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sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32 bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32-bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

Consoles de jogos eletrônicos de quinta geração (era dos 32 bits, era dos 64 bits ou era 3D)

 

 

A era de quinta geração (também conhecida como era de 32 bits, era de 64 bits ou era 3D) refere-se a jogos de computador e videogames, consoles de videogame e consoles de jogos portáteis lançados entre os anos de 1993 e 2002 

Para consoles domésticos, o console mais vendido foi: 

 

O PlayStation também teve uma versão redesenhada, o PSone, que foi lançado em 7 de julho de 2000

Alguns recursos que distinguem os consoles de quinta geração dos consoles de quarta geração anteriores incluem: 

 

Esta era é conhecida por seu papel fundamental no salto da indústria de videogames de gráficos de computador 2D (2D (computação gráfica)) para 3D (3D (computação gráfica)), bem como a mudança nos jogos de console doméstico de serem armazenados em cartuchos ROM para discos ópticos (Indústria de games já é maior que mercados de filmes e música somados).  

Esta também foi a primeira geração a apresentar conectividade com a Internet: alguns sistemas tinham hardware adicional que fornecia conectividade a um dispositivo existente, como o Sega Net Link para o Sega Saturn. O Apple Pippin, um fracasso comercial, foi o primeiro sistema a apresentar recursos de internet integrados

 

Sega Net Link


 

O Sega Net Link, um modem dial-up para navegar na web e jogar jogos pela internet com seu Sega Saturn.

 

Para os portáteis, esta era foi caracterizada por uma fragmentação significativa, porque o primeiro portátil da geração, o Sega Nomad (Genesis Nomad), tinha uma vida útil de apenas dois anos, e o Nintendo Virtual Boy tinha uma vida útil de menos de um. Ambos foram descontinuados antes que os outros portáteis fizessem sua estreia. 

O Neo Geo Pocket foi lançado em 28 de outubro de 1998, mas foi descartado pela SNK em favor do Neo Geo Pocket Color totalmente compatível com versões anteriores apenas um ano depois. O Game Boy Color da Nintendo (1998) foi o portátil de maior sucesso por uma grande margem. Houve também duas pequenas atualizações do Game Boy original: o Game Boy Light (lançado apenas no Japão) e o Game Boy Pocket

Houve uma sobreposição de tempo considerável entre esta geração (quinta geração) e a próxima, a sexta geração de consoles, que começou com o lançamento do Dreamcast no Japão em 27 de novembro de 1998. A quinta geração terminou com a descontinuação do PlayStation (especificamente sua reengenharia forma, o "PSOne") em 23 de março de 2006, um ano após o lançamento da sétima geração.

 

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Consoles de jogos eletrônicos de quarta geração (era dos 16 bits) - (1987 - 1996)


Consoles de jogos eletrônicos de quarta geração (era dos 16 bits)


Consoles de jogos eletrônicos de quarta geração (era dos 16 bits) - (1987 - 1996)


 

Na história dos videogames, a quarta geração de consoles de videogame, mais comumente chamada de era de 16 bits, lançados entre os anos de 1987 e 1996, com o lançamento japonês do TurboGrafx-16 (PC Engine) da NEC Home Electronics (conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte). 

 

TurboGrafx-16


 

Um console de videogame norte-americano TurboGrafx-16, lançado pela NEC.


Embora a NEC tenha lançado o primeiro console desta era, as vendas foram dominadas principalmente pela rivalidade entre Sega e Nintendo na maioria dos mercados: 

 

A Nintendo foi capaz de capitalizar seu sucesso na terceira geração anterior e conseguiu ganhar a maior participação de mercado mundial na quarta geração também. 

A Sega, no entanto, foi extremamente bem sucedida nesta geração (quarta geração) e iniciou uma nova franquia, Sonic the Hedgehog (Sonic the Hedgehog), para competir com a série de jogos Super Mario (Super Mario) da Nintendo. Várias outras empresas lançaram consoles nesta geração, mas nenhuma delas teve grande sucesso. 

No entanto, houve outras empresas que começaram a perceber o amadurecimento da indústria de videogames e começaram a fazer planos para lançar seus próprios consoles no futuro. Embora, como nas gerações anteriores, a mídia do jogo ainda continuasse a ser fornecida principalmente em cartuchos ROM, embora os primeiros sistemas de disco óptico, como o Philips CD-i, tenham sido lançados com sucesso limitado. 

À medida que os jogos se tornaram mais complexos, as preocupações com a violência nos videojogos, nomeadamente em títulos como Mortal Kombat e Night Trap, levaram à eventual criação do Entertainment Software Rating Board (Quadro de Classificação) (ESRB)

O surgimento dos consoles de videogame de quinta geração, por volta de 1994, não diminuiu significativamente a popularidade dos consoles de quarta geração por alguns anos. Em 1996, no entanto, houve uma grande queda nas vendas de hardware desta geração e um número cada vez menor de editores de software que suportavam sistemas de quarta geração (Lista de jogos considerados os melhores de todos os tempos), que juntos levaram a uma queda nas vendas de software nos anos subsequentes. Esta geração terminou com a descontinuação do Neo Geo em 2004.


Fonte:

Wikipedia 

Gameblast


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