Ataque Ransomware |
Ransomware é um tipo de malware. Refere-se aos malwares que cobram resgate. Um exemplo é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no micro da vítima num pacote criptografado. Depois informa que os documentos somente serão recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos cuja vítima receberá após fazer compras em três farmácias online. Trata-se de um golpe, pois a vítima irá pagar uma quantia pelos medicamentos em um suposto 'resgate' dos dados e ao fim não receberá nenhuma senha e terá de usar outros meios para conseguir recuperar seus arquivos. Os Ransomwares não permitem acesso externo, a maioria é criada com o propósito comerciais, eles são detectados pelos antivírus com uma certa facilidade pois costumam criptografar arquivos grandes, mas alguns possuem opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar ou permitem que o atacante faça isso.
Ataques com "ransomware"
ganham força na web.
Um tipo de malware vem se tornando comum e assustando usuários em todo o mundo. E como a maioria dos ataques, este também visa o benefício econômico do criminoso. O chamado “ransomware” é um tipo de vírus que, depois de infectar, sequestra sua máquina e cobra um resgate para liberar novamente o uso.
Os ataques com o “ransomware” costumam assustar o internauta; normalmente após instalado, o vírus exibe uma imagem dizendo que a máquina foi usada de maneira indevida e por isso foi bloqueada.
O aviso pode dizer que: "Você usou a máquina de maneira ilegal e que o FBI está investigando e bloqueou o computador". São maneiras que assustam o usuário para pensar que se trata de um ataque legítimo e ele deve pagar, explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.
O pior é que os valores exigidos para que o computador seja liberado novamente são bem altos; este, por exemplo, pede três mil dólares! E não há qualquer garantia que depois de feito o pagamento você vai ter seu PC livre novamente.
Ainda que a maioria dos antivírus consiga detectar essas ameaças, os ataques com ransomware são um desafio constante para as empresas de segurança.
"É um ataque que bloqueia a máquina, então às vezes fica difícil receber a informação do que está acontecendo em relação ao golpe", explica Di Jorge.
Sem a informação do que aconteceu, os laboratórios de segurança não podem fazer muita coisa. Uma coisa que preocupa é que só o antivírus pode não ser suficiente pra proteger contra esse tipo de ataque.
O especialista lembra que não se pode esquecer das boas práticas na internet.
ATENÇÃO AO NAVEGAR
- Não instalar softwares de procedência duvidosa,
- Não abrir e-mails com anexos suspeitos,
- Não clicar em qualquer link sem ter certeza de que ele é seguro; isso vale para mensagens instantâneas, publicações em redes sociais ou em qualquer página online.
- Sempre manter um backup atualizado das suas máquinas. Porque, mesmo mantendo o sistema operacional e softwares de segurança atualizados, de repente um novo “ransomware” pode atingir você; neste caso, a única solução – para não dar dinheiro aos criminosos – seria formatar seu computador e começar do zero novamente.
O “ransomware” pode ser
instalado quando
o usuário visita qualquer site malicioso.
Lembrete: Em online, todo cuidado é pouco.
Pessoas mal intencionadas são criativas e estão sempre tentando conseguir o seu dinheiro. Desconfie... não saia clicando, abrindo ou baixando qualquer coisa. Mantenha seu equipamento atualizado e também o seu antivírus.
Fonte
Wikipedia
Olhar Digital