Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



02/06/2015

Antivírus gratuitos de 2015


https://www.avast.com/pt-br/index


Foram testados os melhores 
antivírus gratuitos de 2015

Nesse quesito, analisamos qual o impacto que os antivírus têm sobre o desempenho do seu computador. De nada adianta um software de proteção super eficaz, se ele deixar sua máquina super lenta... Avaliamos como o computador se comportou durante um scan completo e um scan rápido. Aí, quem se deu bem foi o Avast. Mas, quase ali, cabeça a cabeça, o Avira também se mostrou bem eficiente e leve. No pelotão de baixo, temos o AVG, que teve o mesmo tempo de escaneamento do Avast, mas pesou mais na hora de iniciar o computador. Em seguida, mas num resultado meio decepcionante, veio o Panda. Ele não pseou muito na inicialização, mas levou quase o dobro do tempo dos outros para fazer o escaneamento.

CONSUMO DE RECURSOS
Aqui nos preocupamos com a simplicidade e facilidade de uso dos softwares. Afinal, você não deveria precisar saber nada de tecnologia para usar um antivírus gratuito... E tivemos uma boa surpresa. Todas as interfaces são muito boas. Tanto é que decretamos um empate triplo em primeiro lugar entre Panda, Avast e AVG. O AVG, aliás, merece uma estrelinha a mais pela clareza com que mostra ao usuário o que faz parte da versão gratuita e o que faz parte da versão paga. Até mesmo o Avira - quem diria - evoluiu muito em sua interface. O antivírus, que normalmente é o mais complicado de lidar, evoluiu bastante nesse quesito e se tornou mais amigável. Tem uns pecadinhos ainda, é verdade. Por exemplo: no Avira não fica muito claro que recursos são realmente gratuitos e quais são trial e valem apenas por 30 dias... Mas, já temos uma evolução.

INSTALE E USE
O famoso <Plug and Play>. Esse é um quesito importante para o usuário comum. A ideia aqui é que ganham mais pontos o software que estiver pronto para uso com o menor número de cliques possível, facilitando a vida. Aqui, novamente, o Avast foi o mais eficiente, com uma instalação rápida e simples. Em terceiro lugar, o AVG, seguido de perto pelo Panda. O Avira ficou na lanterna, que apresentou dificuldades na instalação de diferentes módulos.

Quem ficou em segundo lugar aqui foi o AVG, com destaque para o Tune Up - recurso que ajuda a manter o micro e seus programas atualizados. O Panda vem em terceiro, mas também traz ferramentas bem bacanas. Destaque para o USB vaccine. Com ele você protege os seus pendrives. Por último, o Avira. Não que ele não tenha seus truques interessantes. Chama a atenção o módulo que avalia a segurança do Firewall do Windows. E, atenção pais! Um módulo que avalia as atividades das crianças nas redes sociais. Essa uama ferramenta super importante.
EFICÁCIA
Bem, o preço, dessa vez não é decisivo... brincadeiras, à parte, é bom saber que as soluções gratuitas já oferecem um bom nível de proteção. É claro que as soluções pagas vão te oferecer um nível maior de segurança. O pessoal do mercado de antivírus costuma comparar: uma solução gratuita é como se você colocasse um alarme na sua casa. Uma solução paga é como se, além do alarme, você tivesse um segurança e uma central de vigilância te protegendo o tempo todo. De qualquer modo, alguma proteção é sempre melhor que nenhuma, certo? Não vale a pena usar computador sem antivírus. Pode ser gratuito, mas tem que ter. Depois dessas considerações, e analisando todos os itens, a escolha do Olhar Digital como melhor antivírus gratuito 2015 vai para o Avast. O software ganhou em quase todos os quesitos e ainda oferece um pacote super bacana de recursos adicionais. . Em seguida, supresa! O novato Panda aparece, desbancando marcas mais tradicionais. Uma tendência, aliás, apontada também por institutos estrangeiros. A terceira posição fica com o AVG e a última para o Avira. Mas, aqui cabe uma ressalva. O Avira pode ser uma solução muito eficaz, desde que o usuário tenha um pouco mais de conhecimentos para configurá-lo. Porém, como o objetivo desse Laboratório é avaliar qual software melhor antende ao usuário comum, os critérios de facilidade de uso acabaram pesando contra o Avira.






Fonte: 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec