Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



12/03/2015

Players de vídeo para Linux


http://pt.wikipedia.org/wiki/Totem_%28software%29


Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.

Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

Uma distribuição nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM (ou qualquer outro tipo de mídia). Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma GNU/Linux, onde cada empresa responsável por uma distro escolhe os aplicativos que nela deverão ser inclusos. 

Linux: kernel e distribuições - Contém explicações introdutórias sobre o kernel do Linux, o que é e como identificar suas diversas versões, além da "definição" do termo 'distribuição' e suas várias faces.

Kernel
Como explicar o que é kernel para um leigo?
Jorge Alberto Corso descreve como contornou a complicada tarefa de explicar o que é um kernel para alunos de um curso de administração Linux. Se você não sabe o que é, ou deseja explicar o que é para alguém, não deixe de ler o texto.


O projeto GNU
Muitos conhecem e divulgam o sistema operacional do pinguim apenas como Linux, porém o termo correto é GNU/Linux. Em palavras simplificadas, Linux é apenas o kernel do sistema operacional, ele depende de uma série de ferramentas para funcionar, a começar pelo programa usado para compilar seu código-fonte. Essas ferramentas são providas pelo projeto GNU, criado por Richard Stallman.

Em outras palavras, o sistema operacional tratado neste documento é a união do Linux com as ferramentas GNU, por isso o termo GNU/Linux.

Para entendermos melhor essa relação entre GNU e Linux, Richard Stallman e Linus Torvalds, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

GNU/Linux x Windows
A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do primeiro ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

Você não precisa pagar nada para usar o Linux! Não é crime fazer cópias para instalá-lo em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e "correções" muito mais rápidas. Lembre-se que ao nosso favor temos milhares de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor.

O código-fonte aberto do sistema permite que qualquer pessoa veja como ele funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade.
  • O que é Software Livre - Definição dos vários termos encontrados no mundo do Software Livre e Linux, e a definição de suas diversas licenças de uso de maneira simples e organizada e de fácil entendimento.
  • Desmistificando o Software Livre - Conceitos de Software Livre e Linux, o que pode ser utilizado legalmente e utilização em ambientes corporativos e domésticos são alguns dos temas abordados nesse artigo. 
 Distribuições GNU/Linux
O Linux possui vários sabores e estes são denominados distribuições. Uma distribuição nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição atende melhor suas necessidades.
  • Afinal qual a melhor distribuição - Essa é talvez a pergunta mais comum entre os iniciantes, confusos diante das inúmeras opções que caracterizam a liberdade de escolha dos usuário do GNU/Linux. Com esse artigo o autor pretende provar que a melhor distribuição é aquela que você se dedica a conhecer bem, apresentando algumas dicas para que você possa fazer da sua distribuição, seja ela qual for, a melhor do mundo.
  • Qual distribuição usar - Este artigo visa trazer ao leitor uma maneira mais correta de se escolher uma distribuição. Há detalhes sobre as distribuições mais utilizadas atualmente e a sugestão de uma metodologia a se seguir para escolha de uma distribuição adequada às necessidades da aplicação.
  • Qual o melhor Linux para eu utilizar - Neste artigo o autor expõe suas considerações sobre escolha de distribuições Linux. Na verdade não existe a melhor distribuição e sim a distribuição que melhor se enquadra como solução para suas necessidades.
  • 23 distribuições Linux brasileiras - Aqui no Brasil pouquíssimas tiveram seu reconhecimento, onde podemos citar 2 que realmente ficarão e estão na memória de quem acompanha o crescimento do Linux, que foram a Conectiva (hoje Mandriva) e o Kurumin. Este artigo introduz outras que valem a pena citação.

GNU/Linux e sua interface gráfica
O sistema X-Window (sim! sem o "s"), também chamado de X, fornece o ambiente gráfico do sistema operacional. Diferentemente do OSX (Macintosh) e Windows, o X torna o gerenciador de janelas (a interface visual em si) um processo separado. Na verdade, a vantagem de separar o gerenciador de janelas é que você pode escolher entre uma variedade de gerenciadores existentes para Linux o que melhor lhe convém, tais como Gnome, KDE, XFCE dentre outros.

  • Conceitos sobre o XWindow - Este é um artigo afim de mostrar os conceitos do ambiente X-Window. Abordaremos perguntas simples como o que ele é, quando foi desenvolvido e como ele funciona.
Saiba mais sobre Linux 



Os 5 melhores players de vídeo 
para Linux

O sistema operacional da Linux está cheio de boas opções para quem quer ver vídeos e reproduzir DVDs ou Blu-Rays no computador. Este é, provavelmente, um dos tipos de software mais bem servidos quando se fala no sistema open source, já que há várias opções para as mais diversas distros.
Foram  selecionados cinco das melhores opções para ver filmes no sistema livre. A lista é composta por opções básicas e avançadas, todas focadas apenas na reprodução de vídeos, e ainda por media players completos para você gerenciar e executar arquivos multimídia.

Clássico dos clássicos quando o assunto é reprodução de vídeo, este programa apresenta tudo o que você precisa para ver tudo no computador. Com novidades a cada nova versão, este aplicativo é estável, funcional e muito bonito, apresenta suporte para atalhos do teclado, carrega legendas automaticamente e ainda oferece uma série de configurações extras para aprimorar a sua experiência com a execução de vídeos no Linux.
Download

Do ponto de vista técnico, o SMPlayer é apenas uma interface gráfica para outro clássico do gênero, o MPlayer, o que não reduz a sua potencialidade. Seu visual é amigável e ele apresenta recursos avançados para a reprodução de vídeos, tem suporte para legendas e atalhos do teclado e não vai deixar você na mão na hora de ver filmes, independente da origem dos arquivos.
 
GNOME Videos (Player padrão)
Player padrão de basicamente todas as distribuições Linux com interface GNOME, o GNOME Player é uma opção básica, porém funcional para quem vai ver vídeos no Linux. Você não quer uma interface cheia de botões e procura algo mais minimalista apenas para carregar seus vídeos e legendas? Então experimente este programa.

Se você quer agregar toda a reprodução multimídia do seu computador em um único lugar, uma das melhores opções é o Banshee Media Player. Reprodução de música e de vídeos, bem como;
  • gerenciamento de mídia, 
  • audiolivros, 
  • rádios e 
  • podcasts 
são os recursos presentes aqui. Ele ainda 
  • se conecta ao seu smartphone, ou seja, é possível fazer basicamente tudo dentro da interface intuitiva e completa do Banshee.
 
Outra opção completa quando o assunto é; 
  • gerenciamento e 
  • reprodução multimídia, 
o Miro  tem um excelente apelo visual e oferece recursos avançados para você ver seus filmes no Linux. Ele ainda oferece; 
  • sincronização para dispositivos Android
  • converte arquivos para formatos específicos de cada dispositivo e até 
  • baixa torrents. 
Se você quer algo completo, experimente o Miro.
 
Fonte: 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec