Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



20/09/2013

Carregadores genéricos de celular

Os perigos dos carregadores falsos (genéricos)


A morte de uma aeromoça chinesa depois de ser eletrocutada por seu smartphone, intrigou o mundo da tecnologia. Até hoje não se sabe ao certo o que causou o choque fatal. Mas informações de uma emissora de TV local dizem que o iPhone da jovem de 23 anos estava plugado na tomada com um carregador que não era o original da Apple. Ou seja, o uso do carregador genérico ainda é a principal hipótese da morte da chinesa.

Os riscos são diversos; os menores são desde o carregador simplesmente não cumprir sua função, ou seja, não carregar o aparelho, até danificar ou queimar o dispositivo. Muito pior do que isso, é que carregadores fora das especificações técnicas podem superaquecer, pegar fogo, explodir e, claro, dar choque...

Vale explicar, o choque elétrico em humanos ocorre quando há uma passagem de corrente elétrica através do corpo. Dependendo da intensidade, o choque pode ir de um simples susto e, na pior das hipóteses, matar!

Visualmente os carregadores genéricos e originais são bastante parecidos. Tecnicamente, os carregadores genéricos não trazem embutido sistemas de segurança para prevenir possíveis curtos-circuitos. O mais comum é a utilização de um fusível, que queima em caso de sobre carga ou superaquecimento...

Sem sistema de segurança, o carregador ainda pode passar muita corrente elétrica para a carcaça do aparelho, causando o choque com força suficiente para matar. Resumindo, gastar menos em um carregador pirata, além de ser perigoso, não é uma economia muito inteligente.

Fonte
 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec