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segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Consoles de jogos eletrônicos de terceira geração (a era dos 8 bits) - (1983 - 1986)

 

Consoles de jogos eletrônicos de terceira geração (a era dos 8 bits)

 

Consoles de jogos eletrônicos de terceira geração (a era dos 8 bits) - (1983 - 1986)

 

 

Na história dos videogames, a terceira geração de consoles de videogame, comumente chamada de era de 8 bits, começou em 15 de julho de 1983 com o lançamento japonês de dois sistemas: 

 

Quando o Famicom foi lançado fora do Japão, foi remodelado e comercializado como Nintendo Entertainment System (NES). Esta geração (terceira geração (a era dos 8 bits)) marcou o fim do crash dos videogames de 1983 e uma mudança no domínio dos fabricantes de videogames domésticos dos Estados Unidos para o Japão (A história do NES (Famicom)). 

Os consoles portáteis não foram uma parte importante dessa geração, embora a linha Game & Watch da Nintendo (que começou em 1980) e a Milton Bradley Microvision (que saiu em 1979) tenham sido vendidas na época. No entanto, ambos são considerados hardware de segunda geração.

 

Game & Watch


 

O 1° videogame da Ninteno, o portátil Game % Watch

 

Microvision


 

Milton Bradley Microvision, o primeiro console de jogos portátil lançado em 1979. Construído em torno de uma tela LCD 16x16, uma grade de controles de toque e um remo, o Microvision podia jogar jogos muito simples. Esses jogos vinham em placas de face intercambiáveis que armazenavam o processador principal e sobreposições personalizadas. As limitações do sistema levaram a pouco suporte após o lançamento inicial, e o Microvision foi descontinuado em 1981.

Melhorias na tecnologia deram aos consoles desta geração recursos gráficos e sonoros aprimorados, comparáveis ​​aos jogos de arcade da era de ouro. O número de cores simultâneas na tela e o tamanho da paleta aumentaram, juntamente com resoluções maiores, mais sprites na tela e rolagem mais avançada e efeitos pseudo-3D, que permitiram aos desenvolvedores criar cenas com mais detalhes e animação. 

A tecnologia de áudio melhorou e deu aos consoles a capacidade de produzir uma maior variação e alcance de som. Uma inovação notável desta geração foi a inclusão de cartuchos com memória interna e baterias para permitir aos usuários salvar seu progresso em um jogo, com The Legend of Zelda da Nintendo introduzindo a tecnologia no mercado. Essa inovação permitiu mundos de jogo muito mais expansivos e histórias mais detalhadas, já que os usuários agora podiam salvar seu progresso em vez de ter que iniciar cada sessão de jogo no início. 

Na próxima geração (quarta geração), a capacidade de salvar jogos tornou-se onipresente - primeiro economizando no próprio cartucho de jogo e, mais tarde, quando a indústria mudou para discos ópticos somente leitura (CD-R), em cartões de memória, unidades de disco rígido e, eventualmente, armazenamento em nuvem.

O console mais vendido desta geração foi: 

 

Embora a geração anterior (segunda geração) de consoles também tivesse usado processadores de 8 bits, foi no final da terceira geração que os consoles domésticos foram rotulados e comercializados por seus "bits". Isso também entrou em moda quando sistemas de 16 bits de quarta geração, como o Sega Genesis (Mega Drive), foram comercializados para diferenciar as gerações.  

No Japão e na América do Norte, esta geração foi dominada principalmente pelo Famicom/NES (Nintendo Entertainment System), enquanto o Master System dominou o mercado brasileiro, com os mercados combinados da Europa sendo mais equilibrados nas vendas gerais entre os dois principais sistemas. O fim da terceira geração foi marcado pelo surgimento dos sistemas de 16 bits da quarta geração e com a descontinuação do Famicom em 25 de setembro de 2003. No entanto, em alguns casos, a terceira geração ainda vive como unidades de console dedicadas ainda usam hardware da especificação Famicom, como o hardware VT02/VT03 e OneBus.

 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Consoles de jogos eletrônicos de segunda geração (1976 - 1984)

 

Consoles de jogos eletrônicos de segunda geração

 


Consoles de jogos eletrônicos de segunda geração (1976 - 1984)

 

 

Na história dos videogames, a era da segunda geração refere-se a jogos de computador e videogame, consoles de videogame e consoles de videogame portáteis disponíveis de 1976 a 1984

Essa segunda geração tinha aparelhos com: 

Plataformas notáveis ​​da segunda geração incluem: 


A geração começou em novembro de 1976 com o lançamento do: 

 

Por no final da era, havia mais de 15 consoles diferentes. Ele coincidiu e foi parcialmente alimentado pela era de ouro dos videogames de arcade. Esta era de pico de popularidade e inovação para o meio resultou em muitos jogos para consoles domésticos de segunda geração sendo portas de jogos de arcade (Fliperama) Space Invaders, o primeiro jogo de arcade "killer app" a ser portado, foi lançado em 1980 para o Atari 2600, embora os jogos de arcade anteriores publicados pela Atari tenham sido portados para o 2600 anteriormente. A Coleco empacotou o Donkey Kong da Nintendo com o ColecoVision quando foi lançado em agosto de 1982

Jogos integrados, como os da primeira geração, tiveram uso limitado durante essa época. Embora a primeira geração do Magnavox Odyssey tenha colocado jogos em placas de circuito semelhantes a cartuchos, os jogos tinham funcionalidade limitada e exigiam sobreposições de tela de TV e outros acessórios para serem totalmente funcionais. Cartuchos mais avançados, que continham toda a experiência do jogo, foram desenvolvidos para o Fairchild Channel F, e a maioria dos sistemas de videogame adotou tecnologia semelhante (Jerry Lawson - Primeiro profissional de videogame negro)

O primeiro sistema da geração e alguns outros, como o RCA Studio II (RCA - Radio Corporation of America) em 1977. Foi o segundo console programável do mundo (Museu dos computadores antigos) e um total de 10 jogos foram produzidos até o seu declínio em 1979), ainda vinham com jogos embutidos ("Gerações – A Era de Ouro dos Videogames” apresenta histórias e curiosidades dos primeiros games) enquanto também tinham a capacidade de utilizar cartuchos (A história definitiva dos videogames). A popularidade dos cartuchos de jogos cresceu após o lançamento do Atari 2600

Do final da década de 1970 até meados da década de 1990, a maioria dos sistemas de videogame doméstico usava cartuchos até que a tecnologia foi substituída por discos ópticos. O Fairchild Channel F também foi o primeiro console a usar um microprocessador (complexo chip Fairchild F8 (3850), que era a tecnologia de condução que permitia que os consoles usassem cartuchos. Outras tecnologias, como resolução de tela, gráficos coloridos, áudio e simulação de IA ("A conversa da cidade - It), também foram aprimoradas durante essa época. A geração também viu o primeiro sistema de cartucho de jogo portátil, o Microvision, lançado pela empresa de brinquedos Milton Bradley em 1979

Em 1979, a gigante de jogos Activision foi criada por ex-programadores da Atari (Videogames caseiros clássicos, 1972-1984: um guia de referência completo) e foi a primeira desenvolvedora terceirizada de videogames. Em 1982, a capacidade das prateleiras das lojas de brinquedos estava transbordando com uma superabundância de consoles, lançamentos de jogos exagerados e jogos de baixa qualidade de novos desenvolvedores de terceiros. Uma saturação excessiva de consoles e jogos, juntamente com o baixo conhecimento do mercado, viu o colapso da indústria de videogames em 1983 e marcou o início da próxima geração (Como a crise dos video games em 1983 afetou o mercado?). Começando em dezembro de 1982 e estendendo-se por todo o ano de 1984, o crash de 1983 causou uma grande ruptura no mercado norte-americano (A explosão do videogame: uma história do PONG ao Playstation e além). Alguns desenvolvedores entraram em colapso e quase nenhum novo jogo foi lançado em 1984. O mercado não se recuperou totalmente até a terceira geração (Consoles de jogos eletrônicos de terceira geração - era dos 8-bits) . A segunda geração terminou em 1º de janeiro de 1992, com a descontinuação do Atari 2600 (Atari 2600 - Lançado em 1977, o Atari 2600 foi um dos videogames de maior sucesso na história).

 

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