games' (A era de ouro dos arcades, ou dos shoot’em ups?) no Neville Public Museum em Green Bay (Wisconsin).


Magnavox Odyssey É um console digital, embora muitas vezes seja erroneamente definido como analógico, devido à incompreensão de seu projeto de hardware.

Odyssey foi desenvolvido por Ralph Baer, que começou a trabalhar em um protótipo em 1966 e o terminou por volta de 1968. Este protótipo, conhecido como Brown Box, está agora no Museu Nacional de História Americana do Smithsonian Institution em Washington. Apenas em Maio de 1986 a marca chega ao Brasil trazendo Odyssey 2, concorrente do Atari 2600

 

 

The Brown Box


 

 

Ralph Baer Conhecido como o "pai dos videogames" (GDC 2008: Ralph Baer Recebendo Prêmio Pioneiro O "pai dos videogames" está ganhando adereços).

 

O engenheiro de televisão Ralph Baer concebeu a ideia de uma televisão interativa ao construir um aparelho a partir do zero para a empresa Loral em 1951 no Bronx, Nova Iorque (Ralph H. Baer, inventor do primeiro sistema para videogames caseiros, morre aos 92 anos). Ele explorou mais estas ideias em 1966, quando era o Engenheiro Chefe e gerente da Divisão de Design de Equipamentos na empresa Sanders Associates. Baer criou um protótipo de videogame simples de dois jogadores que podia ser exibido em aparelho de televisão padrão chamado Chase, onde dois pontos perseguiam um ao outro na tela (Jogos versus Hardware. A história dos videogames para PC: os anos 80). Após uma demostração ao diretor de R&D da companhia, Herbert Campman, algum fundo foi designado e o projeto foi dado como "oficial" (O pai do videogame: os protótipos de Ralph Baer e os jogos eletrônicos). Em 1967, Bill Harrison entrou a bordo, e uma pistola de luz foi construída a partir de um rifle de brinquedo que foi mirado em um alvo movimentado por outro jogador (Uma breve história dos videogames: do Atari à realidade virtual).

Bill Rusch juntou-se ao projeto para acelerar o desenvolvimento e em pouco tempo um terceiro ponto controlado pela máquina foi usado para criar um jogo de ping-pong. Com mais fundos, jogos adicionais foram criados, e Baer teve a ideia de vender o produto à companhias de TV à cabo, que poderiam transmitir imagens estáticas como planos de fundo de jogos. Um protótipo foi demonstrado em fevereiro de 1968 para o Vice-Presidente da Teleprompter, Hubert Schlafly, que assinou um acordo com a Sanders. A indústria de TV a cabo estava sofrendo uma queda durante o final dos anos 60 e início dos 70 e uma falta de fundos significava que outros caminhos tinham que ser trilhados. O desenvolvimento do hardware e jogos continuou resultando no protótipo final "Brown Box", que tinha dois controladores, uma pistola de luz e dezesseis interruptores no console que selecionavam o jogo (The Brown Box, 1967–68). Baer abordou vários fabricantes de televisão americanos e um acordo foi eventualmente assinado com a Magnavox no final de 1969. As principais alterações no Magnavox em relação ao Brown Box foram o uso de circuitos plugados para alterar os jogos e a remoção da capacidade de gerar gráficos coloridos em favor do uso de sobreposições de cor na tela da televisão para reduzir custos de produção. Ele foi lançado em 1972 como Magnavox Odyssey (O pai do videogame: os protótipos de Ralph Baer e os jogos eletrônicos).

 

Fonte: 

Wikipedia 

Adrenaline

Gamedeveloper 

Engadget 

Web - archive 

Books - google 

Memoriabit

Americanhistory 

Ign 

Nytimes


Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec