A afasia (do grego ἀφασία, a (não / ausência) + fasia (falar), "sem fala") é uma perturbação da formulação e compreensão da linguagem. Uma alteração da função da linguagem,
depois de ter sido adquirida de maneira normal (AVC, Acidente vascular cerebral) e não causada por dificuldade intelectual. Nem todas as afasias são não fluentes, ou seja, existem pacientes (por exemplo com afasia de Wernicke) que apresentam um discurso fluente, sem pausas nem alterações sintácticas mas com paragramatismo.
Características
Geralmente está relacionado a uma lesão ao lado esquerdo do cérebro (lesão cerebral) em destros em áreas responsáveis pela compreensão da linguagem como a Área de Broca, Área de Wernicke, Giro supramarginal e Giro angular.
Caracteriza-se por dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que está sendo dito. Podem levar a um discurso vago ou vazio caracterizado por longos circunlóquios e pelo uso excessivo de referências indefinidas como "coisa" ou "aquilo". Em alguns casos pode apresentar para um comprometimento grave da linguagem escrita e falada e da repetição da linguagem.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário