Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



01/06/2017

Bug no Windows




Bug no Windows pode travar computador

Micrososft ainda não se manifestou sobre o problema. Expectativa é que ela resolva a questão. 

Recentemente, foi descoberto que edições mais moderadas do Windows podem conter um bug e que pode causar muitos problemas aos usuários.
A falha que afetava o Windows 95 e 98 fazia com que o computador parasse de funcionar, caso houvesse uma tentativa de acessar um arquivo de nome específico, seja de forma interna ou mesmo externa.

De acordo com o Ars Technica, a questão era de que o Windows separava alguns nomes para uso especial, o que acabava ocasionado o problema “con”. Ele servia para que o sistema lidasse com consoles físicos como teclado e ainda monitor. Caso o usuário tentasse chegar ai um "c:concon", ou mesmo se um site quisesse logar um arquivo através do caminho "file:///c:/con/con" , o computador acabaria sendo trancado e voltaria ao funcionamento normal somente após um reboot.
A mesma questão acontece no Windows 7 e 8.1, porém, com arquivo nomeado “$MFT”. Conforme ainda o Ars Technica, trata-se de um arquivo especial de metadados utilizados pelos sistemas de arquivos NTFS, sendo que fica escondido para a maior parte dos softwares. Porém, caso o usuário tentar usá-lo terá o computador travado.

Vale mencionar que nem todos os navegadores possuem acesso ao livre ao $MFT, sendo o Internet Explorer uma exceção. Deste modo, um desenvolvedor é capaz de criar uma página que contenha instruções para que uma das suas imagens seja carregada usando o $MFT como diretório, assim, o computador, certamente, seria danificado. Em alguns casos o bug também causa a famosa tela azul da morte.
A Microsoft ainda não se manifestou sobre a questão. O bug afeta ainda o Windows Vista, porém, ele já perdeu o suporte. No entanto, a empresa terá que encontrar uma solução para as outras duas versões do sistema.

O que fazer quando a tela azul de erro aparecer em seu Windows?
A famosa tela azul de erro do Windows costuma ser pavorosa para alguns usuários. Talvez já tenha se deparado com ela e não encontrou uma maneira segura de lidar com a situação. Foi elaborado algumas dicas de como proceder quando a "tela da morte" aparecer em seu computador equipado com o sistema operacional da Microsoft.

Quando acontecer um problema sério em seu computador é bem provável que você veja a tela azul de erro. Ela aparece sem nenhum aviso e trava seu computador, que volta a funcionar apenas com uma reinicialização. No entanto, nem sempre é fácil entender a razão pela qual ela apareceu. As informações oferecidas pelo sistema são quase sempre técnicas e resumidas.

Normalmente o problema está relacionado com algum problema no hardware (drivers) e não no software, como alguns pensam. Componentes de hardware danificados ou drivers incompatíveis podem ser a principal causa do problema.

Analise as informações
Para começar a lidar com o problema é preciso analisar as informações fornecidas na tela azul. Tais informações são importantes para encontrar o verdadeiro motivo do travamento do sistema.

Uma extensa mensagem padrão ocupa a maior parte da tela. Acima, uma frase revela uma descrição do erro. Em algumas vezes a informação exibida é resumida contendo alguns termos técnicos que possibilitam que o usuário tenha uma certa noção de onde foi o erro.

As últimas informações exibidas correspondem às "informações técnicas" do erro. Esta é a parte mais importante de toda mensagem exibida. Nela é possível notar um código composto de oito dígitos, precedido da palavra "STOP", que identifica o erro ocorrido no sistema. Entre parênteses é possível analisar o endereço da memória em que o erro ocorreu.

Logo abaixo o sistema informa qual o arquivo envolvido no erro. Descobrir qual a função do arquivo em questão é uma das grandes chaves para conseguir a solução definitiva do problema. É importante mencionar que nem todos os erros na tela azul fornecem tal informação.

Verifique erros no "Visualizador de eventos"
O "Visualizador de eventos" presente no Windows é uma ótima ferramenta para localizar erros presentes no sistema. Talvez o problema poderá estar listado neste recurso.

Para acessá-lo basta clicar com o botão direito em "Meu Computador" e escolher a opção "Gerenciar".
Após isso é possível localizar vários erros presentes no sistema. Corrija todos os erros possíveis. Se a tela azul não voltar a aparecer, provavelmente você encontrou o erro (parabéns!)

Mantenha os drivers de seu computador atualizados
A atualização dos drivers de seu computador é importante para melhorar o desempenho da máquina. Além disso, as atualizações podem evitar que você seja surpreendido pela tela azul de erro. Consulte os sites das fabricantes que oferecem as versões mais recentes dos drivers.

Também é possível verificar as atualizações de drivers por meio do "Gerenciamento de dispositivos". Para isso acesse o "Painel de Controle" na categoria "Hardware e Sons". Procure por "Gerenciador de dispositivos".

Cuide da memória RAM
A memória RAM é um dos componentes mais importantes de seu computador. Um simples mau contato ou danificação pode acarretar em problemas. Por isso verifique regularmente o estado da memória RAM de seu computador. Caso tenha mais de um pente da memória, verifique por meio do sistema se todos eles estão funcionando.

Isso é possível ao acessar "Propriedades" utilizando o botão direito em "Meu Computador". Verifique se a quantidade informada de memória RAM é a mesma quantidade instalada. Caso não seja, abra seu computador (desktop) e faça uma limpeza. Este procedimento, aliás, é indicado mesmo que o sistema informe que a memória RAM apresenta a mesma quantidade que você instalou.

Evite superaquecimento
Um dos principais vilões no aparecimento da tela azul é o superaquecimento de componentes, em especial do processador.

Ao atingir uma temperatura muito alta, seu computador terá o desempenho comprometido. É possível que ele desligue automaticamente sem que exiba a tela azul. Este procedimento consiste na manutenção da integridade de circuitos internos.  No entanto, é possível que a tela azul seja exibida e seu computador seja reiniciado.
Uma excelente ferramenta para verificar a temperatura dos componentes de seu computador é o HWMonitor.

ATENÇÃO:
Caso a temperatura esteja muito elevada é preciso abrir seu desktop e realizar uma limpeza profunda em todos os componentes de hardware, em especial o cooler.

Se nenhum dos procedimentos descritos funcionar, talvez seja necessário realizar uma formatação completa do sistema. Se você não conseguiu encontrar nenhum arquivo danificado ou componente irregular, será difícil localizar a causa da exibição da tela azul.
  • Faça um backup dos arquivos e 
  • formate seu computador

Lembre-se que se isso não soluciona a aparição da tela azul, o problema estará no hardware e talvez tenha que substituir alguns componentes. Uma vistoria realizada por um profissional de T.I. será de grande utilidade.


Fonte:
Oficina da net
Canaltech
Infohardware

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec