Hino nacional
O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 1 pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.
Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.
Saiba mais
O Hino Nacional. Cantado por muitos, entendido por poucos. A única certeza para quem proclama sua letra é o orgulho de ser brasileiro. Se não o orgulho, a esperança de um País melhor. Neste 7 de setembro, Dia da Independência, estes cinquenta versos de amor à Pátria ganham ainda mais sentido. Escrito por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909 como complemento à composição musical feita pelo maestro Francisco Manuel da Silva em 1822, o hino nacional foi oficializado em 1922 no primeiro centenário da Independência Brasileira.
Hino nacional brasileiro
Fonte
Wikipedia
Ne10
Nenhum comentário:
Postar um comentário