Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



01/06/2015

Smartphone top de linha de 2015

Veja qual é o melhor 
smartphone top de linha de 2015
Mais uma vez, por se tratar de dispositivos top de linha, todos os modelos surpreenderam e se destacaram por suas peculiaridades. A qualidade, velocidade e performance impressionam – detalhe é que à medida que novos smartphones são lançados no mercado, mais difícil fica essa disputa. Nesta competição de altíssimo nível, o que decide o campeão são os detalhes. Vamos às provas… Foram testados o 
  1. iPhone 6, (Apple); 
  2. o G Flex 2, (LG); 
  3. o Moto Maxx, (Motorola); 
  4. o Lumia 930, (Nokia Microsoft, atual Windows Lumia); 
  5. o novíssimo Galaxy S6 Edge, (Samsung); 
  6. e o Xperia Z3, (Sony).
DESIGN
Todos os aparelhos usam materiais de primeira; o acabamento do S6 Edge todo em vidro dá um ar de superioridade, já o nylon balístico do Moto Maxx aparenta resistência. O diferente da turma é o G Flex 2 com sua tela curva. A ergonomia do aparelho é bem interessante e ele fica confortável no bolso e também na hora de usar – mas esta é uma aposta somente da LG. Sua rival coreana, com o Galaxy S6 Edge, arredondou as bordas do aparelho – nós  gostamos muito do resultado, às vezes dá a impressão de uma tela sem fim muito interessante. Aqui, Lumia 930 e Xperia Z3 ficam empatados na lanterna; o Moto Maxx vem em seguida com sua robustez; em terceiro, deixamos a simplicidade do iPhone 6; o G Flex 2, com sua exclusiva tela curva chama a atenção por ser o diferente; mas o grande campeão, na nossa opinião, no quesito design é o novo Samsung Galaxy S6 Edge – o acabamento impressiona logo na primeira impressão, mas ao manusear o aparelho super fino e com as laterais arredondadas, foi impossível dar a vitória para outro
TELA
Claro, essas novas telas Quad HD impressionam em questões de brilho e contraste. A Sony, com seu Zperia Z3 – como já é tradição nos produtos da marca japonesa – tem o contraste mais alto quando comparado aos seus rivais. As telas de OLED (ou Amoled ou Super Amoled) do G Flex 2, Moto Maxx, Lumia e S6 Edge mostram imagens impactantes e com mais saturação. Já o iPhone 6 é o mais equilibrado. Apesar de o Moto Maxx também trazer resolução Quad HD, sua qualidade não se destacou muito frente aos seus concorrentes. Assistindo a um mesmo vídeo em alta definição ou observando detalhes de fotos foi fácil escolher um ganhador; mais uma vez o vencedor do quesito tela é o Galaxy S6 Edge. A definição da tela é incrível; em um mesmo vídeo Full HD, os detalhes impressionam, mas não só isso – o conjunto da obra não deixa espaço para dúvidas; a qualidade, o acabamento curvo das bordas, o equilíbrio de cores e a saturação praticamenta hipnotizam.

PERFORMANCE
Moto Maxx, Lumia 930 e Xperia Z3 trazem todos  processadores Snapdragon de quatro núcleos com velocidades que variam entre 2 e 2.7 gigahertz. Já os rivais sul-coreanos (G Flex 2 e Galaxy S6 Edge) trazem processadores de 64 bit com oito núcleos. Todos, com exceção do iPhone – têm 3 Giga de memoria RAM. Interessante é que o iPhone 6, mesmo com especificações abaixo da média, apresenta desempenho igual aos demais. Mais uma vez, não tivemos outra saída a não ser decretar empate técnico; desta vez entre todos os participantes. Todos os smartphones são extremamente rápidos e suportam as mais pesadas tarefas e aplicativos – inclusive diversos rodando ao mesmo tempo.

SISTEMA OPERACIONAL Falar de sistema operacional sempre gera polêmica. Afinal, cada um tem seu preferido e sabe o que mais lhe agrada. Mas, ainda assim, algumas informações podem ser úteis na hora de decidir. Claro, nada melhor do que experimentar, mas vamos lá. Dos seis modelos, apenas dois têm sistemas operacionais diferentes. O iPhone 6 e seu novo iOS8 e o Nokia Lumia 930, que usa o Windows Phone 8.1. Os outros dispositivos são todos Android. O Moto Maxx e o Xperia Z3 ainda saem de fábrica com a versão Kit Kat 4.4.4 – mas tanto a Motorola quando a Sony garantem atualização para a versão 5.0 do sistema, o Android Lollipop. Já a LG e Samsung oferecem a última versão Lollipop já instalada no aparelho.  Interessante é que LG, Samsung e Sony também instalam alguns recursos próprios nos seus dispostivos; programas que modificam a usabilidade e interface do sistema.
Primeiro, os números de cada câmera: o Moto Maxx, o Lumia 930 e o Xperia Z3 são os que apresentam maior valor de megapixels – até assusta! O aparelho da Motorola tem 21 megapixels, o Sony tem câmera de 20,7 megapixels e o Nokia, 20 megapixels. Mas isso não significa necessariamente melhor qualidade. O Galaxy S6 Edge tem 16 megapixels, mas um sensor de captura um pouco maior que os modelos da Nokia e Sony. O LG G Flex 2 tem 13 megapixels, porém com sensor maior que o S6. O iPhone 6 manteve os mesmos 8 megapixels dos modelos anteriores da marca – o diferencial da Apple está no conjunto óptico e a lente de cristal de zafira de alta definição.
É muito difícil classificar esses aparelhos de baixo para cima. Talvez seja mais justo separar por patamares: no primeiro, mais baixo, estão o Sony Xperia Z3 e o LG G Flex 2. No dispositivo japonês, o que chama atenção é o alto contraste e, mais do que a definição dos 20,7 megapixels, a sensibilidade à baixa luz. A câmera do Z3 possui o maior ISO da categoria, o que garante boas imagens mesmo quando a iluminação não ajuda muito. O aplicativo de fotos do Z3 também é bastante completo. Já o G Flex 2 é bastante fiel às cores, mas deixa um pouco a desejar na definição; o destaque fica com seu estabilizador óptico de imagem, que faz o que promete: evita fotos tremidas ou embaçadas. O smartphone da LG também traz a função Quick Selfie: para tirar uma selfie, basta apontar a mão para a câmera frontal do aparelho que ele reconhece e começa a contagem regressiva para o clique – bem legal. 
Não há dúvida, quanto mais espaço interno, melhor – principalmente em tempos em que todo mundo quer gravar um monte de vídeos e tirar fotos de tudo o que vê pela frente. Se você olhar apenas o armazenamento interno, iPhone 6 e Galaxy S6 Edge saem na frente: ambos contam com modelo que oferece 128 giga de memória interna. O Moto Maxx tem 64 giga de espaço e o Lumia tem metade, 32 giga. As opções com mais memória do LG G Flex 2 e do Sony Xperia Z3 também têm apenas 32 giga; o que diferencia desses dois modelos é a possibilidade do uso de cartões de memória MicroSD e, aí, na nossa opinião, acabam vencedores nesse quesito.
 BATERIA
Falando em aparelhos top de linha, é hora de colocar a mão no bolso. Para aqueles que possuem mais de uma versão, cotamos o preço do mais barato – normalmente aquele com menor memória interna. O mais em conta dos seis modelos que experimentamos é Lumia 930, com preço sugerido de 1800 reais. O Motorola Moto Maxx vem logo em seguida; é vendido por 2400 reais. Por 300 reais a mais, o Sony Xperia Z3 custa 2700 reais. LG, Apple e Samsung oferecem seus aparelhos em preços próximos – todos acima dos três mil reais. O G Flex 2 começa com 3300 reais; o iPhone 6 de 16 Giga é vendido por 3500 reais; e o novo Galaxy S6 Edge (também de 16 Giga) custa 3800 reais.
CONCLUSÃO
Desta vez, a escolha do Olhar Digital como melhor smartphone top de linha é o Samsung Galaxy S6 Edge; este realmente impressionou! Tudo bem, o aparelho é o mais caro da categoria, mas, de novo, não estamos avaliando custo-benefício. Começando pelo design que apresenta um smartphone que salta aos olhos – a primeira impressão é de termos um belo artigo de luxo nas mãos. A tela com bordas arredondadas é um show à parte; chama a atenção por ser inédita, mas principalmente pela definição impressionante – nenhum rival chegou perto do que apresentou o S6 Edge. A saturação do dispositivo coreano também é um diferencial. A performance do aparelho da Samsung, ainda que todos os outros sejam muito bons, é extremamente rápida – arriscaríamos dizer, o mais rápido entre os seis. Escolher as outras posições foi uma tarefa mais complicada, já escolher o primeiro lugar, nem tanto.




Fonte: 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec